Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182364 |
Resumo: | Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas. |
id |
UFRGS-2_559a86bb7e5b611605c8ffcf51f97e35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vigliecca, Hector Pedro TraviCaregnato, Célia Elizabete2018-09-20T02:29:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/182364001076425Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas.application/pdfporEnsino médioProtagonismo juvenilEnsino-aprendizagemDidáticaUma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076425.pdfTexto completoapplication/pdf447460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/1/001076425.pdfedaa0d88b46aa58802693388440b82f7MD51TEXT001076425.pdf.txt001076425.pdf.txtExtracted Texttext/plain142869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/2/001076425.pdf.txt72ed8489281e84de35262a7675945d8cMD52THUMBNAIL001076425.pdf.jpg001076425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/3/001076425.pdf.jpg0cfd7a1966b9f65494047de14a91ec3aMD5310183/1823642022-08-06 04:51:54.304832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
title |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
spellingShingle |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador Vigliecca, Hector Pedro Travi Ensino médio Protagonismo juvenil Ensino-aprendizagem Didática |
title_short |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
title_full |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
title_fullStr |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
title_sort |
Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador |
author |
Vigliecca, Hector Pedro Travi |
author_facet |
Vigliecca, Hector Pedro Travi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vigliecca, Hector Pedro Travi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
contributor_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Protagonismo juvenil Ensino-aprendizagem Didática |
topic |
Ensino médio Protagonismo juvenil Ensino-aprendizagem Didática |
description |
Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-20T02:29:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182364 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076425 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182364 |
identifier_str_mv |
001076425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/1/001076425.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/2/001076425.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/3/001076425.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edaa0d88b46aa58802693388440b82f7 72ed8489281e84de35262a7675945d8c 0cfd7a1966b9f65494047de14a91ec3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224557746454528 |