Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157357 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva. |
id |
UFRGS-2_548155ef949499cedd9992b9a89701b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2017-05-04T02:36:55Z20152359-2842http://hdl.handle.net/10183/157357000992622Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.This article aims to present elements of a discourse analysis in Foucault's perspective, developed in a master's research in the field of mathematics education. The study sought to question the use of play activities in math classes, as the statement that affirms the importance of such practices became a naturalized truth in this field of knowledge. In this sense, thinking about the subjects that are allowed to produce truths to the mathematics education, we chose as analysis material the work published in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education), specifically those related to the playful. To grasp this analysis, we use the theories of Michel Foucault on the speeches and the constitution of subjects through them, seeking dialogue with its statement of views, enunciation and discursive formation.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900Foucault, Michel, 1926-1984Educação MatemáticaAnálise do discursoLudicidadeAnthropological Theory of DidacticDidactic TranspositionPraxiological AnalysisUma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemáticaA discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992622.pdf000992622.pdfTexto completoapplication/pdf395175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/1/000992622.pdf100e8f263644490698b2241bb8b3072fMD51TEXT000992622.pdf.txt000992622.pdf.txtExtracted Texttext/plain47007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/2/000992622.pdf.txtf1da0e5ac065384fb60913a49c326e42MD52THUMBNAIL000992622.pdf.jpg000992622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/3/000992622.pdf.jpgf13328b6f6b71cb78379d320607d47a1MD5310183/1573572022-04-20 04:51:46.547864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics education |
title |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
spellingShingle |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática Sartori, Alice Stephanie Tapia Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Análise do discurso Ludicidade Anthropological Theory of Didactic Didactic Transposition Praxiological Analysis |
title_short |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
title_full |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
title_fullStr |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
title_full_unstemmed |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
title_sort |
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Análise do discurso Ludicidade |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Análise do discurso Ludicidade Anthropological Theory of Didactic Didactic Transposition Praxiological Analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anthropological Theory of Didactic Didactic Transposition Praxiological Analysis |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:36:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157357 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-2842 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992622 |
identifier_str_mv |
2359-2842 000992622 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/1/000992622.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/2/000992622.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/3/000992622.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
100e8f263644490698b2241bb8b3072f f1da0e5ac065384fb60913a49c326e42 f13328b6f6b71cb78379d320607d47a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224914855788544 |