Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jost, Maira Foletto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261935
Resumo: O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.
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