Concepções de corpo na educação da postura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129221 |
Resumo: | Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais. |
id |
UFRGS-2_5254dc448007418319e6e5f640414458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129221 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, AdrianeSouza, Jorge Luiz de2015-11-09T16:30:27Z20060100-3143http://hdl.handle.net/10183/129221000623227Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.This article discusses the impact of different body conceptions within postural education. Body and Health Anthropology states that different ways of treating the body contribute to produce different bodies. Having knowledge from different fields give us the possibility to have a multidimensional view of the body and allow us to discuss the biomedical approach, which has been dominant in postural education. Emphasizing the mechanical and perceptive body approach we offer reflections about the parameters that give support to different body conceptions within postural education, and about the bodies they are helping to generate.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 145-162.Postura corporalEducação somáticaPostural educationBody postureSomatic educationConcepções de corpo na educação da posturaBody conceptions within postural education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000623227.pdf.txt000623227.pdf.txtExtracted Texttext/plain1738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/2/000623227.pdf.txta0858e9f0e639d9224441de73f79a5f1MD52ORIGINAL000623227.pdf000623227.pdfTexto completoapplication/pdf19021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/1/000623227.pdfeaf3feee99697b84f6b558198409f963MD51THUMBNAIL000623227.pdf.jpg000623227.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/3/000623227.pdf.jpg07f1d0eabacb4e2948bb4d37569d3cd1MD5310183/1292212018-10-24 09:13:01.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de corpo na educação da postura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Body conceptions within postural education |
title |
Concepções de corpo na educação da postura |
spellingShingle |
Concepções de corpo na educação da postura Vieira, Adriane Postura corporal Educação somática Postural education Body posture Somatic education |
title_short |
Concepções de corpo na educação da postura |
title_full |
Concepções de corpo na educação da postura |
title_fullStr |
Concepções de corpo na educação da postura |
title_full_unstemmed |
Concepções de corpo na educação da postura |
title_sort |
Concepções de corpo na educação da postura |
author |
Vieira, Adriane |
author_facet |
Vieira, Adriane Souza, Jorge Luiz de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jorge Luiz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Adriane Souza, Jorge Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postura corporal Educação somática |
topic |
Postura corporal Educação somática Postural education Body posture Somatic education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Postural education Body posture Somatic education |
description |
Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:30:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129221 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000623227 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000623227 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 145-162. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/2/000623227.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/1/000623227.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/3/000623227.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0858e9f0e639d9224441de73f79a5f1 eaf3feee99697b84f6b558198409f963 07f1d0eabacb4e2948bb4d37569d3cd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447601495932928 |