Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chemelo, Everton Dorneles
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133618
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico.
id UFRGS-2_52f359f6735e9b8b09f9f944a1f2fe9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chemelo, Everton DornelesAlves, Evandro2016-03-10T02:05:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/133618000985090O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico.application/pdfporMúsicaProfessorEducação de jovens e adultosImportância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985090.pdf000985090.pdfTexto completoapplication/pdf984721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/1/000985090.pdf4d3a7bd224e2b18527b1bd6fc9abdc89MD51TEXT000985090.pdf.txt000985090.pdf.txtExtracted Texttext/plain105479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/2/000985090.pdf.txt96fd3a6c35b725bbc04653bc44e26445MD52THUMBNAIL000985090.pdf.jpg000985090.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/3/000985090.pdf.jpg3374c9620306dfcb31d3127705833522MD5310183/1336182018-10-26 10:09:37.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
title Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
spellingShingle Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
Chemelo, Everton Dorneles
Música
Professor
Educação de jovens e adultos
title_short Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
title_fullStr Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
title_sort Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
author Chemelo, Everton Dorneles
author_facet Chemelo, Everton Dorneles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chemelo, Everton Dorneles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Professor
Educação de jovens e adultos
topic Música
Professor
Educação de jovens e adultos
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:05:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985090
url http://hdl.handle.net/10183/133618
identifier_str_mv 000985090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/1/000985090.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/2/000985090.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133618/3/000985090.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d3a7bd224e2b18527b1bd6fc9abdc89
96fd3a6c35b725bbc04653bc44e26445
3374c9620306dfcb31d3127705833522
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499987742720