A formação do personal trainer e suas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudbrack, Alice Pernigotti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116123
Resumo: O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais.
id UFRGS-2_540eebf7eeadfbb454681ccd77b5e124
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116123
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sudbrack, Alice PernigottiBossle, Fabiano2015-05-12T02:00:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/116123000964683O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais.application/pdfporFormação profissionalTreinamento físicoA formação do personal trainer e suas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964683.pdf000964683.pdfTexto completoapplication/pdf161553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/1/000964683.pdff55ae7f587e4f88bbd939d0ac2e917edMD51TEXT000964683.pdf.txt000964683.pdf.txtExtracted Texttext/plain56503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/2/000964683.pdf.txte8d150d88c1b5a6cad636a3932e95266MD52THUMBNAIL000964683.pdf.jpg000964683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/3/000964683.pdf.jpg0ffb174d62aee518bcd012f50facd89eMD5310183/1161232018-10-22 07:57:16.522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do personal trainer e suas perspectivas
title A formação do personal trainer e suas perspectivas
spellingShingle A formação do personal trainer e suas perspectivas
Sudbrack, Alice Pernigotti
Formação profissional
Treinamento físico
title_short A formação do personal trainer e suas perspectivas
title_full A formação do personal trainer e suas perspectivas
title_fullStr A formação do personal trainer e suas perspectivas
title_full_unstemmed A formação do personal trainer e suas perspectivas
title_sort A formação do personal trainer e suas perspectivas
author Sudbrack, Alice Pernigotti
author_facet Sudbrack, Alice Pernigotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudbrack, Alice Pernigotti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Treinamento físico
topic Formação profissional
Treinamento físico
description O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-12T02:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116123
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964683
url http://hdl.handle.net/10183/116123
identifier_str_mv 000964683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/1/000964683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/2/000964683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/3/000964683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f55ae7f587e4f88bbd939d0ac2e917ed
e8d150d88c1b5a6cad636a3932e95266
0ffb174d62aee518bcd012f50facd89e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224484640784384