A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72688 |
Resumo: | O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula. |
id |
UFRGS-2_557e9337ee90d7947dc0a92a0ddc985e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72688 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Pâmela AmaroSantos, Vera Lucia Bertoni dos2013-06-25T01:46:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/72688000885013O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula.application/pdfporTeatro : EscolaTeatro : PedagogiaA palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000885013.pdf000885013.pdfTexto completoapplication/pdf1466656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/1/000885013.pdf5b4466a7313800948ab6754dfa2619c7MD51TEXT000885013.pdf.txt000885013.pdf.txtExtracted Texttext/plain81431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/2/000885013.pdf.txt8d114aa5c7c0ea939525b008cab42f61MD52THUMBNAIL000885013.pdf.jpg000885013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/3/000885013.pdf.jpg3cd86d271244f0b1ea07f9c4fae45cc8MD5310183/726882018-10-17 07:34:08.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
title |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
spellingShingle |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira Fontoura, Pâmela Amaro Teatro : Escola Teatro : Pedagogia |
title_short |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
title_full |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
title_fullStr |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
title_full_unstemmed |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
title_sort |
A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira |
author |
Fontoura, Pâmela Amaro |
author_facet |
Fontoura, Pâmela Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Pâmela Amaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Escola Teatro : Pedagogia |
topic |
Teatro : Escola Teatro : Pedagogia |
description |
O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-25T01:46:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000885013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72688 |
identifier_str_mv |
000885013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/1/000885013.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/2/000885013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/3/000885013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b4466a7313800948ab6754dfa2619c7 8d114aa5c7c0ea939525b008cab42f61 3cd86d271244f0b1ea07f9c4fae45cc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108909531136 |