Concepções de Corpo na Educação da Postura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Adriane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Jorge Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975
Resumo: Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.
id UFRGS-9_ddcf700e06bd4a4b2da743270bce4ee7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22975
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Concepções de Corpo na Educação da PosturaEducação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.FACED - UFRGS2011-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975/13259Vieira, AdrianeSouza, Jorge Luiz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:41:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/22975Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:41:48Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de Corpo na Educação da Postura
title Concepções de Corpo na Educação da Postura
spellingShingle Concepções de Corpo na Educação da Postura
Vieira, Adriane
Educação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.
title_short Concepções de Corpo na Educação da Postura
title_full Concepções de Corpo na Educação da Postura
title_fullStr Concepções de Corpo na Educação da Postura
title_full_unstemmed Concepções de Corpo na Educação da Postura
title_sort Concepções de Corpo na Educação da Postura
author Vieira, Adriane
author_facet Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
author_role author
author2 Souza, Jorge Luiz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.
topic Educação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.
description Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975/13259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984782512128