Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blum, Murilo Daniel da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225746
Resumo: O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre.
id UFRGS-2_53e434437df5c949aec774cd65ee50cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225746
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Blum, Murilo Daniel da CunhaDomingues, Fabian Scholze2021-08-17T01:01:39Z2021http://hdl.handle.net/10183/225746001130094O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre.The automotive model of incentive to individual motorized transport is running out. Negative externalities, such as pollution, congestion, accidents and violence, caused by the use of automobiles, generate high damage in the main areas of development: environmental, economic and social. Developed cities like Amsterdam and Copenhagen found active mobility as a sustainable alternative to their urban mobility. This trend is followed by several countries around the world. Porto Alegre, the capital of the state of Rio Grande do Sul, does not demonstrate sufficient strength to replace the standard model of incentive to polluting transport, rooted in the city. This study aims to demonstrate through the application of a sustainable urban mobility index (IMUS) that the city of Porto Alegre does not follow the world trend. The construction of the index is based on past studies, carried out through the choice of urban mobility indicators inserted in the three different areas, which form the sectoral indexes of environmental urban mobility (IMAMB), economic (IMECO) and social (IMSOC). The aggregation of sectoral indices forms the global sustainable urban mobility index (IMUS), which highlights the stagnant situation in the city of Porto Alegre.application/pdfporMobilidade urbanaSustentabilidadePorto Alegre (RS)Sustainable urban mobility indexActive mobilityNegative externalitiesMobility in Porto AlegreMobility indicatorsÍndice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130094.pdf.txt001130094.pdf.txtExtracted Texttext/plain176133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/2/001130094.pdf.txtd1443a9b10c83224a965a9a651ed95b6MD52ORIGINAL001130094.pdfTexto completoapplication/pdf2129075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/1/001130094.pdf459cbc6090ef9fa1532b297258cc93a7MD5110183/2257462021-08-18 05:27:00.687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T08:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
title Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
spellingShingle Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
Blum, Murilo Daniel da Cunha
Mobilidade urbana
Sustentabilidade
Porto Alegre (RS)
Sustainable urban mobility index
Active mobility
Negative externalities
Mobility in Porto Alegre
Mobility indicators
title_short Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
title_full Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
title_fullStr Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
title_full_unstemmed Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
title_sort Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) : série histórica para Porto Alegre (2008 - 2018)
author Blum, Murilo Daniel da Cunha
author_facet Blum, Murilo Daniel da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blum, Murilo Daniel da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domingues, Fabian Scholze
contributor_str_mv Domingues, Fabian Scholze
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Sustentabilidade
Porto Alegre (RS)
topic Mobilidade urbana
Sustentabilidade
Porto Alegre (RS)
Sustainable urban mobility index
Active mobility
Negative externalities
Mobility in Porto Alegre
Mobility indicators
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainable urban mobility index
Active mobility
Negative externalities
Mobility in Porto Alegre
Mobility indicators
description O modelo automotivo de incentivo ao transporte motorizado individual está se esgotando. As externalidades negativas, como a poluição, congestionamento, acidentes e violência, causadas pela utilização do automóvel gera altos danos nos principais âmbitos do desenvolvimento: ambiental, econômico e social. Cidades desenvolvidas como Amsterdã e Copenhague encontraram na mobilidade ativa uma alternativa sustentável para a sua mobilidade urbana. Essa tendência é seguida por vários países em todo o mundo. Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, não demonstra a força suficiente para substituir o modelo padrão de incentivo a transportes poluentes, enraizado na cidade. Esse estudo pretende demonstrar através da aplicação de um índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) que a cidade de Porto Alegre não segue a tendência mundial. A construção do índice é baseada em estudos passados, realizados através da escolha de indicadores de mobilidade urbana inseridos nos três diferentes âmbitos, que formam os índices setoriais de mobilidade urbana ambiental (IMAMB), econômica (IMECO) e social (IMSOC). A agregação dos índices setoriais forma o índice de mobilidade urbana sustentável global (IMUS), que releva a situação estagnada da cidade de Porto Alegre.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-17T01:01:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225746
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130094
url http://hdl.handle.net/10183/225746
identifier_str_mv 001130094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/2/001130094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225746/1/001130094.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1443a9b10c83224a965a9a651ed95b6
459cbc6090ef9fa1532b297258cc93a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224611785867264