Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tatiane Pereira Brandt de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255350
Resumo: O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos.
id UFRGS-2_52cc97bb7b608e4c7345fc78818e1366
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255350
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Tatiane Pereira Brandt deMagalhães, Alexandre Almeida de2023-03-04T03:28:01Z2022http://hdl.handle.net/10183/255350001163445O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos.Este artículo/TCL tiene como finalidad hacer una investigación sobre los procesos de subjetivación de la población LGBTQIAP+ en el ámbito escolar. Para eso, parto de la experiencia del proyecto de extensión “G8-G nas Escolas” del que hago parte. En este trabajo, pongo en discusión dos acciones que hacemos en escuelas públicas de Porto Alegre/RS, con alumnos de EJA (Educación para Jóvenes y Adultos) y del noveno año de la enseñanza fundamental, abordando perspectivas y relatos de alumnos. En esta breve experiencia observé y analicé ciertas experiencias escolares, con el fin de identificar los modos de subjetivación de los estudiantes LGBTQIAP+ y los desafíos que enfrentan en sus respectivos espacios. Y propongo, por lo tanto, una reflexión sobre tales subjetivaciones. También se buscó realizar un levantamiento bibliográfico sobre subjetivación, educación, relaciones de género, sexualidad e interseccionalidad, con el fin de discutir y relacionar los elementos empíricos. La escuela es considerada una instancia social importante en la constitución de identidades y subjetividades, y las discusiones sobre cuestiones de identidades de género, sexualidades, razas y clases sociales en el ámbito escolar son una urgencia social. La investigación apunta para la necesidad de una educación escolar en línea con las múltiples subjetividades e identidades en el ámbito escolar, de experiencias escolares que rompan con el estándar cisheterormativoapplication/pdfporLGBTEscolas públicasSubjetivaçãoVivênciasEducação escolarG8-G en las EscuelasCisheteronormatividadPoblación LGBTQIAP+Experiencias escolaresDesinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163445.pdf.txt001163445.pdf.txtExtracted Texttext/plain87233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/2/001163445.pdf.txt70de12356be66b9012caba1fcba9ca91MD52ORIGINAL001163445.pdfTexto completoapplication/pdf317835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/1/001163445.pdf9725b500b5327f77e49fa621492410f2MD5110183/2553502023-03-05 03:23:33.129284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255350Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
title Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
spellingShingle Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
Lima, Tatiane Pereira Brandt de
LGBT
Escolas públicas
Subjetivação
Vivências
Educação escolar
G8-G en las Escuelas
Cisheteronormatividad
Población LGBTQIAP+
Experiencias escolares
title_short Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
title_full Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
title_fullStr Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
title_full_unstemmed Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
title_sort Desinterdição do corpo : uma análise sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar
author Lima, Tatiane Pereira Brandt de
author_facet Lima, Tatiane Pereira Brandt de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tatiane Pereira Brandt de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Alexandre Almeida de
contributor_str_mv Magalhães, Alexandre Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv LGBT
Escolas públicas
Subjetivação
Vivências
Educação escolar
topic LGBT
Escolas públicas
Subjetivação
Vivências
Educação escolar
G8-G en las Escuelas
Cisheteronormatividad
Población LGBTQIAP+
Experiencias escolares
dc.subject.spa.fl_str_mv G8-G en las Escuelas
Cisheteronormatividad
Población LGBTQIAP+
Experiencias escolares
description O presente artigo/TCL tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os processos de subjetivação da população LGBTQIAP+ no contexto escolar. Para tanto, parto da experiência do projeto de extensão “G8-G nas Escolas” que faço parte. Discuto neste trabalho duas ações que construímos em escolas públicas de Porto Alegre/RS, com turmas da modalidade EJA e do nono ano do ensino fundamental, abordando perspectivas e relatos de estudantes. Nesta breve experiência, observei e analisei determinadas vivências escolares, de forma a identificar os modos de subjetivação de estudantes LGBTQIAP+ e os desafios que se enfrentam nos respectivos espaços, e proponho, assim, uma reflexão sobre tais subjetivações. Buscou-se também, realizar um levantamento bibliográfico sobre subjetivação, educação, relações de gênero, sexualidade e interseccionalidade, a fim de discutir e relacionar com os elementos empíricos. Considera-se a escola como instância social importante na constituição de identidades e subjetividades, sendo uma urgência social as discussões sobre questões de identidades de gênero, sexualidades, raças e classes no ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação escolar que esteja alinhada com as múltiplas subjetividades e identidades no meio escolar, por vivências escolares que rompam com padrões cisheterormativos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-04T03:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255350
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163445
url http://hdl.handle.net/10183/255350
identifier_str_mv 001163445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/2/001163445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255350/1/001163445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70de12356be66b9012caba1fcba9ca91
9725b500b5327f77e49fa621492410f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224653598883840