Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eliana de Fátima Borges dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199971
Resumo: Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_55e96f6c275d69318e0a552fea49ed0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199971
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Eliana de Fátima Borges dosAraújo, Mônica Ribeiro de2019-10-03T03:45:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/199971001102705Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem.This research aimed to discuss the pedagogical contribution that teacher training in the field of media brings to the students of Early Childhood Education. The information was obtained through qualitative descriptive research, which used as a data collection instrument a questionnaire. Six teachers from a Municipal School for Early Childhood Education participated in this study. Although many resources are still lacking in public schools for this theme to take effect, since the greatest challenge for teachers today is to have the technologies in the school to put into practice what they have learned. The theoretical reference sought to support the importance of continuing education and the use of media in the classroom. Through this research, it was possible to obtain relevant results, which confirm that the continuing education of teachers is necessary for the teaching and learning process.application/pdfporMídiaFormação continuadaEducação infantilMediaContinuing educationChild educationFormação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102705.pdf.txt001102705.pdf.txtExtracted Texttext/plain52660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/2/001102705.pdf.txt869f4ac69915a8680829c0b3f9a00410MD52ORIGINAL001102705.pdfTexto completoapplication/pdf404029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/1/001102705.pdf248d5fdf76e90965750174dfe164c194MD5110183/1999712019-10-04 03:48:22.64323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199971Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
title Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
spellingShingle Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
Santos, Eliana de Fátima Borges dos
Mídia
Formação continuada
Educação infantil
Media
Continuing education
Child education
title_short Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
title_full Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
title_fullStr Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
title_full_unstemmed Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
title_sort Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
author Santos, Eliana de Fátima Borges dos
author_facet Santos, Eliana de Fátima Borges dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eliana de Fátima Borges dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
contributor_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Formação continuada
Educação infantil
topic Mídia
Formação continuada
Educação infantil
Media
Continuing education
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Continuing education
Child education
description Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199971
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102705
url http://hdl.handle.net/10183/199971
identifier_str_mv 001102705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/2/001102705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/1/001102705.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 869f4ac69915a8680829c0b3f9a00410
248d5fdf76e90965750174dfe164c194
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582890258432