Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lídia Ribeiro da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
Resumo: A inserção das tecnologias digitais na educação apresenta-se como um enorme desafio para a escola e para os professores do século XXI. Esse desafio trouxe consigo a necessidade de rever as práticas pedagógicas vigentes, sendo relevante conhecer os impasses e as contribuições das tecnologias digitais, no processo de produção e socialização do conhecimento humano. Com isso, a presente pesquisa tem como principal objetivo, analisar como os professores estão utilizando as tecnologias digitais em sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras-PB e seis (06) professores (as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino foram pesquisados. Assim, trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica, aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os docentes. Para a construção da fundamentação teórica, os principais autores foram Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), entre outros. Os estudos teóricos realizados e os dados levantados neste trabalho mostraram a percepção dos docentes investigados, os quais acreditam que as tecnologias digitais facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Mas, existem dificuldades em utilizá-las em prol da aprendizagem dos educandos. E, embora existam impasses, muitas são as contribuições das tecnologias digitais na educação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de um novo olhar para as práticas pedagógicas dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais e indicam a necessidade da capacitação destes profissionais na conjuntura da educação na atualidade.
id UFCG_8cf2458f15602c4ddc6ab26687f12cd8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6364
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.Digital technologies in education: deadlocks and contributions.Tecnologia educacionalTecnologia digitalPrática de ensinoDocentesEducational technologyDigital technologyTeaching practiceTeachersEducação.A inserção das tecnologias digitais na educação apresenta-se como um enorme desafio para a escola e para os professores do século XXI. Esse desafio trouxe consigo a necessidade de rever as práticas pedagógicas vigentes, sendo relevante conhecer os impasses e as contribuições das tecnologias digitais, no processo de produção e socialização do conhecimento humano. Com isso, a presente pesquisa tem como principal objetivo, analisar como os professores estão utilizando as tecnologias digitais em sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras-PB e seis (06) professores (as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino foram pesquisados. Assim, trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica, aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os docentes. Para a construção da fundamentação teórica, os principais autores foram Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), entre outros. Os estudos teóricos realizados e os dados levantados neste trabalho mostraram a percepção dos docentes investigados, os quais acreditam que as tecnologias digitais facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Mas, existem dificuldades em utilizá-las em prol da aprendizagem dos educandos. E, embora existam impasses, muitas são as contribuições das tecnologias digitais na educação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de um novo olhar para as práticas pedagógicas dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais e indicam a necessidade da capacitação destes profissionais na conjuntura da educação na atualidade.The insertion of digital technologies, in the education, demonstrates to be a great challenge for the school and for the teachers of this 21st century. This challenge brought the need to review current pedagogical practices, being relevant to know the impasses and the contributions of digital technologies in the process of production and socialization of human knowledge. With this, the present research has, as main objective, to analyze how teachers are using digital technologies in their work in the initial years of elementary school. The research was developed in a public school, located in the Cajazeiras-PB, and with six (06) teachers that were interviewed and that work in the initial years of primary education in a public school. Thus, it is a field research of aspect bibliographical, applied, descriptive and with a quantitative-qualitative approach. As research tool, we used a questionnaire composed by objective and subjective questions directed to the teachers. For the construction of the theoretical foundation, the main authors were Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), among others. The theoretical studies carried out, as well as the data collected in this study, demonstrated the perception of the teachers that were investigated. They believe that digital technologies facilitate the teaching and learning process. But, there are many difficulties in using them for the learning of students. However, while there are impasses, the contributions of digital technologies are many in education. Thus, the results point to the necessity of a new look in the teachers' pedagogical practices in relation to the use of digital technologies, indicating also the necessity of training for these professionals in the current educational conjuncture.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SILVA, Lídia Ribeiro da.2017-08-022019-08-29T17:54:31Z2019-08-292019-08-29T17:54:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364SILVA, Lídia Ribeiro da. Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. 2017. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:18:26Zoai:localhost:riufcg/6364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:18:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
Digital technologies in education: deadlocks and contributions.
title Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
spellingShingle Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
SILVA, Lídia Ribeiro da.
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Prática de ensino
Docentes
Educational technology
Digital technology
Teaching practice
Teachers
Educação.
title_short Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
title_full Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
title_fullStr Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
title_sort Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
author SILVA, Lídia Ribeiro da.
author_facet SILVA, Lídia Ribeiro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lídia Ribeiro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Prática de ensino
Docentes
Educational technology
Digital technology
Teaching practice
Teachers
Educação.
topic Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Prática de ensino
Docentes
Educational technology
Digital technology
Teaching practice
Teachers
Educação.
description A inserção das tecnologias digitais na educação apresenta-se como um enorme desafio para a escola e para os professores do século XXI. Esse desafio trouxe consigo a necessidade de rever as práticas pedagógicas vigentes, sendo relevante conhecer os impasses e as contribuições das tecnologias digitais, no processo de produção e socialização do conhecimento humano. Com isso, a presente pesquisa tem como principal objetivo, analisar como os professores estão utilizando as tecnologias digitais em sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras-PB e seis (06) professores (as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino foram pesquisados. Assim, trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica, aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os docentes. Para a construção da fundamentação teórica, os principais autores foram Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), entre outros. Os estudos teóricos realizados e os dados levantados neste trabalho mostraram a percepção dos docentes investigados, os quais acreditam que as tecnologias digitais facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Mas, existem dificuldades em utilizá-las em prol da aprendizagem dos educandos. E, embora existam impasses, muitas são as contribuições das tecnologias digitais na educação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de um novo olhar para as práticas pedagógicas dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais e indicam a necessidade da capacitação destes profissionais na conjuntura da educação na atualidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
2019-08-29T17:54:31Z
2019-08-29
2019-08-29T17:54:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
SILVA, Lídia Ribeiro da. Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. 2017. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
identifier_str_mv SILVA, Lídia Ribeiro da. Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. 2017. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389757468672