Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Probst, Gabriela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132947
Resumo: O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - está inserido em uma doutrina de proteção integral, que por sua vez tem seu alicerce na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que ocorreu no ano de 1989. Tal fato permite ao ECA uma diferenciação das legislações anteriores no que diz respeito ao tratamento dado a crianças e adolescentes. Apesar de termos como proposta no ECA seis indicações de medidas socioeducativas para a “responsabilização” dos adolescentes, em muitos casos somente a sexta, que trata da internação, tem por certa sua efetividade. Já que é a medida modelo, origem de todas as outras. A única presente desde o Código de Mello matos e que jamais fora desativada. Quando falamos em medida socioeducativa pensamos diretamente em responsabilização do adolescente. Que responsabilização seria essa? O que entendemos por responsabilização desse adolescente? Se pensarmos em redução da maioridade penal, no que pensamos? Em punição? O que nos impediria de reduzir a maioridade penal? O que há de gasto no discurso que defende a “não redução”? O que há no discurso da redução da maioridade penal? A cartografia em questão não tem a pretensão de trazer respostas ou mesmo esgotar o tema, mas sim de abrir possibilidades, abrir uma problemática.
id UFRGS-2_5628650c9bb25797f241617e77b16638
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Probst, GabrielaSilva, Édio Raniere da2016-02-26T02:05:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/132947000980534O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - está inserido em uma doutrina de proteção integral, que por sua vez tem seu alicerce na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que ocorreu no ano de 1989. Tal fato permite ao ECA uma diferenciação das legislações anteriores no que diz respeito ao tratamento dado a crianças e adolescentes. Apesar de termos como proposta no ECA seis indicações de medidas socioeducativas para a “responsabilização” dos adolescentes, em muitos casos somente a sexta, que trata da internação, tem por certa sua efetividade. Já que é a medida modelo, origem de todas as outras. A única presente desde o Código de Mello matos e que jamais fora desativada. Quando falamos em medida socioeducativa pensamos diretamente em responsabilização do adolescente. Que responsabilização seria essa? O que entendemos por responsabilização desse adolescente? Se pensarmos em redução da maioridade penal, no que pensamos? Em punição? O que nos impediria de reduzir a maioridade penal? O que há de gasto no discurso que defende a “não redução”? O que há no discurso da redução da maioridade penal? A cartografia em questão não tem a pretensão de trazer respostas ou mesmo esgotar o tema, mas sim de abrir possibilidades, abrir uma problemática.The Child and Youth Statute (ECA) is part of a doctrine of full protection, which in turn, lays its foundation in the International Convention on the Rights of the Child adopted by the United Nations General Assembly that was held in 1989. Such fact allows ECA to be different from previous legislations regarding the treatment of children and adolescents. ECA proposes six social and educational measures to ensure the accountability of the adolescents; however the sixth one, concerning internment, is the mostly used, since it is considered the model, which gave origin to the other measures. The only one present since Mello Matos Code and that was never inactivated. When we talk about socio-educational measures we think directly in adolescent accountability. That accountability is that? What we mean by accountability that teenager? If we think of lowering the penal age, what we think? In punishment? What would prevent us to reduce the legal age? What is spent on speech that advocates "no reduction"? What's in the discourse of reduction of legal age? This cartography doesn’t intend to come up with responses or even exhaust the topic, but rather open up possibilities, to expose a problematic. We don’t conclude here an experience; we are instigating the possibility to move further.application/pdfporMedidas socioeducativasAdolescente em conflito com a leiCartografiaSocial and educational measuresAccountabilityAdolescents in conflict with the lawEntre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RSespecializaçãoCurso de Especialização em Instituições em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980534.pdf000980534.pdfTexto completoapplication/pdf844762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/1/000980534.pdfced278471d79b9ef3f13b2ac0bbb0914MD51TEXT000980534.pdf.txt000980534.pdf.txtExtracted Texttext/plain78511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/2/000980534.pdf.txt238d1040f9f7181978795e53e23e06b5MD52THUMBNAIL000980534.pdf.jpg000980534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/3/000980534.pdf.jpga008b4ccd5cf7cad1463b01a66453d41MD5310183/1329472018-10-26 09:47:41.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:47:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
title Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
spellingShingle Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
Probst, Gabriela
Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Cartografia
Social and educational measures
Accountability
Adolescents in conflict with the law
title_short Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
title_full Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
title_fullStr Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
title_full_unstemmed Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
title_sort Entre cartas, grafites e um rio : uma experiência socioeducativa
author Probst, Gabriela
author_facet Probst, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Probst, Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Édio Raniere da
contributor_str_mv Silva, Édio Raniere da
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Cartografia
topic Medidas socioeducativas
Adolescente em conflito com a lei
Cartografia
Social and educational measures
Accountability
Adolescents in conflict with the law
dc.subject.eng.fl_str_mv Social and educational measures
Accountability
Adolescents in conflict with the law
description O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - está inserido em uma doutrina de proteção integral, que por sua vez tem seu alicerce na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que ocorreu no ano de 1989. Tal fato permite ao ECA uma diferenciação das legislações anteriores no que diz respeito ao tratamento dado a crianças e adolescentes. Apesar de termos como proposta no ECA seis indicações de medidas socioeducativas para a “responsabilização” dos adolescentes, em muitos casos somente a sexta, que trata da internação, tem por certa sua efetividade. Já que é a medida modelo, origem de todas as outras. A única presente desde o Código de Mello matos e que jamais fora desativada. Quando falamos em medida socioeducativa pensamos diretamente em responsabilização do adolescente. Que responsabilização seria essa? O que entendemos por responsabilização desse adolescente? Se pensarmos em redução da maioridade penal, no que pensamos? Em punição? O que nos impediria de reduzir a maioridade penal? O que há de gasto no discurso que defende a “não redução”? O que há no discurso da redução da maioridade penal? A cartografia em questão não tem a pretensão de trazer respostas ou mesmo esgotar o tema, mas sim de abrir possibilidades, abrir uma problemática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-26T02:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980534
url http://hdl.handle.net/10183/132947
identifier_str_mv 000980534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/1/000980534.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/2/000980534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132947/3/000980534.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ced278471d79b9ef3f13b2ac0bbb0914
238d1040f9f7181978795e53e23e06b5
a008b4ccd5cf7cad1463b01a66453d41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447162011516928