Concepções de corpo na educação da postura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Adriane
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Souza, Jorge Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129221
Resumo: Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.
id UFRGS-2_5254dc448007418319e6e5f640414458
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129221
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, AdrianeSouza, Jorge Luiz de2015-11-09T16:30:27Z20060100-3143http://hdl.handle.net/10183/129221000623227Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.This article discusses the impact of different body conceptions within postural education. Body and Health Anthropology states that different ways of treating the body contribute to produce different bodies. Having knowledge from different fields give us the possibility to have a multidimensional view of the body and allow us to discuss the biomedical approach, which has been dominant in postural education. Emphasizing the mechanical and perceptive body approach we offer reflections about the parameters that give support to different body conceptions within postural education, and about the bodies they are helping to generate.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 145-162.Postura corporalEducação somáticaPostural educationBody postureSomatic educationConcepções de corpo na educação da posturaBody conceptions within postural education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000623227.pdf.txt000623227.pdf.txtExtracted Texttext/plain1738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/2/000623227.pdf.txta0858e9f0e639d9224441de73f79a5f1MD52ORIGINAL000623227.pdf000623227.pdfTexto completoapplication/pdf19021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/1/000623227.pdfeaf3feee99697b84f6b558198409f963MD51THUMBNAIL000623227.pdf.jpg000623227.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/3/000623227.pdf.jpg07f1d0eabacb4e2948bb4d37569d3cd1MD5310183/1292212018-10-24 09:13:01.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de corpo na educação da postura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Body conceptions within postural education
title Concepções de corpo na educação da postura
spellingShingle Concepções de corpo na educação da postura
Vieira, Adriane
Postura corporal
Educação somática
Postural education
Body posture
Somatic education
title_short Concepções de corpo na educação da postura
title_full Concepções de corpo na educação da postura
title_fullStr Concepções de corpo na educação da postura
title_full_unstemmed Concepções de corpo na educação da postura
title_sort Concepções de corpo na educação da postura
author Vieira, Adriane
author_facet Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
author_role author
author2 Souza, Jorge Luiz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Postura corporal
Educação somática
topic Postura corporal
Educação somática
Postural education
Body posture
Somatic education
dc.subject.eng.fl_str_mv Postural education
Body posture
Somatic education
description Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:30:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129221
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000623227
identifier_str_mv 0100-3143
000623227
url http://hdl.handle.net/10183/129221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 145-162.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/2/000623227.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/1/000623227.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129221/3/000623227.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0858e9f0e639d9224441de73f79a5f1
eaf3feee99697b84f6b558198409f963
07f1d0eabacb4e2948bb4d37569d3cd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447601495932928