Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Rubens da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vanz, Samile Andrea de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204437
Resumo: A disseminação e o estabelecimento das mídias sociais como espaços de interação, fontes de pesquisa, meios de produção e divulgação de informações entre os cientistas proporcionaram a expansão das possibilidades de avaliar um artefato científico para além do número de citações. Pretende-se aferir o impacto das mídias sociais Mendeley, Facebook e Twitter sobre a visibilidade e o número de citações recebidas pelos artigos publicados na Revista Gaúcha de Enfermagem em um período de dez anos (entre 2007 e 2016). Os provedores dos dados para a investigação foram as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scopus. A plataforma utilizada para a coleta de altmetrics foi o PlumX. Foram analisados 948 artigos publicados pela Revista, 2.150 citações recebidas, 7.072 capturas no Mendeley e 359 atividades no Twitter e no Facebook. Os resultados apresentados por essas três plataformas sociais demonstram a visibilidade obtida pelos artigos mesmo não sendo citados em outros trabalhos. A visibilidade dos artigos da Revista Gaúcha de Enfermagem é evidenciada pelo pequeno volume de artigos que não foram citados ou mencionados em mídias sociais (11,2%). Os resultados revelam que trabalhos não citados tiveram impacto altmétrico por meio de ações em outras mídias sociais, acadêmicas ou não. Como análises de correlação podem não ser adequadas como único método dependendo do período analisado, retratando resultados correlacionais falsos entre a publicação dos artigos, as citações recebidas e as altmetrics para períodos curtos, a adoção de métodos qualitativos, como análise de redes sociais e análise de conteúdo, pode trazer outras perspectivas para um melhor entendimento do fenômeno.
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