Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133618 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico. |
id |
UFRGS-2_52f359f6735e9b8b09f9f944a1f2fe9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chemelo, Everton DornelesAlves, Evandro2016-03-10T02:05:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/133618000985090O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico.application/pdfporMúsicaProfessorEducação de jovens e adultosImportância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985090.pdf000985090.pdfTexto completoapplication/pdf984721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/1/000985090.pdf4d3a7bd224e2b18527b1bd6fc9abdc89MD51TEXT000985090.pdf.txt000985090.pdf.txtExtracted Texttext/plain105479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/2/000985090.pdf.txt96fd3a6c35b725bbc04653bc44e26445MD52THUMBNAIL000985090.pdf.jpg000985090.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/3/000985090.pdf.jpg3374c9620306dfcb31d3127705833522MD5310183/1336182018-10-26 10:09:37.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
title |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre Chemelo, Everton Dorneles Música Professor Educação de jovens e adultos |
title_short |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_full |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre |
author |
Chemelo, Everton Dorneles |
author_facet |
Chemelo, Everton Dorneles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chemelo, Everton Dorneles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Professor Educação de jovens e adultos |
topic |
Música Professor Educação de jovens e adultos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-10T02:05:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133618 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985090 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133618 |
identifier_str_mv |
000985090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/1/000985090.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/2/000985090.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/3/000985090.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d3a7bd224e2b18527b1bd6fc9abdc89 96fd3a6c35b725bbc04653bc44e26445 3374c9620306dfcb31d3127705833522 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224499987742720 |