Um estudo de fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198729 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI) para a população brasileira. O estudo faz parte de um projeto maior de pesquisa intitulado Adaptação, normatização, validade e fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada. Os participantes do estudo foram 36 crianças e adolescentes e 39 adultos de Porto Alegre e região metropolitana. A fidedignidade foi avaliada por dois métodos: consistência interna e estabilidade testereteste. A primeira é verificada a partir de uma única aplicação do teste, através do método das metades e dos coeficientes Alpha de Cronbach e Kuder-Richardson, quando aplicável. A segunda consiste em calcular a correlação entre as distribuições de escores obtidos num mesmo teste, pelos mesmos sujeitos, em duas ocasiões diferentes de tempo. A estabilidade dos escores da WASI, avaliada pelo método teste-reteste, variou de 0,73 a 0,94. A consistência interna oscilou entre 0,75 a 0,93. Os achados referem bons índices de fidedignidade. Os resultados reforçam a importância de estudos de fidedignidade de instrumentos estrangeiros para a população nacional e para as populações clínicas. |
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Gonzatti, ValériaYates, Denise Balem2019-08-31T02:35:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/198729000787981O presente trabalho apresenta um estudo de fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI) para a população brasileira. O estudo faz parte de um projeto maior de pesquisa intitulado Adaptação, normatização, validade e fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada. Os participantes do estudo foram 36 crianças e adolescentes e 39 adultos de Porto Alegre e região metropolitana. A fidedignidade foi avaliada por dois métodos: consistência interna e estabilidade testereteste. A primeira é verificada a partir de uma única aplicação do teste, através do método das metades e dos coeficientes Alpha de Cronbach e Kuder-Richardson, quando aplicável. A segunda consiste em calcular a correlação entre as distribuições de escores obtidos num mesmo teste, pelos mesmos sujeitos, em duas ocasiões diferentes de tempo. A estabilidade dos escores da WASI, avaliada pelo método teste-reteste, variou de 0,73 a 0,94. A consistência interna oscilou entre 0,75 a 0,93. Os achados referem bons índices de fidedignidade. Os resultados reforçam a importância de estudos de fidedignidade de instrumentos estrangeiros para a população nacional e para as populações clínicas.This paper presents a reliability study of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) for the Brazilian population. The study is part of a larger project entitled Adaptation of research, standardization, validity and reliability of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence. Study participants were 36 children and adolescents and 39 adults of Porto Alegre and its metropolitan area. Reliability was evaluated by two methods: internal consistency and test-retest stability. The first is verified from a single application of the test, through the split-half method and Cronbach Alpha coefficients and Kuder-Richardson, when applicable. The second is to calculate the correlation between the distributions of scores obtained in the same test on the same subject on two different occasions in time. The stability of the WASI scores, assessed by test-retest reliability ranged from 0.73 to 0.94. Internal consistency ranged from 0.75 to 0.93. The findings reported good reliability indexes. The results reinforce the importance of studies of reliability of instruments to the national population and for clinical populations.application/pdfporInteligênciaFidedignidadeNeuropsicologiaWASIIntelligenceReliabilityUm estudo de fidedignidade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787981.pdf.txt000787981.pdf.txtExtracted Texttext/plain60307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198729/2/000787981.pdf.txtc1d3ddbf8a0e18cc91cbc41320570fa4MD52ORIGINAL000787981.pdfTexto completoapplication/pdf159069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198729/1/000787981.pdf803b695b34f2350a58abaf624bf34853MD5110183/1987292019-09-01 02:33:49.245673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-01T05:33:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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