Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Stella Kunrath
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203235
Resumo: A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade.
id UFRGS-2_6d47d10eb45f4b2fd4cfaf3cd79790f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203235
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Stella KunrathAmaral, Caroline Bohrer do2019-12-19T04:01:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/203235001108927A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade.The offer of Distance Education has grown significantly in recent years. This possibility of integrating a formed group virtually covers several levels of education, from professional courses to post-graduate courses. The objective of this work is to analyze how distance courses contribute to the continuing education of teachers of Early Childhood Education. Throughout the text, we highlight the possibilities and also the difficulties that were found during the accomplishment of courses of EAD by the participants of the research when they were students of these courses. A qualitative approach was adopted as a research method, based on a case study, and the data were collected based on a questionnaire composed of objective and descriptive questions. In the analysis of the results, one of the positive points highlighted by the participants is the fact that they choose distance courses for the possibility of maintaining contact with activities in any place and of administering the own time of study, trying to respect the schedule established by the course. In contrast, the lack of interaction between teacher, student and tutor were pointed out as one of the difficulties faced by the interviewees. In relation to the acquired knowledge, during the realization of the Continuous Formations, the contents were applied in their pedagogical practices. Finally, in the final considerations it is pointed out that the educator needs to carry out continuous training, but, above all, it must be of quality.application/pdfporEnsino a distânciaFormação continuadaProfessoresEducação infantilDistance EducationContinuing educationTeachersChild educationFormação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108927.pdf.txt001108927.pdf.txtExtracted Texttext/plain53336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/2/001108927.pdf.txta0517ef3261b178cb341c6f3dcdb87eeMD52ORIGINAL001108927.pdfTexto completoapplication/pdf185516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/1/001108927.pdf7ad2d29e70a089571a6a1ff451334da2MD5110183/2032352021-12-06 05:40:06.189908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203235Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
title Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
spellingShingle Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
Machado, Stella Kunrath
Ensino a distância
Formação continuada
Professores
Educação infantil
Distance Education
Continuing education
Teachers
Child education
title_short Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
title_full Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
title_fullStr Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
title_sort Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
author Machado, Stella Kunrath
author_facet Machado, Stella Kunrath
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Stella Kunrath
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
contributor_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação continuada
Professores
Educação infantil
topic Ensino a distância
Formação continuada
Professores
Educação infantil
Distance Education
Continuing education
Teachers
Child education
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Continuing education
Teachers
Child education
description A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até cursos em nível de Pósgraduação. O objetivo deste trabalho é analisar como os cursos a distância contribuem para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Ao longo do texto, destacam-se as possibilidades e também as dificuldades que foram encontradas durante a realização de cursos de EAD pelas participantes da pesquisa quando foram alunas desses cursos. Foi adotado como método de pesquisa uma abordagem qualitativa, com base em estudo de caso, sendo que os dados foram levantados a partir de um questionário composto por questões objetivas e descritivas. Na análise dos resultados, um dos pontos positivos destacados pelas participantes é o fato de escolherem cursos a distância pela possibilidade de manter contato com atividades em qualquer lugar e de administrar o próprio tempo de estudo, procurando respeitar o cronograma estabelecido pelo curso. Em contrapartida, a falta de interação entre professor, aluno e tutor foram apontadas como uma das dificuldades enfrentadas pelas entrevistadas. Em relação aos conhecimentos adquiridos, durante a realização das Formações continuadas, os conteúdos foram aplicados nas suas práticas pedagógicas. Por fim, nas considerações finais é apontado que o educador necessita realizar formação continuada, mas, sobretudo, é necessário que esta seja de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T04:01:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203235
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108927
url http://hdl.handle.net/10183/203235
identifier_str_mv 001108927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/2/001108927.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203235/1/001108927.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0517ef3261b178cb341c6f3dcdb87ee
7ad2d29e70a089571a6a1ff451334da2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447257769574400