Motivações ao uso de tecnologia colaborativa : o caso do Waze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adornes, Gustavo Scheffel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158484
Resumo: Considerando as tendências apontadas por Simis (2015), sobre a Economia Colaborativa, especialmente o aguçado senso de comunidade e a maior oferta de acesso à tecnologia, o presente trabalho se baseia na união de três fatores chave: motivação, uso de tecnologia e tecnologia colaborativa. O objetivo relacionado se dá em identificar quais fatores servem como motivadores à colaboração em meio às tecnologias próprias para esse fim. Para tanto, utilizou-se como foco o Waze, aplicativo de monitoramento de trânsito, o qual funciona com base em informações disponibilizadas pelos próprios usuários, em especial, de forma proativa, mas prevendo apenas instigadores relacionados à gamificação. Para o desenvolvimento, foram elencados, na bibliografia relacionada, aspectos que poderiam responder à questão central do estudo, servindo de base a um roteiro de entrevistas a ser aplicado a dois distintos grupos, um de usuários comuns do Waze, porém proativos quanto ao compartilhamento, e outro a usuários editores, os quais, além da disponibilidade corriqueira de informações no aplicativo, também atuam voluntariamente em sua manutenção. Logo, este trabalho é uma pesquisa, qualitativa, híbrida entre exploratória e explicativa, por meio de levantamento (sondagem). Na prática, os resultados constataram similaridades nas percepções entre os dois perfis mencionados, porém, instigadores distintos, tendo os usuários comuns reciprocidade quanto à disponibilização de informações e os usuários editores altruísmo e empatia em relação aos demais. A pesquisa visou também constatar se o uso de um aplicativo de tecnologia colaborativa instiga à busca por novas experiências, indagação não procedente com público aqui abordado.
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