Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225746 |
Resumo: | O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre. |
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Blum, Murilo Daniel da CunhaDomingues, Fabian Scholze2021-08-17T01:01:39Z2021http://hdl.handle.net/10183/225746001130094O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre.The automotive model of incentive to individual motorized transport is running out. Negative externalities, such as pollution, congestion, accidents and violence, caused by the use of automobiles, generate high damage in the main areas of development: environmental, economic and social. Developed cities like Amsterdam and Copenhagen found active mobility as a sustainable alternative to their urban mobility. This trend is followed by several countries around the world. Porto Alegre, the capital of the state of Rio Grande do Sul, does not demonstrate sufficient strength to replace the standard model of incentive to polluting transport, rooted in the city. This study aims to demonstrate through the application of a sustainable urban mobility index (IMUS) that the city of Porto Alegre does not follow the world trend. The construction of the index is based on past studies, carried out through the choice of urban mobility indicators inserted in the three different areas, which form the sectoral indexes of environmental urban mobility (IMAMB), economic (IMECO) and social (IMSOC). The aggregation of sectoral indices forms the global sustainable urban mobility index (IMUS), which highlights the stagnant situation in the city of Porto Alegre.application/pdfporMobilidade urbanaSustentabilidadePorto Alegre (RS)Sustainable urban mobility indexActive mobilityNegative externalitiesMobility in Porto AlegreMobility indicatorsÍndice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130094.pdf.txt001130094.pdf.txtExtracted Texttext/plain176133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/2/001130094.pdf.txtd1443a9b10c83224a965a9a651ed95b6MD52ORIGINAL001130094.pdfTexto completoapplication/pdf2129075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/1/001130094.pdf459cbc6090ef9fa1532b297258cc93a7MD5110183/2257462021-08-18 05:27:00.687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T08:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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