Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264338 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade. |
id |
UFRGS-2_537aa9b03556c73e52d7506a770a7449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264338 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Germana Santos daBianchi, MárciaKreuzberg, Fernanda2023-09-09T03:30:06Z20222317-6148http://hdl.handle.net/10183/264338001175035O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.application/pdfporRevista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99Competência profissionalProfessoresEnsinoContabilidadeCompetência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175035.pdf.txt001175035.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/2/001175035.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175035.pdfTexto completoapplication/pdf6232693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/1/001175035.pdf350e585199b8c4edc5a8e41131bffe68MD5110183/2643382023-09-10 03:31:45.672777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
title |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul Silveira, Germana Santos da Competência profissional Professores Ensino Contabilidade |
title_short |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
title_full |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Competência acadêmica, profissional e pedagógica de um professor de Ciências Contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul |
author |
Silveira, Germana Santos da |
author_facet |
Silveira, Germana Santos da Bianchi, Márcia Kreuzberg, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Bianchi, Márcia Kreuzberg, Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Germana Santos da Bianchi, Márcia Kreuzberg, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional Professores Ensino Contabilidade |
topic |
Competência profissional Professores Ensino Contabilidade |
description |
O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de umprofessor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisaé classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professorse faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicasdestacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam.Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bomprofessoro conhecimento e a atualização. Quantoàs competências profissionaisa experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribuipara somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competênciase,com isso,formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-09T03:30:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264338 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-6148 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175035 |
identifier_str_mv |
2317-6148 001175035 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 11, n. 21 (2022), p. 82-99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/2/001175035.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264338/1/001175035.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 350e585199b8c4edc5a8e41131bffe68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225098280042496 |