Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigliecca, Hector Pedro Travi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182364
Resumo: Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas.
id UFRGS-2_559a86bb7e5b611605c8ffcf51f97e35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182364
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vigliecca, Hector Pedro TraviCaregnato, Célia Elizabete2018-09-20T02:29:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/182364001076425Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas.application/pdfporEnsino médioProtagonismo juvenilEnsino-aprendizagemDidáticaUma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076425.pdfTexto completoapplication/pdf447460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/1/001076425.pdfedaa0d88b46aa58802693388440b82f7MD51TEXT001076425.pdf.txt001076425.pdf.txtExtracted Texttext/plain142869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/2/001076425.pdf.txt72ed8489281e84de35262a7675945d8cMD52THUMBNAIL001076425.pdf.jpg001076425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/3/001076425.pdf.jpg0cfd7a1966b9f65494047de14a91ec3aMD5310183/1823642022-08-06 04:51:54.304832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
title Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
spellingShingle Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
Vigliecca, Hector Pedro Travi
Ensino médio
Protagonismo juvenil
Ensino-aprendizagem
Didática
title_short Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
title_full Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
title_fullStr Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
title_full_unstemmed Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
title_sort Uma experiência de protagonismo juvenil : a perspectiva de um professor-pesquisador
author Vigliecca, Hector Pedro Travi
author_facet Vigliecca, Hector Pedro Travi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigliecca, Hector Pedro Travi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
contributor_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Protagonismo juvenil
Ensino-aprendizagem
Didática
topic Ensino médio
Protagonismo juvenil
Ensino-aprendizagem
Didática
description Este trabalho aborda o contexto do ensino médio brasileiro, problematizando o protagonismo dos estudantes na relação com a escola e o conhecimento. O objetivo é verificar como diferentes estilos de aula de Sociologia contribuem para a produção do protagonismo juvenil, o qual é entendido como um elemento básico para a produção de ensino-aprendizagem. O trabalho realizado com o recurso a diferentes metodologias didáticas, abordando o caso particular de uma turma de estudantes do ensino médio em escola de Porto Alegre. O autor atua como professor e investigador utilizando variados recursos didático-pedagógicos, a partir dos quais relata e analisa modos de interação e participação dos estudantes. As práticas descritas são teoricamente discutidas e articuladas com as noções de poder, conhecimento e linguagem, a fim de reconhecer aspectos relacionais entre aluno, escola e educador. Os resultados mostram que esforços para propiciar o protagonismo dos jovens na escola se mostram produtivos e apontam para a possibilidade de interlocução entre saberes e experiências cotidianas na relação com questionamentos reflexivos a partir de conhecimentos disciplinares e escolares. Ao mesmo tempo, reconhecem-se os limites à participação estudantil, sobretudo pela baixa frequência dos estudantes às aulas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-20T02:29:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182364
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076425
url http://hdl.handle.net/10183/182364
identifier_str_mv 001076425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/1/001076425.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/2/001076425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182364/3/001076425.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edaa0d88b46aa58802693388440b82f7
72ed8489281e84de35262a7675945d8c
0cfd7a1966b9f65494047de14a91ec3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224557746454528