Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225633 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem. |
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Severo, Carlos Emilio PadillaPasserino, Liliana MariaGluz, Joao CarlosRaminelli, Álvaro2021-08-13T04:37:42Z20111516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/225633000867214Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.This paper shows a proposal for an intelligent agent architecture for mining of evidence for mediation in virtual learning systems. The evidences are the basis for identifying regulation levels of students. Such regulatory levels indicates teaching strategies for the teacher to aid in the process of pedagogical mediation. The agents architecture is shown in this paper, as well as preliminary results of testing for classification of the content resulting from the students’ interactions in the environment, aiming at identifying the regulation level of learning.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 63-82Ambiente virtualPedagogical mediationLearningVirtual environmentsIintelligent agentsText miningMediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionaisPedagogical mediation in environments of virtual teaching and learning through agents of educational data mining info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000867214.pdf.txt000867214.pdf.txtExtracted Texttext/plain64213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/2/000867214.pdf.txt28fe22f40c90423e4a32881f7cc31028MD52ORIGINAL000867214.pdfTexto completoapplication/pdf722653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225633/1/000867214.pdf9c2ca025ca8c3a0acc07a1fc443cac61MD5110183/2256332021-08-18 04:43:17.21715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225633Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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