“Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230891 |
Resumo: | É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo. |
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Amaral-Rosa, Marcelo PradoFenner, Roniere dos SantosMertins, SimoneSilva, Carla Melo daGalle, Lorita Aparecida Veloso2021-10-19T04:23:11Z20211413-0416http://hdl.handle.net/10183/230891001130479É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo.The discourse of difficulty in learning in relation to the discipline of chemistry is recurrent. Thus, the objective of this text is to discuss the main aspects of the theory of didactic transposition of Yves Chevallard in the teaching of the Chemistry, aiming with this, approaches that favor understandings regarding the didactic of Chemical Science in the basic school scope. It is believed that the approach on didactic aspects, having as a “lens” the theory of didactic transposition of Yves Chevallard, presents itself as a theoretical contribution that can be of great value for teachers of the discipline of Chemistry in the face of the possibilities and difficulties encountered in the contemporary school environment.application/pdfporSignos. Lajeado, RS. Vol. 42, n. 1 (2021), p. 356-364.DidáticaQuímica : EnsinoDidactic transpositionTeachingChemistry“Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da químicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130479.pdf.txt001130479.pdf.txtExtracted Texttext/plain27351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/2/001130479.pdf.txtc4bd2ee8aa6a0c501f8cc02a2e8a9c2fMD52ORIGINAL001130479.pdfTexto completoapplication/pdf101187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/1/001130479.pdfb15c31a63a818cfd2559d5f1e5d0578bMD5110183/2308912021-11-20 05:57:03.11962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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