Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199971 |
Resumo: | Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_55e96f6c275d69318e0a552fea49ed0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199971 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Eliana de Fátima Borges dosAraújo, Mônica Ribeiro de2019-10-03T03:45:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/199971001102705Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem.This research aimed to discuss the pedagogical contribution that teacher training in the field of media brings to the students of Early Childhood Education. The information was obtained through qualitative descriptive research, which used as a data collection instrument a questionnaire. Six teachers from a Municipal School for Early Childhood Education participated in this study. Although many resources are still lacking in public schools for this theme to take effect, since the greatest challenge for teachers today is to have the technologies in the school to put into practice what they have learned. The theoretical reference sought to support the importance of continuing education and the use of media in the classroom. Through this research, it was possible to obtain relevant results, which confirm that the continuing education of teachers is necessary for the teaching and learning process.application/pdfporMídiaFormação continuadaEducação infantilMediaContinuing educationChild educationFormação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102705.pdf.txt001102705.pdf.txtExtracted Texttext/plain52660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/2/001102705.pdf.txt869f4ac69915a8680829c0b3f9a00410MD52ORIGINAL001102705.pdfTexto completoapplication/pdf404029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/1/001102705.pdf248d5fdf76e90965750174dfe164c194MD5110183/1999712019-10-04 03:48:22.64323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199971Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
title |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
spellingShingle |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil Santos, Eliana de Fátima Borges dos Mídia Formação continuada Educação infantil Media Continuing education Child education |
title_short |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
title_full |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
title_fullStr |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
title_sort |
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil |
author |
Santos, Eliana de Fátima Borges dos |
author_facet |
Santos, Eliana de Fátima Borges dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eliana de Fátima Borges dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Mônica Ribeiro de |
contributor_str_mv |
Araújo, Mônica Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Formação continuada Educação infantil |
topic |
Mídia Formação continuada Educação infantil Media Continuing education Child education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Continuing education Child education |
description |
Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário. Participaram desta pesquisa seis professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Apesar de ainda faltar muitos recursos nas escolas públicas para que essa temática seja efetivada, visto que, o maior desafio dos professores na atualidade é ter na escola as tecnologias para pôr em prática o que aprenderam. O referencial teórico buscou fundamentar sobre a importância da formação continuada e a utilização das mídias nas salas de aulas. Através dessa pesquisa, foi possível obter resultados relevantes, que confirmam que a formação continuada dos professores é necessária para o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199971 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102705 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199971 |
identifier_str_mv |
001102705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/2/001102705.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199971/1/001102705.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
869f4ac69915a8680829c0b3f9a00410 248d5fdf76e90965750174dfe164c194 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251861897216 |