A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270372
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a Escrita Criativa no ensino básico brasileiro e tem como objetivo contribuir para a expansão do debate sobre essa área ainda restrita ao ensino superior e aos cursos livres. Para isso, vale-se, em primeiro lugar, de uma investigação acerca da história, desde a colonização portuguesa, do ensino da escrita no Brasil para posterior análise sobre o encontro entre esse campo e a criatividade, a partir de estudos das psicólogas Eunice Soriano de Alencar e Denise de Souza Fleith. Essas seções iniciais possibilitam discussão sobre onde se encontra a Escrita Criativa no ensino básico atualmente bem como sobre o embate entre essa ferramenta – como defendida pelo trabalho, importante para a emancipação do aluno – e as perspectivas atuais de educação, sobretudo, o Novo Ensino Médio. Com bastante embasamento nas ideias de Paulo Freire, esse percurso desemboca em ilustrativo relato de experiência em oficina de Escrita Criativa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que serve como exemplo de práticas bem-sucedidas que podem vir a ser implementadas no ensino regular.
id UFRGS-2_52c64db83355204ed2e61a77c415b1c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270372
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chagas, Maria Rita Mendes RibeiroLeite, Carlos Augusto Bonifácio2023-12-19T03:25:01Z2023http://hdl.handle.net/10183/270372001189861Este trabalho propõe uma reflexão sobre a Escrita Criativa no ensino básico brasileiro e tem como objetivo contribuir para a expansão do debate sobre essa área ainda restrita ao ensino superior e aos cursos livres. Para isso, vale-se, em primeiro lugar, de uma investigação acerca da história, desde a colonização portuguesa, do ensino da escrita no Brasil para posterior análise sobre o encontro entre esse campo e a criatividade, a partir de estudos das psicólogas Eunice Soriano de Alencar e Denise de Souza Fleith. Essas seções iniciais possibilitam discussão sobre onde se encontra a Escrita Criativa no ensino básico atualmente bem como sobre o embate entre essa ferramenta – como defendida pelo trabalho, importante para a emancipação do aluno – e as perspectivas atuais de educação, sobretudo, o Novo Ensino Médio. Com bastante embasamento nas ideias de Paulo Freire, esse percurso desemboca em ilustrativo relato de experiência em oficina de Escrita Criativa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que serve como exemplo de práticas bem-sucedidas que podem vir a ser implementadas no ensino regular.This work proposes a reflection on Creative Writing in Brazilian basic education and aims to contribute to the expansion of the debate on this area that stills restricted to higher education and open courses. To do this, it is worth, firstly, an investigation about the history, since the Portuguese colonization, of the teaching of writing in Brazil for later analysis on the encounter between this field and creativity, based on studies of psychologists Eunice Soriano de Alencar and Denise de Souza Fleith. These initial sections allow discussion about where Creative Writing is found in basic education today, as well as the clash between this tool – as defended by the work, important for the emancipation of the student – and the current perspectives of education, above all, the Novo Ensino Médio. With a strong foundation in Paulo Freire's ideas, this journey leads to an illustrative experience report in a Creative Writing workshop for students in the Final Years of Elementary School, which serves as an example of successful practices that can be implemented in regular education.application/pdfporEscrita criativaEnsino básicoEmancipaçãoAlunoCreative WritingBasic educationEmancipation of the studentA escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189861.pdf.txt001189861.pdf.txtExtracted Texttext/plain135903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270372/2/001189861.pdf.txt9fe582da88b1dcdee4397ce26dea8b6eMD52ORIGINAL001189861.pdfTexto completoapplication/pdf408722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270372/1/001189861.pdf28e6bc7b033406a497014e214ebf02a3MD5110183/2703722023-12-20 04:22:39.292456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
title A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
spellingShingle A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro
Escrita criativa
Ensino básico
Emancipação
Aluno
Creative Writing
Basic education
Emancipation of the student
title_short A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
title_full A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
title_fullStr A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
title_full_unstemmed A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
title_sort A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
author Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro
author_facet Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Carlos Augusto Bonifácio
contributor_str_mv Leite, Carlos Augusto Bonifácio
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita criativa
Ensino básico
Emancipação
Aluno
topic Escrita criativa
Ensino básico
Emancipação
Aluno
Creative Writing
Basic education
Emancipation of the student
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative Writing
Basic education
Emancipation of the student
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a Escrita Criativa no ensino básico brasileiro e tem como objetivo contribuir para a expansão do debate sobre essa área ainda restrita ao ensino superior e aos cursos livres. Para isso, vale-se, em primeiro lugar, de uma investigação acerca da história, desde a colonização portuguesa, do ensino da escrita no Brasil para posterior análise sobre o encontro entre esse campo e a criatividade, a partir de estudos das psicólogas Eunice Soriano de Alencar e Denise de Souza Fleith. Essas seções iniciais possibilitam discussão sobre onde se encontra a Escrita Criativa no ensino básico atualmente bem como sobre o embate entre essa ferramenta – como defendida pelo trabalho, importante para a emancipação do aluno – e as perspectivas atuais de educação, sobretudo, o Novo Ensino Médio. Com bastante embasamento nas ideias de Paulo Freire, esse percurso desemboca em ilustrativo relato de experiência em oficina de Escrita Criativa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que serve como exemplo de práticas bem-sucedidas que podem vir a ser implementadas no ensino regular.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T03:25:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189861
url http://hdl.handle.net/10183/270372
identifier_str_mv 001189861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270372/2/001189861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270372/1/001189861.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fe582da88b1dcdee4397ce26dea8b6e
28e6bc7b033406a497014e214ebf02a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672927285248