Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Claudia Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239703
Resumo: Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos.
id UFRGS-2_522c211a54024eb5daf5a038f490f6aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling David, Claudia RochaJardim, Denise Fagundes2022-06-03T04:35:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/239703001141722Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos.This work has the anthropological function of dialogue about the child, the community life, their relationships and interactions with the play and the learnings gained. Having as a fundamental point view the possibility of younger and older interact in games in all internal and external astivities that Address Community of Peace have while culture Point of childhood – OMORODÊ. And from this movement in which the play is importante to the community and the children are the Center, opens the reflections of how this is possible and the whole trajectory of this play and the involvement of all the elders when the idea of the construction of the Memorial and COMPAZ toys play as a result of this work on woven together that the collective demonstrates its unity in doing together.application/pdfporAntropologia da educaçãoCriançaBrincadeiraAprendizadoChildCommunity lifePlayingLearningInteractionEtnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141722.pdf.txt001141722.pdf.txtExtracted Texttext/plain104046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/2/001141722.pdf.txt50c3af1c73822f7b6ea0e53476c5ba62MD52ORIGINAL001141722.pdfTexto completoapplication/pdf6178203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/1/001141722.pdf9251492388b161b709423a4a1e15c993MD5110183/2397032022-08-06 04:47:57.497318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
title Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
spellingShingle Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
David, Claudia Rocha
Antropologia da educação
Criança
Brincadeira
Aprendizado
Child
Community life
Playing
Learning
Interaction
title_short Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
title_full Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
title_fullStr Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
title_full_unstemmed Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
title_sort Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
author David, Claudia Rocha
author_facet David, Claudia Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Claudia Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jardim, Denise Fagundes
contributor_str_mv Jardim, Denise Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da educação
Criança
Brincadeira
Aprendizado
topic Antropologia da educação
Criança
Brincadeira
Aprendizado
Child
Community life
Playing
Learning
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Child
Community life
Playing
Learning
Interaction
description Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T04:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141722
url http://hdl.handle.net/10183/239703
identifier_str_mv 001141722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/2/001141722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/1/001141722.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50c3af1c73822f7b6ea0e53476c5ba62
9251492388b161b709423a4a1e15c993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447311356002304