Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255350 |
Resumo: | O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos. |
id |
UFRGS-2_52cc97bb7b608e4c7345fc78818e1366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255350 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Tatiane Pereira Brandt deMagalhães, Alexandre Almeida de2023-03-04T03:28:01Z2022http://hdl.handle.net/10183/255350001163445O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos.Este artículo/TCL tiene como finalidad hacer una investigación sobre los procesos de subjetivación de la población LGBTQIAP+ en el ámbito escolar. Para eso, parto de la experiencia del proyecto de extensión “G8-G nas Escolas” del que hago parte. En este trabajo, pongo en discusión dos acciones que hacemos en escuelas públicas de Porto Alegre/RS, con alumnos de EJA (Educación para Jóvenes y Adultos) y del noveno año de la enseñanza fundamental, abordando perspectivas y relatos de alumnos. En esta breve experiencia observé y analicé ciertas experiencias escolares, con el fin de identificar los modos de subjetivación de los estudiantes LGBTQIAP+ y los desafíos que enfrentan en sus respectivos espacios. Y propongo, por lo tanto, una reflexión sobre tales subjetivaciones. También se buscó realizar un levantamiento bibliográfico sobre subjetivación, educación, relaciones de género, sexualidad e interseccionalidad, con el fin de discutir y relacionar los elementos empíricos. La escuela es considerada una instancia social importante en la constitución de identidades y subjetividades, y las discusiones sobre cuestiones de identidades de género, sexualidades, razas y clases sociales en el ámbito escolar son una urgencia social. La investigación apunta para la necesidad de una educación escolar en línea con las múltiples subjetividades e identidades en el ámbito escolar, de experiencias escolares que rompan con el estándar cisheterormativoapplication/pdfporLGBTEscolas públicasSubjetivaçãoVivênciasEducação escolarG8-G en las EscuelasCisheteronormatividadPoblación LGBTQIAP+Experiencias escolaresDesinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163445.pdf.txt001163445.pdf.txtExtracted Texttext/plain87233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/2/001163445.pdf.txt70de12356be66b9012caba1fcba9ca91MD52ORIGINAL001163445.pdfTexto completoapplication/pdf317835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/1/001163445.pdf9725b500b5327f77e49fa621492410f2MD5110183/2553502023-03-05 03:23:33.129284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255350Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
title |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
spellingShingle |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar Lima, Tatiane Pereira Brandt de LGBT Escolas públicas Subjetivação Vivências Educação escolar G8-G en las Escuelas Cisheteronormatividad Población LGBTQIAP+ Experiencias escolares |
title_short |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
title_full |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
title_fullStr |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
title_sort |
Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar |
author |
Lima, Tatiane Pereira Brandt de |
author_facet |
Lima, Tatiane Pereira Brandt de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Tatiane Pereira Brandt de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães, Alexandre Almeida de |
contributor_str_mv |
Magalhães, Alexandre Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LGBT Escolas públicas Subjetivação Vivências Educação escolar |
topic |
LGBT Escolas públicas Subjetivação Vivências Educação escolar G8-G en las Escuelas Cisheteronormatividad Población LGBTQIAP+ Experiencias escolares |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
G8-G en las Escuelas Cisheteronormatividad Población LGBTQIAP+ Experiencias escolares |
description |
O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-04T03:28:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255350 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255350 |
identifier_str_mv |
001163445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/2/001163445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/1/001163445.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70de12356be66b9012caba1fcba9ca91 9725b500b5327f77e49fa621492410f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224653598883840 |