“Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral-Rosa, Marcelo Prado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fenner, Roniere dos Santos, Mertins, Simone, Silva, Carla Melo da, Galle, Lorita Aparecida Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230891
Resumo: É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo.
id UFRGS-2_55a81da6b7a86b8c9dffc1f8789a7927
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230891
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral-Rosa, Marcelo PradoFenner, Roniere dos SantosMertins, SimoneSilva, Carla Melo daGalle, Lorita Aparecida Veloso2021-10-19T04:23:11Z20211413-0416http://hdl.handle.net/10183/230891001130479É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo.The discourse of difficulty in learning in relation to the discipline of chemistry is recurrent. Thus, the objective of this text is to discuss the main aspects of the theory of didactic transposition of Yves Chevallard in the teaching of the Chemistry, aiming with this, approaches that favor understandings regarding the didactic of Chemical Science in the basic school scope. It is believed that the approach on didactic aspects, having as a “lens” the theory of didactic transposition of Yves Chevallard, presents itself as a theoretical contribution that can be of great value for teachers of the discipline of Chemistry in the face of the possibilities and difficulties encountered in the contemporary school environment.application/pdfporSignos. Lajeado, RS. Vol. 42, n. 1 (2021), p. 356-364.DidáticaQuímica : EnsinoDidactic transpositionTeachingChemistry“Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da químicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130479.pdf.txt001130479.pdf.txtExtracted Texttext/plain27351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/2/001130479.pdf.txtc4bd2ee8aa6a0c501f8cc02a2e8a9c2fMD52ORIGINAL001130479.pdfTexto completoapplication/pdf101187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/1/001130479.pdfb15c31a63a818cfd2559d5f1e5d0578bMD5110183/2308912021-11-20 05:57:03.11962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
title “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
spellingShingle “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
Amaral-Rosa, Marcelo Prado
Didática
Química : Ensino
Didactic transposition
Teaching
Chemistry
title_short “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
title_full “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
title_fullStr “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
title_full_unstemmed “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
title_sort “Ponte pra tudo!” : transposição didática e o ensinar da química
author Amaral-Rosa, Marcelo Prado
author_facet Amaral-Rosa, Marcelo Prado
Fenner, Roniere dos Santos
Mertins, Simone
Silva, Carla Melo da
Galle, Lorita Aparecida Veloso
author_role author
author2 Fenner, Roniere dos Santos
Mertins, Simone
Silva, Carla Melo da
Galle, Lorita Aparecida Veloso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral-Rosa, Marcelo Prado
Fenner, Roniere dos Santos
Mertins, Simone
Silva, Carla Melo da
Galle, Lorita Aparecida Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Química : Ensino
topic Didática
Química : Ensino
Didactic transposition
Teaching
Chemistry
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic transposition
Teaching
Chemistry
description É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:23:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230891
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-0416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130479
identifier_str_mv 1413-0416
001130479
url http://hdl.handle.net/10183/230891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Signos. Lajeado, RS. Vol. 42, n. 1 (2021), p. 356-364.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/2/001130479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230891/1/001130479.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4bd2ee8aa6a0c501f8cc02a2e8a9c2f
b15c31a63a818cfd2559d5f1e5d0578b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447770710933504