Dificuldades dos alunos na aprendizagem da lei de Ampère, à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94411 |
Resumo: | Este trabalho procurou detectar quais as dificuldades mais frequentes que alunos de Física Geral tem na aprendizagem da Lei de Ampère, visando interpretar as mesmas com base na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson- Laird. Foram pesquisados cerca de 230 estudantes, dos cursos de Engenharia e Matemática da UFRGS, ao longo de dois semestres letivos, por meio de suas respostas a questões e problemas envolvendo a Lei de Ampère. Ficou evidente que os alunos resolvem os problemas mecanicamente e respondem a questões descritivas da mesma forma, o que forneceu dados para levantar as dificuldades relacionadas a esse mecanicismo, que se traduzem em interpretações incompletas e/ou equivocadas da Lei de Ampère, objeto de nossa análise. |
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Moreira, Marco AntonioPinto, Adriano de Oliveira2014-04-16T01:52:19Z20031806-1117http://hdl.handle.net/10183/94411000392841Este trabalho procurou detectar quais as dificuldades mais frequentes que alunos de Física Geral tem na aprendizagem da Lei de Ampère, visando interpretar as mesmas com base na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson- Laird. Foram pesquisados cerca de 230 estudantes, dos cursos de Engenharia e Matemática da UFRGS, ao longo de dois semestres letivos, por meio de suas respostas a questões e problemas envolvendo a Lei de Ampère. Ficou evidente que os alunos resolvem os problemas mecanicamente e respondem a questões descritivas da mesma forma, o que forneceu dados para levantar as dificuldades relacionadas a esse mecanicismo, que se traduzem em interpretações incompletas e/ou equivocadas da Lei de Ampère, objeto de nossa análise.The research reported in this paper attempted to detect the most frequent difficulties students have in the learning of Ampère’s Law, trying to interpret them in the light of Johnson-Laird’s mental models theory. Some 230 engineering and mathematics students were researched, during two academic semesters, through their answers to conceptual questions and their written solutions to problems involving Ampère’s Law. Research findings clearly show that students solve problems mechanically and provide answers to conceptual questions in the same way. This kind of mechanicism that appear in incomplete or wrong interpretations of the law was object of our analysis.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 25, n. 3 (set. 2003), p. 317-325Ensino de ciênciasTeorias de aprendizagemDificuldades dos alunos na aprendizagem da lei de Ampère, à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Lairdinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000392841.pdf000392841.pdfTexto completoapplication/pdf126341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94411/1/000392841.pdfeaf9bf9fca7b2fc80d193cf7a8933e3bMD51TEXT000392841.pdf.txt000392841.pdf.txtExtracted Texttext/plain54023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94411/2/000392841.pdf.txt408ec7be5f8604452ae32f7b8c744ebbMD52THUMBNAIL000392841.pdf.jpg000392841.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94411/3/000392841.pdf.jpg36dfc800cc1efdc2e135fbbb1c63f993MD5310183/944112018-10-05 08:16:37.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:16:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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