Lógica informal : uma nova proposta teórica para a Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Grégory Gaboardi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54312
Resumo: Este trabalho apresenta a lógica informal e uma teoria da lógica informal, a teoria do diálogo de Douglas Walton, como propostas para estudar a persuasão efetuada pelos objetos da mídia: peças publicitárias e textos jornalísticos, por exemplo. O objetivo é mostrar que a lógica informal, e a teoria do diálogo em particular, são úteis no estudo da persuasão efetuada por tais objetos. Isto é mostrado através da apresentação das teorias. Uma motivação para propor a lógica informal e a teoria do diálogo, além da suposta utilidade das mesmas na área de Comunicação Social, é mostrar a importância que elas teriam para a discussão epistemológica sobre as teorias da área. A conclusão deste trabalho é que tanto a lógica informal, que é um conjunto de teorias que tem uma abordagem particular da argumentação, quanto uma de suas teorias (a teoria do diálogo de Walton) são úteis no estudo da persuasão efetuada pelos objetos da mídia e na elucidação dos prolemas da epistemologia da Comunicação Social.
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