Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camini, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267135
Resumo: Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado.
id UFRGS-2_560073567493bc0b598a5cda0c282673
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267135
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camini, Patrícia2023-11-17T03:21:42Z20231980-9026http://hdl.handle.net/10183/267135001185645Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado.This article aims to discuss the experience of developing the rotation stations methodology in teacher training at the Bachelor in Pedagogy from UFRGS and at the LÁPIS project conducted at the same university. For this purpose, an epistemological panorama is drawn to situate the need for the teacher’s training to challenge the pedagogical imagination to produce new classes possibilities for literacy. As a theoretical framework, contributions from the fields of Teacher Training and Literacy are used. We analyzed reports from teachers who participated in the experience under analysis. Teacher reports highlighted the positive effects of pedagogical practice with rotation stations on engagement and collaboration among children, even for those underperforming.Este artículo tiene como objetivo discutir la experiencia de desarrollo de la metodología activa estaciones de aprendizaje en la formación de docentes en la Licenciatura en Pedagogía de la UFRGS y en el proyecto LÁPIS - Laboratorio de Alfabetización, en la misma instituición. Para ello, presentamos un panorama epistemológico que sitúa la necesidad de la formación docente desafiar la imaginación pedagógica para producir nuevas posibilidades de clase para la alfabetización. Como marco teórico, utilizamos aportes desde los campos de la Formación Docente y la Alfabetización. Se analizaron relatos de maestras que participaron de la experiencia bajo análisis. Los informes de las maestras destacaron los efectos positivos de la práctica pedagógica con estaciones de aprendizaje en el compromiso y la colaboración entre los niños, incluso para aquellos con un rendimiento inferior al esperado.application/pdfporRevista Linha Mestra. Campinas, SP. Vol. 17, n. 50 (maio/ago. 2023), p. 158-172Formação de professoresAlfabetizaçãoPrática pedagógicaTeaching initial reading and writingRotation stationsActive methodologiesAlfabetizaciónEstaciones de aprendizajeMetodologías activasRotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docenteRotation stations in the teaching initial reading and writing : challenging the pedagogical imagination in teacher trainingEstaciones de aprendizaje en alfabetización : desafiar a la imaginación pedagógica en la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185645.pdf.txt001185645.pdf.txtExtracted Texttext/plain42975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/2/001185645.pdf.txtf31c526291f1e9788951262a81718bddMD52ORIGINAL001185645.pdfTexto completoapplication/pdf182359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/1/001185645.pdf246b50d53e53f26b25b37982cd0482b8MD5110183/2671352023-11-18 04:24:37.58163oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:24:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rotation stations in the teaching initial reading and writing : challenging the pedagogical imagination in teacher training
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estaciones de aprendizaje en alfabetización : desafiar a la imaginación pedagógica en la formación docente
title Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
spellingShingle Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
Camini, Patrícia
Formação de professores
Alfabetização
Prática pedagógica
Teaching initial reading and writing
Rotation stations
Active methodologies
Alfabetización
Estaciones de aprendizaje
Metodologías activas
title_short Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
title_full Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
title_fullStr Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
title_full_unstemmed Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
title_sort Rotação por estações na alfabetização : desafiar a imaginação pedagógica na formação docente
author Camini, Patrícia
author_facet Camini, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Alfabetização
Prática pedagógica
topic Formação de professores
Alfabetização
Prática pedagógica
Teaching initial reading and writing
Rotation stations
Active methodologies
Alfabetización
Estaciones de aprendizaje
Metodologías activas
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching initial reading and writing
Rotation stations
Active methodologies
dc.subject.spa.fl_str_mv Alfabetización
Estaciones de aprendizaje
Metodologías activas
description Este artigo objetiva discutir a experiência de desenvolvimento da metodologia ativa rotação por estações na formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e no projeto LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na mesma universidade. Para esse fim, é traçado um panorama epistemológico que situa a necessidade de a formação docente desafiar a imaginação pedagógica para produzir novas possibilidades de aula para a alfabetização. Como referencial teórico, são utilizadas contribuições dos campos da Formação Docente e da Alfabetização. Analisam-se relatos de docentes que participaram da experiência em análise. As docentes destacaram efeitos positivos da prática pedagógica utilizando rotação por estações no engajamento e na colaboração entre crianças, inclusive para aquelas com desempenho mais distante do esperado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T03:21:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267135
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-9026
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185645
identifier_str_mv 1980-9026
001185645
url http://hdl.handle.net/10183/267135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Linha Mestra. Campinas, SP. Vol. 17, n. 50 (maio/ago. 2023), p. 158-172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/2/001185645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267135/1/001185645.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f31c526291f1e9788951262a81718bdd
246b50d53e53f26b25b37982cd0482b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225103979053056