Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Amanda Maciel de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225621
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação que analisou a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. A pergunta da pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três alunas-professoras.
id UFRGS-2_52240c39447da4aebd2a36972b63919e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Amanda Maciel deMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2021-08-13T04:37:31Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225621000906972O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação que analisou a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. A pergunta da pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três alunas-professoras.This article is the result of research Master of Education analyses that analyzed pedagogical practices of teachers who were students of a Faculty of Education in distance mode. The course propitiates digital inclusion of these students-teachers and, therefore, it is believed that they could have more property to make use of technologies in innovative ways. Pedagogical Innovation is a new concept that fits into a emerging paradigm perspective, where the joint actions of school and teachers are given with a break through the status quo. The question of this research is ‘How do teachers, who underwent training in a distance course mediated by network digital technology, use them in their educational practice?'. The methodological approach was performed through case studies through observations with three students-teachers.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.Tecnologia educacionalPratica educativaPedagogical innovationNetwork digital technologyInovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de redePedagogical practices and network digital technology : news or innovation?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906972.pdf.txt000906972.pdf.txtExtracted Texttext/plain64018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225621/2/000906972.pdf.txtd9c79c63e99d16dca509031e266b4626MD52ORIGINAL000906972.pdfTexto completoapplication/pdf125120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225621/1/000906972.pdf2eee559fd68b052ca84e24b0df6ab476MD5110183/2256212021-08-18 04:38:01.517825oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical practices and network digital technology : news or innovation?
title Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
spellingShingle Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
Quadros, Amanda Maciel de
Tecnologia educacional
Pratica educativa
Pedagogical innovation
Network digital technology
title_short Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
title_full Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
title_fullStr Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
title_full_unstemmed Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
title_sort Inovação ou novidade? práticas educativas e tecnologias digitais de rede
author Quadros, Amanda Maciel de
author_facet Quadros, Amanda Maciel de
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author_role author
author2 Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Amanda Maciel de
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Pratica educativa
topic Tecnologia educacional
Pratica educativa
Pedagogical innovation
Network digital technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical innovation
Network digital technology
description O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação que analisou a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. A pergunta da pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três alunas-professoras.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225621
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906972
identifier_str_mv 1679-1916
000906972
url http://hdl.handle.net/10183/225621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225621/2/000906972.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225621/1/000906972.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c79c63e99d16dca509031e266b4626
2eee559fd68b052ca84e24b0df6ab476
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032195637248