"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224218 |
Resumo: | o trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira. |
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Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann2021-07-21T04:23:22Z20011414-3518http://hdl.handle.net/10183/224218000302146o trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.Representations ofthe German-Brasilian-Evangelical teaching in Rio Grande do SuVBrasil This paper discusses representations of the German-Brasilian-Evangellcal teaching involved in a specific Program for Teaching Education, in this group, from 1909 to 1938. The discussion is based on Women's Studies, Cultural Studies and Post-Structuralism. I have used the strategies of articulation and desconstruction to analyse periodicals impressed in this period: the Deutsche Post Joumal, the Kalender für die Deutschen in Brasilien Almanac and the Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul Journal. This analysis has shown how the German nationality and the Brasilian citizenship - two of the most important and conflicting marks of this culture - were inscribed and mobilised in this cultural identity.application/pdfporHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 9 (abr. 2001), p. 77-93Estudos culturaisFeminismoImigração alemãProfessorRepresentação socialIdentidadeCultural StudiesRepresentationTeaching Identity"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000302146.pdf.txt000302146.pdf.txtExtracted Texttext/plain45347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/2/000302146.pdf.txt4c8d659325eff069e516ca3c93a1d160MD52ORIGINAL000302146.pdfTexto completoapplication/pdf963791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224218/1/000302146.pdfd87a6bda66837659efc8b4b35dcdb25fMD5110183/2242182021-08-18 04:28:50.800423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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