Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jost, Maira Foletto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261935
Resumo: O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.
id UFRGS-2_537db73ad6aecd7f6f85b6b9aa856a45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261935
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jost, Maira FolettoDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:29:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/261935001172778O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.The paper brings studies proving the existence of a great increase in the ideation of certain behaviors among young students, associated with gender ideology, socioeconomic facts, discrimination at school, use of alcohol and drugs and the triggering of an existential crisis by generation z. Although the reasons for suicide are broad and comprehensive of social themes of the gap worldwide, the objective is through a more in-depth sociological look at the subject to seek to analyze the social history of the school and the actions it has taken in the prevention and intermediation of suicide among young high school students. For this purpose, the present work uses the documentary research method, through a qualitative and field research, with the use of the inductive method in the school environment composed of 124 students aged between 14 and 20 years at the Menino Jesus State High School in the municipality of Jacuizinho, Rio Grande do Sul, with an interview with the coordinator and educational advisor, a psychologist with a bachelor of science in psychology, as well as the psychologist belonging to the public health network of the municipality. As a result, it was found that the school has active suicide prevention activities among young high school students, carried out with the support of the Internal Commission for The Prevention of Accidents and School Violence (CIPAVE) and the School Health Program (PSE), but encounters resistance among some teachers and collaborators of programs that even in the 21st century still have prejudice when talking about the subject, which makes it difficult for the results to succeed.application/pdfporCiências sociais : EnsinoAmbiente escolarPolíticas públicasSuicídio : Prevenção e controleSchool environmentPrevention actionsPublic policies socio-emotionalJuvenile suicideUm olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172778.pdf.txt001172778.pdf.txtExtracted Texttext/plain98196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/2/001172778.pdf.txt132e6d4933da1d3e431863c80c32e1ebMD52ORIGINAL001172778.pdfTexto completoapplication/pdf509394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/1/001172778.pdf8681093ec92ba6dbc806c3785f676f68MD5110183/2619352023-07-13 03:35:56.517617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
title Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
spellingShingle Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
Jost, Maira Foletto
Ciências sociais : Ensino
Ambiente escolar
Políticas públicas
Suicídio : Prevenção e controle
School environment
Prevention actions
Public policies socio-emotional
Juvenile suicide
title_short Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
title_full Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
title_fullStr Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
title_full_unstemmed Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
title_sort Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
author Jost, Maira Foletto
author_facet Jost, Maira Foletto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jost, Maira Foletto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aranda, Yara Paulina Cerpa
contributor_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Aranda, Yara Paulina Cerpa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Ambiente escolar
Políticas públicas
Suicídio : Prevenção e controle
topic Ciências sociais : Ensino
Ambiente escolar
Políticas públicas
Suicídio : Prevenção e controle
School environment
Prevention actions
Public policies socio-emotional
Juvenile suicide
dc.subject.eng.fl_str_mv School environment
Prevention actions
Public policies socio-emotional
Juvenile suicide
description O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261935
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172778
url http://hdl.handle.net/10183/261935
identifier_str_mv 001172778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/2/001172778.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/1/001172778.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 132e6d4933da1d3e431863c80c32e1eb
8681093ec92ba6dbc806c3785f676f68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447344792993792