"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224218
Resumo: o trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.
id UFRGS-2_5570a3b243259af1c33af2f1da701baa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224218
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann2021-07-21T04:23:22Z20011414-3518http://hdl.handle.net/10183/224218000302146o trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.Representations ofthe German-Brasilian-Evangelical teaching in Rio Grande do SuVBrasil This paper discusses representations of the German-Brasilian-Evangellcal teaching involved in a specific Program for Teaching Education, in this group, from 1909 to 1938. The discussion is based on Women's Studies, Cultural Studies and Post-Structuralism. I have used the strategies of articulation and desconstruction to analyse periodicals impressed in this period: the Deutsche Post Joumal, the Kalender für die Deutschen in Brasilien Almanac and the Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul Journal. This analysis has shown how the German nationality and the Brasilian citizenship - two of the most important and conflicting marks of this culture - were inscribed and mobilised in this cultural identity.application/pdfporHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 9 (abr. 2001), p. 77-93Estudos culturaisFeminismoImigração alemãProfessorRepresentação socialIdentidadeCultural StudiesRepresentationTeaching Identity"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000302146.pdf.txt000302146.pdf.txtExtracted Texttext/plain45347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/2/000302146.pdf.txt4c8d659325eff069e516ca3c93a1d160MD52ORIGINAL000302146.pdfTexto completoapplication/pdf963791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/1/000302146.pdfd87a6bda66837659efc8b4b35dcdb25fMD5110183/2242182021-08-18 04:28:50.800423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
title "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
spellingShingle "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Estudos culturais
Feminismo
Imigração alemã
Professor
Representação social
Identidade
Cultural Studies
Representation
Teaching Identity
title_short "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
title_full "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
title_fullStr "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
title_sort "Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
author Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_facet Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Feminismo
Imigração alemã
Professor
Representação social
Identidade
topic Estudos culturais
Feminismo
Imigração alemã
Professor
Representação social
Identidade
Cultural Studies
Representation
Teaching Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Studies
Representation
Teaching Identity
description o trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:23:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224218
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3518
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000302146
identifier_str_mv 1414-3518
000302146
url http://hdl.handle.net/10183/224218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História da educação. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 9 (abr. 2001), p. 77-93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/2/000302146.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/1/000302146.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c8d659325eff069e516ca3c93a1d160
d87a6bda66837659efc8b4b35dcdb25f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225026958000128