O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Cristiane Carolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134163
Resumo: O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize com o uso de softwares de geometria dinâmica, mais especificamente o software GeoGebra, e faça deles uma ferramenta para construir conceitos de área de figuras planas, em particular do retângulo e do triângulo. Acredita-se que o uso destes softwares amplia a autonomia do aluno, fazendo com que ele, através das suas próprias manipulações, possa descobrir conceitos matemáticos mais abstratos. Dessa forma, o professor deixa de ser um transmissor do saber e assume cada vez mais o papel de mediador do conhecimento, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais eficaz.
id UFRGS-2_534ae122ce6e1cb13004885d180e9aa6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134163
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Cristiane CarolinaBranco, Flavia Malta2016-03-24T02:06:57Z2015http://hdl.handle.net/10183/134163000983679O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize com o uso de softwares de geometria dinâmica, mais especificamente o software GeoGebra, e faça deles uma ferramenta para construir conceitos de área de figuras planas, em particular do retângulo e do triângulo. Acredita-se que o uso destes softwares amplia a autonomia do aluno, fazendo com que ele, através das suas próprias manipulações, possa descobrir conceitos matemáticos mais abstratos. Dessa forma, o professor deixa de ser um transmissor do saber e assume cada vez mais o papel de mediador do conhecimento, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais eficaz.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria dinâmicaEnsino da geometriaO uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983679.pdf000983679.pdfTexto completoapplication/pdf1654557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/1/000983679.pdf92466aa0af296a92d919f6ec0219f76fMD51TEXT000983679.pdf.txt000983679.pdf.txtExtracted Texttext/plain29293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/2/000983679.pdf.txt6a6e2e8047b95c9d20c80f00bf3da6deMD52THUMBNAIL000983679.pdf.jpg000983679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/3/000983679.pdf.jpg8decd770c92f8631ca5d4ea48a58397aMD5310183/1341632018-10-29 08:05:21.835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134163Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
title O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
spellingShingle O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
Becker, Cristiane Carolina
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino da geometria
title_short O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
title_full O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
title_fullStr O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
title_full_unstemmed O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
title_sort O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
author Becker, Cristiane Carolina
author_facet Becker, Cristiane Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Cristiane Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Branco, Flavia Malta
contributor_str_mv Branco, Flavia Malta
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino da geometria
topic GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino da geometria
description O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize com o uso de softwares de geometria dinâmica, mais especificamente o software GeoGebra, e faça deles uma ferramenta para construir conceitos de área de figuras planas, em particular do retângulo e do triângulo. Acredita-se que o uso destes softwares amplia a autonomia do aluno, fazendo com que ele, através das suas próprias manipulações, possa descobrir conceitos matemáticos mais abstratos. Dessa forma, o professor deixa de ser um transmissor do saber e assume cada vez mais o papel de mediador do conhecimento, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais eficaz.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134163
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983679
url http://hdl.handle.net/10183/134163
identifier_str_mv 000983679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/1/000983679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/2/000983679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134163/3/000983679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92466aa0af296a92d919f6ec0219f76f
6a6e2e8047b95c9d20c80f00bf3da6de
8decd770c92f8631ca5d4ea48a58397a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501515517952