Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blum, Murilo Daniel da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225746
Resumo: O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre.
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