Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kipper, Daiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Cláudio José de, Thoma, Adriana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255030
Resumo: Este artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos, em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo/RS. As discussões deste texto apoiam-se nas seguintes questões: Como são produzidas, por um grupo de alunos surdos, práticas matemáticas visuais? Quais implicações curriculares emergem destes modos de produção? Para tal, apoiamo-nos nos estudos sobre o currículo escolar em suas interlocuções com a Etnomatemática. A pesquisa foi realizada em uma escola referência no atendimento de alunos surdos e teve como sujeitos seis alunos surdos de uma turma do 6º ano. A produção de dados se deu a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos e excertos do diário de campo. Os resultados da investigação nos permitiram pensar em um currículo que não se reduza apenas a tradução de conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua de Brasileira de Sinais, mas que esteja mais atento às práticas visuais produzidas por surdos e para a convenção/criação de sinais na disciplina de Matemática.
id UFRGS-2_5579ef14528cefafed7b5b1f30aab779
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255030
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kipper, DaianeOliveira, Cláudio José deThoma, Adriana da Silva2023-02-25T03:25:51Z20151645-1384http://hdl.handle.net/10183/255030000987619Este artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos, em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo/RS. As discussões deste texto apoiam-se nas seguintes questões: Como são produzidas, por um grupo de alunos surdos, práticas matemáticas visuais? Quais implicações curriculares emergem destes modos de produção? Para tal, apoiamo-nos nos estudos sobre o currículo escolar em suas interlocuções com a Etnomatemática. A pesquisa foi realizada em uma escola referência no atendimento de alunos surdos e teve como sujeitos seis alunos surdos de uma turma do 6º ano. A produção de dados se deu a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos e excertos do diário de campo. Os resultados da investigação nos permitiram pensar em um currículo que não se reduza apenas a tradução de conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua de Brasileira de Sinais, mas que esteja mais atento às práticas visuais produzidas por surdos e para a convenção/criação de sinais na disciplina de Matemática.This articles analyzed math sight practices produces by a group of deaf students in a state school from the region of Vale do Rio Pardo/RS. The discussions about this text lean on the following questions: How are math visual practices produced by a group of deaf students? Which educational implications emerge with these methods of production? For such study, we lean on the study about the school schedule and its concerning with the ethnomathematics. The research carried out at a school, which is a referential at helping deaf students. Six deaf students were subjected to the research and they were respectively in sixth grade. The data production source is from: A fraction study practiced with the deaf students and put in the field diary. The result of the research allowed us to think in a study which may not only be translating subjects from the Portuguese Language to the Portuguese Language Signs, whereas a subject which may be more focused to the sight practices of deaf people and also for the convention/creation of signs for the Math Subject.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga, Portugal. Vol. 15, n. 3 (set./dez. 2015), p. 832-850Educação especialMatemáticaEtnomatemáticaCurrículoSurdoDeaf people educationEthnomathematicsSchool curriculumPráticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curricularesEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987619.pdf.txt000987619.pdf.txtExtracted Texttext/plain59882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255030/2/000987619.pdf.txt85cef199a869f4a83e9427d365ea5026MD52ORIGINAL000987619.pdfTexto completoapplication/pdf449137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255030/1/000987619.pdfbd3c1b634d8cb06d4584554232b003e2MD5110183/2550302023-02-26 03:19:38.474686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:19:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
title Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
spellingShingle Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
Kipper, Daiane
Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
Deaf people education
Ethnomathematics
School curriculum
title_short Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
title_full Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
title_fullStr Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
title_full_unstemmed Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
title_sort Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curriculares
author Kipper, Daiane
author_facet Kipper, Daiane
Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kipper, Daiane
Oliveira, Cláudio José de
Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
topic Educação especial
Matemática
Etnomatemática
Currículo
Surdo
Deaf people education
Ethnomathematics
School curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf people education
Ethnomathematics
School curriculum
description Este artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos, em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo/RS. As discussões deste texto apoiam-se nas seguintes questões: Como são produzidas, por um grupo de alunos surdos, práticas matemáticas visuais? Quais implicações curriculares emergem destes modos de produção? Para tal, apoiamo-nos nos estudos sobre o currículo escolar em suas interlocuções com a Etnomatemática. A pesquisa foi realizada em uma escola referência no atendimento de alunos surdos e teve como sujeitos seis alunos surdos de uma turma do 6º ano. A produção de dados se deu a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos e excertos do diário de campo. Os resultados da investigação nos permitiram pensar em um currículo que não se reduza apenas a tradução de conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua de Brasileira de Sinais, mas que esteja mais atento às práticas visuais produzidas por surdos e para a convenção/criação de sinais na disciplina de Matemática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-25T03:25:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255030
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987619
identifier_str_mv 1645-1384
000987619
url http://hdl.handle.net/10183/255030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga, Portugal. Vol. 15, n. 3 (set./dez. 2015), p. 832-850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255030/2/000987619.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255030/1/000987619.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85cef199a869f4a83e9427d365ea5026
bd3c1b634d8cb06d4584554232b003e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447820340035584