Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32055 |
Resumo: | Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB). |
id |
UFRGS-2_54c48a2c12648bc37dc19fb275b61b07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32055 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mentz, PriscilaCollares, Darli2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32055000786706Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB).application/pdfporEducação físicaEnsino fundamentalEstágioEducação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786706.pdf.txt000786706.pdf.txtExtracted Texttext/plain74254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/2/000786706.pdf.txtc2f9f6458044e3367f0817c94a81cf5aMD52ORIGINAL000786706.pdf000786706.pdfTexto completoapplication/pdf207908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/1/000786706.pdf3638e25ecea14ef17ac4c8936af961eaMD51THUMBNAIL000786706.pdf.jpg000786706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/3/000786706.pdf.jpgb279090f30c69505bf5a4cd2524189f7MD5310183/320552022-06-12 04:42:04.40083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
title |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
spellingShingle |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia Mentz, Priscila Educação física Ensino fundamental Estágio |
title_short |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
title_full |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
title_fullStr |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
title_sort |
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia |
author |
Mentz, Priscila |
author_facet |
Mentz, Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mentz, Priscila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino fundamental Estágio |
topic |
Educação física Ensino fundamental Estágio |
description |
Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB). |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32055 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786706 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32055 |
identifier_str_mv |
000786706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/2/000786706.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/1/000786706.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32055/3/000786706.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2f9f6458044e3367f0817c94a81cf5a 3638e25ecea14ef17ac4c8936af961ea b279090f30c69505bf5a4cd2524189f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413752852480 |