Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261935 |
Resumo: | O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados. |
id |
UFRGS-2_537db73ad6aecd7f6f85b6b9aa856a45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261935 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jost, Maira FolettoDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:29:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/261935001172778O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados.The paper brings studies proving the existence of a great increase in the ideation of certain behaviors among young students, associated with gender ideology, socioeconomic facts, discrimination at school, use of alcohol and drugs and the triggering of an existential crisis by generation z. Although the reasons for suicide are broad and comprehensive of social themes of the gap worldwide, the objective is through a more in-depth sociological look at the subject to seek to analyze the social history of the school and the actions it has taken in the prevention and intermediation of suicide among young high school students. For this purpose, the present work uses the documentary research method, through a qualitative and field research, with the use of the inductive method in the school environment composed of 124 students aged between 14 and 20 years at the Menino Jesus State High School in the municipality of Jacuizinho, Rio Grande do Sul, with an interview with the coordinator and educational advisor, a psychologist with a bachelor of science in psychology, as well as the psychologist belonging to the public health network of the municipality. As a result, it was found that the school has active suicide prevention activities among young high school students, carried out with the support of the Internal Commission for The Prevention of Accidents and School Violence (CIPAVE) and the School Health Program (PSE), but encounters resistance among some teachers and collaborators of programs that even in the 21st century still have prejudice when talking about the subject, which makes it difficult for the results to succeed.application/pdfporCiências sociais : EnsinoAmbiente escolarPolíticas públicasSuicídio : Prevenção e controleSchool environmentPrevention actionsPublic policies socio-emotionalJuvenile suicideUm olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172778.pdf.txt001172778.pdf.txtExtracted Texttext/plain98196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/2/001172778.pdf.txt132e6d4933da1d3e431863c80c32e1ebMD52ORIGINAL001172778.pdfTexto completoapplication/pdf509394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/1/001172778.pdf8681093ec92ba6dbc806c3785f676f68MD5110183/2619352023-07-13 03:35:56.517617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
title |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
spellingShingle |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes Jost, Maira Foletto Ciências sociais : Ensino Ambiente escolar Políticas públicas Suicídio : Prevenção e controle School environment Prevention actions Public policies socio-emotional Juvenile suicide |
title_short |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
title_full |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
title_fullStr |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
title_full_unstemmed |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
title_sort |
Um olhar sociológico ao enfrentamento escolar na prevenção do fenômeno do suicídio entre os jovens estudantes |
author |
Jost, Maira Foletto |
author_facet |
Jost, Maira Foletto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jost, Maira Foletto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aranda, Yara Paulina Cerpa |
contributor_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr Aranda, Yara Paulina Cerpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Ambiente escolar Políticas públicas Suicídio : Prevenção e controle |
topic |
Ciências sociais : Ensino Ambiente escolar Políticas públicas Suicídio : Prevenção e controle School environment Prevention actions Public policies socio-emotional Juvenile suicide |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School environment Prevention actions Public policies socio-emotional Juvenile suicide |
description |
O presente trabalho faz um estudo exploratório sobre a existência do grande aumento de comportamentos suicidas entre os jovens estudantes, associados à LGBTQIA+, fatos socioeconômicos, discriminação na escola, uso de álcool e drogas e o desencadeamento de uma crise existencial pela geração z. Embora os motivos determinantes ao suicídio sejam amplos e abrangentes de temas sociais de lacuna em todo mundo o objetivo é através de um olhar sociológico mais aprofundado sobre o assunto buscar analisar as ações que a escola vem adotando diante da prevenção do suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio. Para tanto o presente trabalho se utiliza do método de pesquisa documental, através de uma pesquisa qualitativa e de campo, com a utilização do método indutivo no ambiente escolar composto por 124 alunos de faixa etária entre 14 e 20 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus do município de Jacuizinho, Rio Grande do Sul, com entrevista da coordenadora e orientadora educacional, da educadora e bacharel em psicologia, além da psicóloga pertencente à rede de saúde pública do município. Como resultado, constatou-se que a escola possui atividades ativas de prevenção ao suicídio entre os jovens estudantes do ensino médio, realizados com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) e Programa Saúde na Escola (PSE), porém encontra resistência entre alguns professores e colaboradores dos programas que mesmo no século XXI ainda possuem preconceito ao falar sobre o assunto, o que dificulta o êxito final dos resultados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:29:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261935 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172778 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261935 |
identifier_str_mv |
001172778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/2/001172778.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261935/1/001172778.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
132e6d4933da1d3e431863c80c32e1eb 8681093ec92ba6dbc806c3785f676f68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447344792993792 |