Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frozza, Marília de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229964
Resumo: Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais.
id UFRGS-2_55a28cf88862ae0c8642e89f246be88a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229964
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frozza, Marília de OliveiraAlbuquerque, Fernanda Carvalho de2021-09-22T04:23:17Z2021http://hdl.handle.net/10183/229964001131547Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais.This research seeks to understand how university art museums communicate their mission and museum actions using social media. The museums chosen for the case studies were the Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), linked to the Universidade de Passo Fundo (UPF), and the Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), belonging to the Universidade Federal de Pelotas (UFPel). In order to respond to the specificities and potentialities of art museums in the university context, we first raise the state of the art of research on university museums and art museums in universities, which allowed us to characterize the context of university art museums: definitions, origins, challenges, functions and paper. Next, we discuss the relevance of museological communication, situating it in relation to the presence of museums on the Internet and social networks, as well as addressing the specificities of museological communication in university museums. The analysis was developed from the identification of which subjects are most recurrent in the posts of the Fanpages timeline on Facebook of MAVRS and MALG. For the identification of the subjects present in the publications we start from the content analysis, proposed by Laurence Bardin (1977). In the final considerations, we present questions and reflections on the virtual communication of university art museums, in order to contribute to the planning and management of publications in their social networks.application/pdfporMuseu universitárioMuseu de arteMídias sociaisComunicação organizacionalUniversity museumsUniversity art museumsMuseums and social mediaDigital communication in museumsComunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131547.pdf.txt001131547.pdf.txtExtracted Texttext/plain135068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/2/001131547.pdf.txt07a0422e75a6ca3038bc5f7ebfbd1f9aMD52ORIGINAL001131547.pdfTexto completoapplication/pdf1200928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/1/001131547.pdfdac6e61cd6dd813414428b05e3bf3d26MD5110183/2299642021-10-04 04:21:16.919424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:21:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
title Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
spellingShingle Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
Frozza, Marília de Oliveira
Museu universitário
Museu de arte
Mídias sociais
Comunicação organizacional
University museums
University art museums
Museums and social media
Digital communication in museums
title_short Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
title_full Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
title_fullStr Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
title_full_unstemmed Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
title_sort Comunicação virtual em museus de arte universitários: estudos de caso do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
author Frozza, Marília de Oliveira
author_facet Frozza, Marília de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frozza, Marília de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Fernanda Carvalho de
contributor_str_mv Albuquerque, Fernanda Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Museu universitário
Museu de arte
Mídias sociais
Comunicação organizacional
topic Museu universitário
Museu de arte
Mídias sociais
Comunicação organizacional
University museums
University art museums
Museums and social media
Digital communication in museums
dc.subject.eng.fl_str_mv University museums
University art museums
Museums and social media
Digital communication in museums
description Esta pesquisa busca entender como os museus de arte universitários comunicam sua missão e suas ações museológicas utilizando as mídias sociais. Os museus escolhidos para os estudos de caso foram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF), e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A fim de que as reflexões desenvolvidas respondam às especificidades e às potencialidades dos museus de arte no contexto universitário, primeiramente levantamos o estado da arte das pesquisas sobre museus universitários e museus de arte em universidades, o que nos permitiu caracterizar o contexto dos museus de arte universitários: definições, origens, desafios, funções e papel. Em seguida, discutimos a relevância da comunicação museológica, situando-a em relação à presença dos museus na internet e nas redes sociais, assim como abordamos as especificidades da comunicação museológica nos museus universitários. A análise se desenvolveu a partir da identificação de quais assuntos são mais recorrentes nas publicações da linha do tempo das Fanpages no Facebook do MAVRS e do MALG. Para a identificação dos assuntos presentes nas publicações partimos da análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (1977). Nas considerações finais, apresentamos questões e reflexões sobre a comunicação virtual dos museus de arte universitários, a fim de contribuir para o planejamento e gestão das publicações em suas redes sociais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229964
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131547
url http://hdl.handle.net/10183/229964
identifier_str_mv 001131547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/2/001131547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229964/1/001131547.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07a0422e75a6ca3038bc5f7ebfbd1f9a
dac6e61cd6dd813414428b05e3bf3d26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613145870336