Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Carlos Emilio Padilla
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Gluz, Joao Carlos, Raminelli, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225633
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.
id UFRGS-2_53addce6fc8e736d227eafab8832d47c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225633
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Carlos Emilio PadillaPasserino, Liliana MariaGluz, Joao CarlosRaminelli, Álvaro2021-08-13T04:37:42Z20111516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/225633000867214Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.This paper shows a proposal for an intelligent agent architecture for mining of evidence for mediation in virtual learning systems. The evidences are the basis for identifying regulation levels of students. Such regulatory levels indicates teaching strategies for the teacher to aid in the process of pedagogical mediation. The agents architecture is shown in this paper, as well as preliminary results of testing for classification of the content resulting from the students’ interactions in the environment, aiming at identifying the regulation level of learning.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 63-82Ambiente virtualPedagogical mediationLearningVirtual environmentsIintelligent agentsText miningMediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionaisPedagogical mediation in environments of virtual teaching and learning through agents of educational data mining info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000867214.pdf.txt000867214.pdf.txtExtracted Texttext/plain64213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/2/000867214.pdf.txt28fe22f40c90423e4a32881f7cc31028MD52ORIGINAL000867214.pdfTexto completoapplication/pdf722653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/1/000867214.pdf9c2ca025ca8c3a0acc07a1fc443cac61MD5110183/2256332021-08-18 04:43:17.21715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225633Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical mediation in environments of virtual teaching and learning through agents of educational data mining
title Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
spellingShingle Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
Severo, Carlos Emilio Padilla
Ambiente virtual
Pedagogical mediation
Learning
Virtual environments
Iintelligent agents
Text mining
title_short Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_full Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_fullStr Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_full_unstemmed Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_sort Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
author Severo, Carlos Emilio Padilla
author_facet Severo, Carlos Emilio Padilla
Passerino, Liliana Maria
Gluz, Joao Carlos
Raminelli, Álvaro
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Gluz, Joao Carlos
Raminelli, Álvaro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Carlos Emilio Padilla
Passerino, Liliana Maria
Gluz, Joao Carlos
Raminelli, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
topic Ambiente virtual
Pedagogical mediation
Learning
Virtual environments
Iintelligent agents
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical mediation
Learning
Virtual environments
Iintelligent agents
Text mining
description Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225633
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867214
identifier_str_mv 1516-084X
000867214
url http://hdl.handle.net/10183/225633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 63-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/2/000867214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/1/000867214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28fe22f40c90423e4a32881f7cc31028
9c2ca025ca8c3a0acc07a1fc443cac61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032211365888