Os sete pilares da técnica pianística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Laura Boaventura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257537
Resumo: A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicação
id UFRGS-2_56eca1280654d2f6d1af5620092ae0f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257537
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Laura BoaventuraGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2023-04-27T03:32:06Z20212525-5304http://hdl.handle.net/10183/257537001166051A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicaçãoPiano technique has been widely discussed, and yet we are frequently confronted with outmoded beliefs concerning its dependence on factors such as natural talent, repetitive effort or hand size. The perpetuation of these antiquated notions can culminate in pain, injury, emotional problems, and even the definitive interruption of any artistic activity. This article aims to analyze and systematize approaches that strive for a healthy, rational and musical ways of thinking piano technique and categorize them into seven pillars: body posture, movement coordination, arm functions, including semi-circular and rotational movements, lateral displacement on the keyboard and note grouping for enhanced cognition and technical mastery. It is concluded that, despite of small disagreements between the authors, there is a convergence in the search of pianistic efficacy through physical well-being, translated into the development of body awareness and, consequently, in the quality and variety of sound. The categorization of the pillars, in turn, promotes easier access to the analyzed concepts and allows greater efficiency in their applicationapplication/pdfporOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 1 (2021), p. 1-34Tecnica pianisticaSaúdeMovimentoConsciência corporalPiano techniqueCategories of healthy and efficient movementsCorporal conscienceOs sete pilares da técnica pianísticaSeven pillars of the piano technique info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166051.pdf.txt001166051.pdf.txtExtracted Texttext/plain95171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/2/001166051.pdf.txt6428c94813d67e7f81648df8e55dbc8bMD52ORIGINAL001166051.pdfTexto completoapplication/pdf1536328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/1/001166051.pdfab9f8fec167b175f8c96070ce1c8d166MD5110183/2575372023-04-28 03:56:18.358924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:56:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sete pilares da técnica pianística
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Seven pillars of the piano technique
title Os sete pilares da técnica pianística
spellingShingle Os sete pilares da técnica pianística
Melo, Laura Boaventura
Tecnica pianistica
Saúde
Movimento
Consciência corporal
Piano technique
Categories of healthy and efficient movements
Corporal conscience
title_short Os sete pilares da técnica pianística
title_full Os sete pilares da técnica pianística
title_fullStr Os sete pilares da técnica pianística
title_full_unstemmed Os sete pilares da técnica pianística
title_sort Os sete pilares da técnica pianística
author Melo, Laura Boaventura
author_facet Melo, Laura Boaventura
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
author_role author
author2 Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Laura Boaventura
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnica pianistica
Saúde
Movimento
Consciência corporal
topic Tecnica pianistica
Saúde
Movimento
Consciência corporal
Piano technique
Categories of healthy and efficient movements
Corporal conscience
dc.subject.eng.fl_str_mv Piano technique
Categories of healthy and efficient movements
Corporal conscience
description A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui-se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicação
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T03:32:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257537
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-5304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166051
identifier_str_mv 2525-5304
001166051
url http://hdl.handle.net/10183/257537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Orfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 1 (2021), p. 1-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/2/001166051.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257537/1/001166051.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6428c94813d67e7f81648df8e55dbc8b
ab9f8fec167b175f8c96070ce1c8d166
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447826878955520