Os sete pilares da técnica pianística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257537 |
Resumo: | A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicação |
id |
UFRGS-2_56eca1280654d2f6d1af5620092ae0f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257537 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Laura BoaventuraGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2023-04-27T03:32:06Z20212525-5304http://hdl.handle.net/10183/257537001166051A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicaçãoPiano technique has been widely discussed, and yet we are frequently confronted with outmoded beliefs concerning its dependence on factors such as natural talent, repetitive effort or hand size. The perpetuation of these antiquated notions can culminate in pain, injury, emotional problems, and even the definitive interruption of any artistic activity. This article aims to analyze and systematize approaches that strive for a healthy, rational and musical ways of thinking piano technique and categorize them into seven pillars: body posture, movement coordination, arm functions, including semi-circular and rotational movements, lateral displacement on the keyboard and note grouping for enhanced cognition and technical mastery. It is concluded that, despite of small disagreements between the authors, there is a convergence in the search of pianistic efficacy through physical well-being, translated into the development of body awareness and, consequently, in the quality and variety of sound. The categorization of the pillars, in turn, promotes easier access to the analyzed concepts and allows greater efficiency in their applicationapplication/pdfporOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 1 (2021), p. 1-34Tecnica pianisticaSaúdeMovimentoConsciência corporalPiano techniqueCategories of healthy and efficient movementsCorporal conscienceOs sete pilares da técnica pianísticaSeven pillars of the piano technique info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166051.pdf.txt001166051.pdf.txtExtracted Texttext/plain95171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/2/001166051.pdf.txt6428c94813d67e7f81648df8e55dbc8bMD52ORIGINAL001166051.pdfTexto completoapplication/pdf1536328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/1/001166051.pdfab9f8fec167b175f8c96070ce1c8d166MD5110183/2575372023-04-28 03:56:18.358924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:56:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sete pilares da técnica pianística |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Seven pillars of the piano technique |
title |
Os sete pilares da técnica pianística |
spellingShingle |
Os sete pilares da técnica pianística Melo, Laura Boaventura Tecnica pianistica Saúde Movimento Consciência corporal Piano technique Categories of healthy and efficient movements Corporal conscience |
title_short |
Os sete pilares da técnica pianística |
title_full |
Os sete pilares da técnica pianística |
title_fullStr |
Os sete pilares da técnica pianística |
title_full_unstemmed |
Os sete pilares da técnica pianística |
title_sort |
Os sete pilares da técnica pianística |
author |
Melo, Laura Boaventura |
author_facet |
Melo, Laura Boaventura Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
author_role |
author |
author2 |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Laura Boaventura Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnica pianistica Saúde Movimento Consciência corporal |
topic |
Tecnica pianistica Saúde Movimento Consciência corporal Piano technique Categories of healthy and efficient movements Corporal conscience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Piano technique Categories of healthy and efficient movements Corporal conscience |
description |
A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicação |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-27T03:32:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257537 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-5304 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166051 |
identifier_str_mv |
2525-5304 001166051 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 1 (2021), p. 1-34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/2/001166051.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/1/001166051.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6428c94813d67e7f81648df8e55dbc8b ab9f8fec167b175f8c96070ce1c8d166 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447826878955520 |