Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31968
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema.
id UFRGS-2_548259a2cd90743725604b3793efecac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31968
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, Débora Fernanda Guedes SoaresMoellwald, Francisco Egger2011-09-22T06:01:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/31968000784013Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema.This final paper focuses on the theme of proportionality through a critical reflection over an application of the rule of three in school mathematics. I lived the experience regarding this application during one of my student teacher estágios, which took place in an Adult Education class of a state school. In this text I report and reflect on this experience and the importance of the teaching of proportionality. I include in this reflection three methods aimed at dealing with the theme.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEducação de jovens e adultosProporcionalidadeAdult educationTeachingLearningProportionalityRule of threePensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de trêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000784013.pdf000784013.pdfTexto completoapplication/pdf528391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/1/000784013.pdf4acb9e3de95883ace135d8b82cd21658MD51TEXT000784013.pdf.txt000784013.pdf.txtExtracted Texttext/plain61948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/2/000784013.pdf.txt229ad85e043554114e90e3c4ea10787aMD52THUMBNAIL000784013.pdf.jpg000784013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/3/000784013.pdf.jpgc130fd18357cef16415b2ca889fbbfe6MD5310183/319682018-10-11 08:50:40.085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
title Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
spellingShingle Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Proporcionalidade
Adult education
Teaching
Learning
Proportionality
Rule of three
title_short Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
title_full Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
title_fullStr Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
title_full_unstemmed Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
title_sort Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
author Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares
author_facet Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Proporcionalidade
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Proporcionalidade
Adult education
Teaching
Learning
Proportionality
Rule of three
dc.subject.eng.fl_str_mv Adult education
Teaching
Learning
Proportionality
Rule of three
description Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-22T06:01:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31968
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784013
url http://hdl.handle.net/10183/31968
identifier_str_mv 000784013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/1/000784013.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/2/000784013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/3/000784013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4acb9e3de95883ace135d8b82cd21658
229ad85e043554114e90e3c4ea10787a
c130fd18357cef16415b2ca889fbbfe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413697277952