Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229964 |
Resumo: | Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais. |
id |
UFRGS-2_55a28cf88862ae0c8642e89f246be88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229964 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frozza, Marília de OliveiraAlbuquerque, Fernanda Carvalho de2021-09-22T04:23:17Z2021http://hdl.handle.net/10183/229964001131547Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais.This research seeks to understand how university art museums communicate their mission and museum actions using social media. The museums chosen for the case studies were the Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), linked to the Universidade de Passo Fundo (UPF), and the Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), belonging to the Universidade Federal de Pelotas (UFPel). In order to respond to the specificities and potentialities of art museums in the university context, we first raise the state of the art of research on university museums and art museums in universities, which allowed us to characterize the context of university art museums: definitions, origins, challenges, functions and paper. Next, we discuss the relevance of museological communication, situating it in relation to the presence of museums on the Internet and social networks, as well as addressing the specificities of museological communication in university museums. The analysis was developed from the identification of which subjects are most recurrent in the posts of the Fanpages timeline on Facebook of MAVRS and MALG. For the identification of the subjects present in the publications we start from the content analysis, proposed by Laurence Bardin (1977). In the final considerations, we present questions and reflections on the virtual communication of university art museums, in order to contribute to the planning and management of publications in their social networks.application/pdfporMuseu universitárioMuseu de arteMídias sociaisComunicação organizacionalUniversity museumsUniversity art museumsMuseums and social mediaDigital communication in museumsComunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131547.pdf.txt001131547.pdf.txtExtracted Texttext/plain135068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/2/001131547.pdf.txt07a0422e75a6ca3038bc5f7ebfbd1f9aMD52ORIGINAL001131547.pdfTexto completoapplication/pdf1200928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/1/001131547.pdfdac6e61cd6dd813414428b05e3bf3d26MD5110183/2299642021-10-04 04:21:16.919424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:21:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
title |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
spellingShingle |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) Frozza, Marília de Oliveira Museu universitário Museu de arte Mídias sociais Comunicação organizacional University museums University art museums Museums and social media Digital communication in museums |
title_short |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
title_full |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
title_fullStr |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
title_full_unstemmed |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
title_sort |
Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) |
author |
Frozza, Marília de Oliveira |
author_facet |
Frozza, Marília de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frozza, Marília de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Fernanda Carvalho de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Fernanda Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu universitário Museu de arte Mídias sociais Comunicação organizacional |
topic |
Museu universitário Museu de arte Mídias sociais Comunicação organizacional University museums University art museums Museums and social media Digital communication in museums |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University museums University art museums Museums and social media Digital communication in museums |
description |
Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:23:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229964 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131547 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229964 |
identifier_str_mv |
001131547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/2/001131547.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/1/001131547.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07a0422e75a6ca3038bc5f7ebfbd1f9a dac6e61cd6dd813414428b05e3bf3d26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224613145870336 |