Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31968 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema. |
id |
UFRGS-2_548259a2cd90743725604b3793efecac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31968 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmidt, Débora Fernanda Guedes SoaresMoellwald, Francisco Egger2011-09-22T06:01:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/31968000784013Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema.This final paper focuses on the theme of proportionality through a critical reflection over an application of the rule of three in school mathematics. I lived the experience regarding this application during one of my student teacher estágios, which took place in an Adult Education class of a state school. In this text I report and reflect on this experience and the importance of the teaching of proportionality. I include in this reflection three methods aimed at dealing with the theme.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEducação de jovens e adultosProporcionalidadeAdult educationTeachingLearningProportionalityRule of threePensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de trêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000784013.pdf000784013.pdfTexto completoapplication/pdf528391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/1/000784013.pdf4acb9e3de95883ace135d8b82cd21658MD51TEXT000784013.pdf.txt000784013.pdf.txtExtracted Texttext/plain61948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/2/000784013.pdf.txt229ad85e043554114e90e3c4ea10787aMD52THUMBNAIL000784013.pdf.jpg000784013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/3/000784013.pdf.jpgc130fd18357cef16415b2ca889fbbfe6MD5310183/319682018-10-11 08:50:40.085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
title |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
spellingShingle |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Proporcionalidade Adult education Teaching Learning Proportionality Rule of three |
title_short |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
title_full |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
title_fullStr |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
title_full_unstemmed |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
title_sort |
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três |
author |
Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares |
author_facet |
Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Proporcionalidade |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Proporcionalidade Adult education Teaching Learning Proportionality Rule of three |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adult education Teaching Learning Proportionality Rule of three |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios de docência, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual. Neste texto apresento um relato dessa experiência e uma reflexão sobre a importância do ensino de proporcionalidade na matemática escolar. Incluo nesta reflexão três métodos visando auxiliar na abordagem do tema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-22T06:01:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31968 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31968 |
identifier_str_mv |
000784013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/1/000784013.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/2/000784013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31968/3/000784013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4acb9e3de95883ace135d8b82cd21658 229ad85e043554114e90e3c4ea10787a c130fd18357cef16415b2ca889fbbfe6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413697277952 |