Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102068
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciados em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria-prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto, a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidade
id UNSP_f155fffce3aa566b80ce72f5e9e19289
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102068
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanasRaciocínio informalLógicaRaciocínioInformal reasoningO objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciados em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria-prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto, a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidadeIn this research intended to understand the ways preservice science teacher conceptulize the begining of human life, in the sense that it is worthy of respect and protection, and if they are able to develop arguments to support their claims. To reach this aim i used group as a method of data collection. The data was analyzed from a framework adapted from Toulmin's argumentation layout. As a result I found that the preservice teachers are able to develop arguments to support their conclusions and that they differentiate the life of the frozen embryo in a test tube from the life of the embryo in a womb. The former is merely a raw material for biomedical research while the later is a ife worthy of respect from conception. So the life begins when the embryo reaches the womb. Under the framework of Activity Theory and Situated Learning. I noticed that the interaction in a collective activity was decisive one to promote the argumentation. I conclude arguing that Situated Learning can be a significant framework for teacher education and construction of identityUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis210 f.application/pdfGUIMARÃES, Márcio Andrei. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102068000639894guimaraes_ma_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:02:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:26:39.716819Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
title Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
spellingShingle Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]
Raciocínio informal
Lógica
Raciocínio
Informal reasoning
title_short Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
title_full Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
title_fullStr Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
title_full_unstemmed Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
title_sort Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
author Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]
author_facet Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Márcio Andrei [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio informal
Lógica
Raciocínio
Informal reasoning
topic Raciocínio informal
Lógica
Raciocínio
Informal reasoning
description O objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciados em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria-prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto, a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidade
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Márcio Andrei. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102068
000639894
guimaraes_ma_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv GUIMARÃES, Márcio Andrei. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000639894
guimaraes_ma_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045822155194368