Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267135 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado. |
id |
UFRGS-2_560073567493bc0b598a5cda0c282673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267135 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camini, Patrícia2023-11-17T03:21:42Z20231980-9026http://hdl.handle.net/10183/267135001185645Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado.This article aims to discuss the experience of developing the rotation stations methodology in teacher training at the Bachelor in Pedagogy from UFRGS and at the LÁPIS project conducted at the same university. For this purpose, an epistemological panorama is drawn to situate the need for the teacher’s training to challenge the pedagogical imagination to produce new classes possibilities for literacy. As a theoretical framework, contributions from the fields of Teacher Training and Literacy are used. We analyzed reports from teachers who participated in the experience under analysis. Teacher reports highlighted the positive effects of pedagogical practice with rotation stations on engagement and collaboration among children, even for those underperforming.Este artículo tiene como objetivo discutir la experiencia de desarrollo de la metodología activa estaciones de aprendizaje en la formación de docentes en la Licenciatura en Pedagogía de la UFRGS y en el proyecto LÁPIS - Laboratorio de Alfabetización, en la misma instituición. Para ello, presentamos un panorama epistemológico que sitúa la necesidad de la formación docente desafiar la imaginación pedagógica para producir nuevas posibilidades de clase para la alfabetización. Como marco teórico, utilizamos aportes desde los campos de la Formación Docente y la Alfabetización. Se analizaron relatos de maestras que participaron de la experiencia bajo análisis. Los informes de las maestras destacaron los efectos positivos de la práctica pedagógica con estaciones de aprendizaje en el compromiso y la colaboración entre los niños, incluso para aquellos con un rendimiento inferior al esperado.application/pdfporRevista Linha Mestra. Campinas, SP. Vol. 17, n. 50 (maio/ago. 2023), p. 158-172Formação de professoresAlfabetizaçãoPrática pedagógicaTeaching initial reading and writingRotation stationsActive methodologiesAlfabetizaciónEstaciones de aprendizajeMetodologías activasRotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docenteRotation stations in the teaching initial reading and writing : challenging the pedagogical imagination in teacher trainingEstaciones de aprendizaje en alfabetización : desafiar a la imaginación pedagógica en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185645.pdf.txt001185645.pdf.txtExtracted Texttext/plain42975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/2/001185645.pdf.txtf31c526291f1e9788951262a81718bddMD52ORIGINAL001185645.pdfTexto completoapplication/pdf182359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/1/001185645.pdf246b50d53e53f26b25b37982cd0482b8MD5110183/2671352023-11-18 04:24:37.58163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:24:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Rotation stations in the teaching initial reading and writing : challenging the pedagogical imagination in teacher training |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estaciones de aprendizaje en alfabetización : desafiar a la imaginación pedagógica en la formación docente |
title |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
spellingShingle |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente Camini, Patrícia Formação de professores Alfabetização Prática pedagógica Teaching initial reading and writing Rotation stations Active methodologies Alfabetización Estaciones de aprendizaje Metodologías activas |
title_short |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
title_full |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
title_fullStr |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
title_full_unstemmed |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
title_sort |
Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente |
author |
Camini, Patrícia |
author_facet |
Camini, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camini, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Alfabetização Prática pedagógica |
topic |
Formação de professores Alfabetização Prática pedagógica Teaching initial reading and writing Rotation stations Active methodologies Alfabetización Estaciones de aprendizaje Metodologías activas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching initial reading and writing Rotation stations Active methodologies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Alfabetización Estaciones de aprendizaje Metodologías activas |
description |
Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-17T03:21:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267135 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-9026 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001185645 |
identifier_str_mv |
1980-9026 001185645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Linha Mestra. Campinas, SP. Vol. 17, n. 50 (maio/ago. 2023), p. 158-172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/2/001185645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/1/001185645.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31c526291f1e9788951262a81718bdd 246b50d53e53f26b25b37982cd0482b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225103979053056 |