Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203235 |
Resumo: | A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade. |
id |
UFRGS-2_6d47d10eb45f4b2fd4cfaf3cd79790f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203235 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Stella KunrathAmaral, Caroline Bohrer do2019-12-19T04:01:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/203235001108927A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade.The offer of Distance Education has grown significantly in recent years. This possibility of integrating a formed group virtually covers several levels of education, from professional courses to post-graduate courses. The objective of this work is to analyze how distance courses contribute to the continuing education of teachers of Early Childhood Education. Throughout the text, we highlight the possibilities and also the difficulties that were found during the accomplishment of courses of EAD by the participants of the research when they were students of these courses. A qualitative approach was adopted as a research method, based on a case study, and the data were collected based on a questionnaire composed of objective and descriptive questions. In the analysis of the results, one of the positive points highlighted by the participants is the fact that they choose distance courses for the possibility of maintaining contact with activities in any place and of administering the own time of study, trying to respect the schedule established by the course. In contrast, the lack of interaction between teacher, student and tutor were pointed out as one of the difficulties faced by the interviewees. In relation to the acquired knowledge, during the realization of the Continuous Formations, the contents were applied in their pedagogical practices. Finally, in the final considerations it is pointed out that the educator needs to carry out continuous training, but, above all, it must be of quality.application/pdfporEnsino a distânciaFormação continuadaProfessoresEducação infantilDistance EducationContinuing educationTeachersChild educationFormação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108927.pdf.txt001108927.pdf.txtExtracted Texttext/plain53336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/2/001108927.pdf.txta0517ef3261b178cb341c6f3dcdb87eeMD52ORIGINAL001108927.pdfTexto completoapplication/pdf185516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/1/001108927.pdf7ad2d29e70a089571a6a1ff451334da2MD5110183/2032352021-12-06 05:40:06.189908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203235Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
title |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
spellingShingle |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância Machado, Stella Kunrath Ensino a distância Formação continuada Professores Educação infantil Distance Education Continuing education Teachers Child education |
title_short |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
title_full |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
title_fullStr |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
title_sort |
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância |
author |
Machado, Stella Kunrath |
author_facet |
Machado, Stella Kunrath |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Stella Kunrath |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
contributor_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Formação continuada Professores Educação infantil |
topic |
Ensino a distância Formação continuada Professores Educação infantil Distance Education Continuing education Teachers Child education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Continuing education Teachers Child education |
description |
A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T04:01:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203235 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108927 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203235 |
identifier_str_mv |
001108927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/2/001108927.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/1/001108927.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0517ef3261b178cb341c6f3dcdb87ee 7ad2d29e70a089571a6a1ff451334da2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447257769574400 |