A formação do personal trainer e suas perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116123 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais. |
id |
UFRGS-2_540eebf7eeadfbb454681ccd77b5e124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116123 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sudbrack, Alice PernigottiBossle, Fabiano2015-05-12T02:00:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/116123000964683O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais.application/pdfporFormação profissionalTreinamento físicoA formação do personal trainer e suas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964683.pdf000964683.pdfTexto completoapplication/pdf161553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/1/000964683.pdff55ae7f587e4f88bbd939d0ac2e917edMD51TEXT000964683.pdf.txt000964683.pdf.txtExtracted Texttext/plain56503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/2/000964683.pdf.txte8d150d88c1b5a6cad636a3932e95266MD52THUMBNAIL000964683.pdf.jpg000964683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/3/000964683.pdf.jpg0ffb174d62aee518bcd012f50facd89eMD5310183/1161232018-10-22 07:57:16.522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
title |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
spellingShingle |
A formação do personal trainer e suas perspectivas Sudbrack, Alice Pernigotti Formação profissional Treinamento físico |
title_short |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
title_full |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
title_fullStr |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
title_full_unstemmed |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
title_sort |
A formação do personal trainer e suas perspectivas |
author |
Sudbrack, Alice Pernigotti |
author_facet |
Sudbrack, Alice Pernigotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sudbrack, Alice Pernigotti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Treinamento físico |
topic |
Formação profissional Treinamento físico |
description |
O presente trabalho objetiva trazer reflexões sobre uma das mais expressivas possibilidades de atuação do egresso que se forma bacharel em Educação Física: o Personal Trainer. Aborda questões da formação para atuar nesse campo, além dos principais saberes necessários e compreendidos para atuação positiva e competente no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada na interpretação do que se coletou. O estudo se amparou na analise de currículos das principais universidades da Grande Porto Alegre além de entrevistas com profissionais da área a fim de entender como ocorre a construção dos saberes para a profissão e quais seriam eles. Os resultados apontaram para a interpretação de que a graduação não tem preparado especificamente para esta atuação, sem ofertar disciplinas, de caráter obrigatório, específicas em seus currículos, revelando certa contradição com o elevado número de professores que escolhem trabalhar nesta modalidade profissional, partindo disso, vem a reflexão sobre que caminhos os profissionais percorrem para se tornarem bons treinadores pessoais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-12T02:00:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116123 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116123 |
identifier_str_mv |
000964683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/1/000964683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/2/000964683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116123/3/000964683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f55ae7f587e4f88bbd939d0ac2e917ed e8d150d88c1b5a6cad636a3932e95266 0ffb174d62aee518bcd012f50facd89e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447147139563520 |