Influência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148424 |
Resumo: | Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934 - 1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968 -). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002). |
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Cervo, Dimitri2016-09-27T02:13:30Z20151981-7126http://hdl.handle.net/10183/148424000723659Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934 - 1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968 -). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).The article examines how and in which contexts inter-textual relationships occur in the compositional process of Alfred Schnittke (1934 - 1998) and Dimitri Cervo (1968-), in their respective works, Concerto Grosso n. 1 and Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas. To this end we adopt theoretical references and analytical categories proposed by scholars on the subject such as Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) and Klein (2005). Through musical analyses we realize a comparative study of the works in question and also investigate them through the lens of musical post-modernism, making use of theoretical references proposed by Kramer (1995, 2002) and Tillman (2002).application/pdfporMúsica em perspectiva. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2015), p. 9-48Cervo, DimitriMúsicaAnálise musicalInfluência, intertextualidade e pós-modernismo : Cervo x Schnittke, um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000723659.pdf000723659.pdfTexto completoapplication/pdf8003451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/1/000723659.pdf431c060c88ac9265b6c6838b6af0e66cMD51TEXT000723659.pdf.txt000723659.pdf.txtExtracted Texttext/plain67463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/2/000723659.pdf.txt70ce8d1d2ca38c40c5f8c64e95cebc4cMD52THUMBNAIL000723659.pdf.jpg000723659.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148424/3/000723659.pdf.jpg846911e59b0e4a183f6c865f9407d5b5MD5310183/1484242019-11-22 05:02:55.77253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148424Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-22T07:02:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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