Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mentz, Priscila
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32055
Resumo: Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB).
id UFRGS-2_54c48a2c12648bc37dc19fb275b61b07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32055
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mentz, PriscilaCollares, Darli2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32055000786706Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB).application/pdfporEducação físicaEnsino fundamentalEstágioEducação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786706.pdf.txt000786706.pdf.txtExtracted Texttext/plain74254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/2/000786706.pdf.txtc2f9f6458044e3367f0817c94a81cf5aMD52ORIGINAL000786706.pdf000786706.pdfTexto completoapplication/pdf207908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/1/000786706.pdf3638e25ecea14ef17ac4c8936af961eaMD51THUMBNAIL000786706.pdf.jpg000786706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/3/000786706.pdf.jpgb279090f30c69505bf5a4cd2524189f7MD5310183/320552022-06-12 04:42:04.40083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
title Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
spellingShingle Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
Mentz, Priscila
Educação física
Ensino fundamental
Estágio
title_short Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
title_full Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
title_fullStr Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
title_full_unstemmed Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
title_sort Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
author Mentz, Priscila
author_facet Mentz, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mentz, Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino fundamental
Estágio
topic Educação física
Ensino fundamental
Estágio
description Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB).
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32055
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786706
url http://hdl.handle.net/10183/32055
identifier_str_mv 000786706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/2/000786706.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/1/000786706.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/3/000786706.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2f9f6458044e3367f0817c94a81cf5a
3638e25ecea14ef17ac4c8936af961ea
b279090f30c69505bf5a4cd2524189f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413752852480