Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239703 |
Resumo: | Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos. |
id |
UFRGS-2_522c211a54024eb5daf5a038f490f6aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239703 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
David, Claudia RochaJardim, Denise Fagundes2022-06-03T04:35:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/239703001141722Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos.This work has the anthropological function of dialogue about the child, the community life, their relationships and interactions with the play and the learnings gained. Having as a fundamental point view the possibility of younger and older interact in games in all internal and external astivities that Address Community of Peace have while culture Point of childhood – OMORODÊ. And from this movement in which the play is importante to the community and the children are the Center, opens the reflections of how this is possible and the whole trajectory of this play and the involvement of all the elders when the idea of the construction of the Memorial and COMPAZ toys play as a result of this work on woven together that the collective demonstrates its unity in doing together.application/pdfporAntropologia da educaçãoCriançaBrincadeiraAprendizadoChildCommunity lifePlayingLearningInteractionEtnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141722.pdf.txt001141722.pdf.txtExtracted Texttext/plain104046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/2/001141722.pdf.txt50c3af1c73822f7b6ea0e53476c5ba62MD52ORIGINAL001141722.pdfTexto completoapplication/pdf6178203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/1/001141722.pdf9251492388b161b709423a4a1e15c993MD5110183/2397032022-08-06 04:47:57.497318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
title |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
spellingShingle |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender David, Claudia Rocha Antropologia da educação Criança Brincadeira Aprendizado Child Community life Playing Learning Interaction |
title_short |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
title_full |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
title_fullStr |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
title_full_unstemmed |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
title_sort |
Etnografia da infância e vida em comunidade : brincar e aprender |
author |
David, Claudia Rocha |
author_facet |
David, Claudia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Claudia Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jardim, Denise Fagundes |
contributor_str_mv |
Jardim, Denise Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da educação Criança Brincadeira Aprendizado |
topic |
Antropologia da educação Criança Brincadeira Aprendizado Child Community life Playing Learning Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child Community life Playing Learning Interaction |
description |
Este trabalho tem a função antropológica de dialogar sobre a Criança, a vida em comunidade, suas relações e interações com o brincar e os aprendizados adquiridos. Tendo como um ponto fundamental ver a possibilidade de mais novos e mais velhos interagirem nas brincadeiras dentro de todas as atividades internas e externas que a Comunidade Morada da Paz tem enquanto Ponto de Cultura da Infância – OMORODÊ. E a partir deste movimento em que o brincar é importante para a comunidade e as crianças são o centro, abre-se as reflexões de como isso é possível e toda a trajetória desse brincar e o envolvimento de todos os mais velhos quando surge a ideia da construção dos brinquedos COMPAZ e do Memorial do Brincar como resultado tecido junto deste Trabalho em que o coletivo demonstra a sua unidade no fazer juntos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-03T04:35:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239703 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239703 |
identifier_str_mv |
001141722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/2/001141722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239703/1/001141722.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50c3af1c73822f7b6ea0e53476c5ba62 9251492388b161b709423a4a1e15c993 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447311356002304 |