Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157357
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.
id UFRGS-2_548155ef949499cedd9992b9a89701b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2017-05-04T02:36:55Z20152359-2842http://hdl.handle.net/10183/157357000992622Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.This article aims to present elements of a discourse analysis in Foucault's perspective, developed in a master's research in the field of mathematics education. The study sought to question the use of play activities in math classes, as the statement that affirms the importance of such practices became a naturalized truth in this field of knowledge. In this sense, thinking about the subjects that are allowed to produce truths to the mathematics education, we chose as analysis material the work published in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education), specifically those related to the playful. To grasp this analysis, we use the theories of Michel Foucault on the speeches and the constitution of subjects through them, seeking dialogue with its statement of views, enunciation and discursive formation.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900Foucault, Michel, 1926-1984Educação MatemáticaAnálise do discursoLudicidadeAnthropological Theory of DidacticDidactic TranspositionPraxiological AnalysisUma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemáticaA discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992622.pdf000992622.pdfTexto completoapplication/pdf395175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/1/000992622.pdf100e8f263644490698b2241bb8b3072fMD51TEXT000992622.pdf.txt000992622.pdf.txtExtracted Texttext/plain47007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/2/000992622.pdf.txtf1da0e5ac065384fb60913a49c326e42MD52THUMBNAIL000992622.pdf.jpg000992622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/3/000992622.pdf.jpgf13328b6f6b71cb78379d320607d47a1MD5310183/1573572022-04-20 04:51:46.547864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics education
title Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
spellingShingle Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Análise do discurso
Ludicidade
Anthropological Theory of Didactic
Didactic Transposition
Praxiological Analysis
title_short Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
title_full Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
title_fullStr Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
title_full_unstemmed Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
title_sort Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Análise do discurso
Ludicidade
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Análise do discurso
Ludicidade
Anthropological Theory of Didactic
Didactic Transposition
Praxiological Analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropological Theory of Didactic
Didactic Transposition
Praxiological Analysis
description Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:36:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157357
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-2842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992622
identifier_str_mv 2359-2842
000992622
url http://hdl.handle.net/10183/157357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/1/000992622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/2/000992622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157357/3/000992622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 100e8f263644490698b2241bb8b3072f
f1da0e5ac065384fb60913a49c326e42
f13328b6f6b71cb78379d320607d47a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224914855788544