A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Pâmela Amaro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72688
Resumo: O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula.
id UFRGS-2_557e9337ee90d7947dc0a92a0ddc985e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72688
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontoura, Pâmela AmaroSantos, Vera Lucia Bertoni dos2013-06-25T01:46:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/72688000885013O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula.application/pdfporTeatro : EscolaTeatro : PedagogiaA palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2012Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000885013.pdf000885013.pdfTexto completoapplication/pdf1466656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/1/000885013.pdf5b4466a7313800948ab6754dfa2619c7MD51TEXT000885013.pdf.txt000885013.pdf.txtExtracted Texttext/plain81431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/2/000885013.pdf.txt8d114aa5c7c0ea939525b008cab42f61MD52THUMBNAIL000885013.pdf.jpg000885013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/3/000885013.pdf.jpg3cd86d271244f0b1ea07f9c4fae45cc8MD5310183/726882018-10-17 07:34:08.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
title A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
spellingShingle A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
Fontoura, Pâmela Amaro
Teatro : Escola
Teatro : Pedagogia
title_short A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
title_full A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
title_fullStr A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
title_full_unstemmed A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
title_sort A palavra poética enquanto voz viva : efeitos de um encontro intercultural entre estudantes da escola pública básica e a poesia de Oliveira Silveira
author Fontoura, Pâmela Amaro
author_facet Fontoura, Pâmela Amaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Pâmela Amaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Escola
Teatro : Pedagogia
topic Teatro : Escola
Teatro : Pedagogia
description O trabalho aborda a temática das relações étnico-raciais e pretende, através da reflexão sobre uma experiência de recepção teatral, contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas na Educação Básica. A fim de atender à notável diversidade de identidades encontrada nas nossas escolas, o estudo consiste na intervenção do “Recital Musical Batuque Tuque-Tuque” no espaço formal de ensino público, dando voz viva à obra poética engajada do professor, escritor e militante negro gaúcho Oliveira Silveira. A recepção coletiva dos espectadores num convívio que ressalta e redimensiona as diferenças é interpretada e analisada numa perspectiva comprometida com a ruptura da invisibilidade da cultura e cosmovisão africana e afro-brasileira nas salas de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T01:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000885013
url http://hdl.handle.net/10183/72688
identifier_str_mv 000885013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/1/000885013.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/2/000885013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72688/3/000885013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b4466a7313800948ab6754dfa2619c7
8d114aa5c7c0ea939525b008cab42f61
3cd86d271244f0b1ea07f9c4fae45cc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108909531136