Brincar na escola de tempo integral : reflexões acerca dos espaços e tempos das brincadeiras infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Solange Izabel, 1984-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8755
Resumo: Orientador: Elaine Prodocimo
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spelling Brincar na escola de tempo integral : reflexões acerca dos espaços e tempos das brincadeiras infantisPlay school full time : reflections on the spaces and times of children's gamesBrincadeirasCriançasEscolas de tempo integralPlayingChildrenFull-time schoolOrientador: Elaine ProdocimoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa foi realizada a partir da necessidade de refletir acerca do brincar de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) no contexto da Escola de Tempo Integral (ETI), tendo em vista que a criança passa cerca de 1/3 do seu dia na escola. Partimos do entendimento que brincar é uma manifestação da imaginação, da criação e atende aos interesses e necessidades da criança e que sua prática possibilita o desenvolvimento humano, o autoconhecimento e o conhecimento de sua história como indivíduo socialmente constituído. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como ocorre o brincar das crianças do 1º ano do EF em uma ETI e os objetivos específicos foram: compreender as relações entre os tempos e os espaços de brincar das crianças do 1º ano do EF por se tratar de uma fase de transição entre este e a EI; e identificar a compreensão da equipe pedagógica acerca da brincadeira e dos tempos e espaços de brincar na escola. Para tanto, além de uma sistemática revisão teórica, essa pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira consistiu em observar o dia a dia de uma turma de 1º ano durante um semestre letivo e produzir um diário de campo a partir dessas observações. A segunda consistiu em entrevistar a equipe pedagógica que trabalha diretamente com essa turma específica. O levantamento das informações, a análise dos dados e as discussões e reflexões acerca do objeto pesquisado foram desenvolvidos sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, que compreende o brincar como atividade-guia pois possibilita o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. A partir da coleta dos dados observamos que a brincadeira está presente na escola, ainda que tenha sobre si uma visão utilitarista ou ocorra entre as crianças de maneira velada e sob o risco de serem punidas por isso. Deste modo, nos deparamos com o que consideramos uma visão limitada e limitadora do brincar pelos(as) profissionais que trabalham com essas crianças; que a escola pouco ou não possibilita meios e condições para que elas exercitem as próprias iniciativas e criações. Percebemos que a escola trabalha no sentido de perpetuar a compreensão de que o brincar espontâneo ou a brincadeira de faz de conta não tem e não deve ter espaço no ambiente escolar, tendo em vista que, de acordo com o entendimento encontrado, para que contribua para o desenvolvimento integral da criança o brincar precisa ser dirigido e disciplinado. E, ainda que a escola esteja agindo, de acordo com a cultura escolar de disciplinar, reprimir e punir, a criança busca pela satisfação ocasionada pelo brincar. Defendemos a tese de que a criança brinca, de qualquer maneira, mesmo quando não é permitido, mesmo quando é reprimida, mesmo quando não há espaço e mesmo quando não lhes deixam tempo. Nesse sentido, acreditamos que há muito para se discutir e se descobrir nesses caminhos trilhados pelas crianças e pelos(as) profissionais sobre e com o brincar e a escolaAbstract: This research was conducted from the need to reflect on the play of students in the 1st year of elementary school in the context of Full Time School, considering that children spend about 1/3 of their day at school. We start from the understanding that playing is a manifestation of imagination, creation and meets the interests and needs of the child and that its practice enables human development, self-knowledge and knowledge of their history as a socially constituted individual. The general objective of this research was to investigate how children in the 1st grade play in an Full Time School and the specific objectives were: to understand the relationships between the times and spaces for play in the 1st grade children because it is a transitional phase between this and children's education; and to identify the pedagogical team's understanding of play and the times and spaces for play in school. To do so, besides a systematic theoretical review, this research was divided into two phases: the first consisted in observing the daily routine of a 1st grade class during a school semester and producing a field diary based on these observations. The second consisted in interviewing the pedagogical team that works directly with this specific class. The information gathering, data analysis, and the discussions and reflections about the researched object were developed under the perspective of the Cultural-Historical Theory, which understands play as a guiding activity because it allows the development of the higher psychic functions. From data collection we observed that play is present at school, even though it has a utilitarian view or occurs among children in a veiled manner and under the risk of being punished for it. Thus, we are faced with what we consider a limited and limiting view of playing by the professionals who work with these children; that the school makes little or no means and conditions for them to exercise their own initiatives and creations. We noticed that the school works to perpetuate the understanding that spontaneous play or make-believe play has no and should have no place in the school environment, considering that, according to the understanding found, for it to contribute to the integral development of the child, play needs to be directed and disciplined. And, even if the school is acting according to the school culture of disciplining, repressing, and punishing, the child seeks satisfaction through playing. We defend the thesis that children play, anyway, even when they are not allowed to, even when they are repressed, even when there is no space and even when they are not left with time. In this sense, we believe that there is much to discuss and discover in these paths trodden by children and professionals about playing and schoolDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Prestes, Zoia RibeiroSaura, Soraia ChungLeitão, Arnaldo Sifuentes PinheiroSilva, Junior Vagner Pereira daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBalbino, Solange Izabel, 1984-20222022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8755BALBINO, Solange Izabel. Brincar na escola de tempo integral: reflexões acerca dos espaços e tempos das brincadeiras infantis. 2022. 1 recurso online (141 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8755. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267411porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-25T13:29:48Zoai::1267411Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-25T13:29:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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