Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Germana Santos da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bianchi, Márcia, Kreuzberg, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264338
Resumo: O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.
id UFRGS-2_537aa9b03556c73e52d7506a770a7449
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264338
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Germana Santos daBianchi, MárciaKreuzberg, Fernanda2023-09-09T03:30:06Z20222317-6148http://hdl.handle.net/10183/264338001175035O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.application/pdfporRevista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99Competência profissionalProfessoresEnsinoContabilidadeCompetência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175035.pdf.txt001175035.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/2/001175035.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175035.pdfTexto completoapplication/pdf6232693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/1/001175035.pdf350e585199b8c4edc5a8e41131bffe68MD5110183/2643382023-09-10 03:31:45.672777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
title Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
spellingShingle Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
Silveira, Germana Santos da
Competência profissional
Professores
Ensino
Contabilidade
title_short Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
title_full Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
title_fullStr Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
title_sort Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
author Silveira, Germana Santos da
author_facet Silveira, Germana Santos da
Bianchi, Márcia
Kreuzberg, Fernanda
author_role author
author2 Bianchi, Márcia
Kreuzberg, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Germana Santos da
Bianchi, Márcia
Kreuzberg, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Professores
Ensino
Contabilidade
topic Competência profissional
Professores
Ensino
Contabilidade
description O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-09T03:30:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264338
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-6148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175035
identifier_str_mv 2317-6148
001175035
url http://hdl.handle.net/10183/264338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/2/001175035.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/1/001175035.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
350e585199b8c4edc5a8e41131bffe68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098280042496