Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervo, Dimitri
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148424
Resumo: Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934 - 1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968 -). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).
id UFRGS-2_52a5bd15595a9e7f1918e67c22b1ecf2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148424
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cervo, Dimitri2016-09-27T02:13:30Z20151981-7126http://hdl.handle.net/10183/148424000723659Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934 - 1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968 -). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).The article examines how and in which contexts inter-textual relationships occur in the compositional process of Alfred Schnittke (1934 - 1998) and Dimitri Cervo (1968-), in their respective works, Concerto Grosso n. 1 and Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas. To this end we adopt theoretical references and analytical categories proposed by scholars on the subject such as Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) and Klein (2005). Through musical analyses we realize a comparative study of the works in question and also investigate them through the lens of musical post-modernism, making use of theoretical references proposed by Kramer (1995, 2002) and Tillman (2002).application/pdfporMúsica em perspectiva. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2015), p. 9-48Cervo, DimitriMúsicaAnálise musicalInfluência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000723659.pdf000723659.pdfTexto completoapplication/pdf8003451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/1/000723659.pdf431c060c88ac9265b6c6838b6af0e66cMD51TEXT000723659.pdf.txt000723659.pdf.txtExtracted Texttext/plain67463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/2/000723659.pdf.txt70ce8d1d2ca38c40c5f8c64e95cebc4cMD52THUMBNAIL000723659.pdf.jpg000723659.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/3/000723659.pdf.jpg846911e59b0e4a183f6c865f9407d5b5MD5310183/1484242019-11-22 05:02:55.77253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T07:02:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
title Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
spellingShingle Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
Cervo, Dimitri
Cervo, Dimitri
Música
Análise musical
title_short Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
title_full Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
title_fullStr Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
title_full_unstemmed Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
title_sort Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
author Cervo, Dimitri
author_facet Cervo, Dimitri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervo, Dimitri
dc.subject.por.fl_str_mv Cervo, Dimitri
Música
Análise musical
topic Cervo, Dimitri
Música
Análise musical
description Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934 - 1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968 -). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:13:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148424
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-7126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000723659
identifier_str_mv 1981-7126
000723659
url http://hdl.handle.net/10183/148424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Música em perspectiva. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2015), p. 9-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/1/000723659.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/2/000723659.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/3/000723659.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 431c060c88ac9265b6c6838b6af0e66c
70ce8d1d2ca38c40c5f8c64e95cebc4c
846911e59b0e4a183f6c865f9407d5b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908335742976