As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falabella, Alejandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Daniela de Oliveira, Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261791
Resumo: Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes.
id UFRGS-2_57159bebbb9ad2f1c08630b6129345a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261791
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Falabella, AlejandraPires, Daniela de OliveiraPeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:48:14Z20191982-5587http://hdl.handle.net/10183/261791001168991Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes.This paper examines different forms of privatization in the case of Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education. The historical period defined for the study corresponds to the dictatorial regimes of both countries and the so-called “transitional phase”, which presupposes policies for justice, reparation and reform of political institutions. The methodology used for the study was a bibliographic review. Considering the specificities of each country, it analyses the advances, limits and possibilities in the strengthening of the role of the state in the promotion of public education, and the degree of democratic maturity and the extension of privatization.Este artículo presenta elementos para el debate sobre las formas de privatización en Brasil y Chile, y las consecuencias para la democratización de la educación pública. El período histórico definido para el estudio corresponde al final de los estadios dictatoriales y la construcción de la llamada justicia de transición, lo que presupone, la formulación de políticas de verdad, justicia y reparación, y reforma de las instituciones políticas. La metodología utilizada para el desarrollo del estudio fue el análisis bibliográfico. Considerando las especificidades de cada realidad estatal analizada, se buscó constatar los avances, límites y posibilidades en el fortalecimiento del papel del Estado en la promoción de la educació pública, considerando el nivel de maduración democrático y el fortalecimiento de las estrategias de privatización.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 3 (out. 2019), p. 1813-1828PrivatizaçãoRelação público-privadoEnsino públicoDictatorshipDemocratic transitionPublic educationPrivatizaciónDictaduraTransición democráticaEducación públicaPrivatizationAs formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação públicaLos modos de privatización en Brasil y Chile y las implicancias para la democratización de la educación pública The forms of privatization in Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168991.pdf.txt001168991.pdf.txtExtracted Texttext/plain47668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/3/001168991.pdf.txtc37d6dc10f01475cfcc326eb2304f2b7MD53001168991-02.pdf.txt001168991-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain48698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/4/001168991-02.pdf.txt9eae2fb1cb84f876a7b77d9eeef4120eMD54ORIGINAL001168991.pdfTexto completoapplication/pdf214952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/1/001168991.pdf6fbe058c600d611e6e0f5e358a07e9e3MD51001168991-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf255966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/2/001168991-02.pdf087b7a3afbb14f1f2051457f12d1d835MD5210183/2617912023-07-06 03:53:21.676133oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261791Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los modos de privatización en Brasil y Chile y las implicancias para la democratización de la educación pública
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The forms of privatization in Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education
title As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
spellingShingle As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
Falabella, Alejandra
Privatização
Relação público-privado
Ensino público
Dictatorship
Democratic transition
Public education
Privatización
Dictadura
Transición democrática
Educación pública
Privatization
title_short As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
title_full As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
title_fullStr As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
title_full_unstemmed As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
title_sort As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
author Falabella, Alejandra
author_facet Falabella, Alejandra
Pires, Daniela de Oliveira
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Pires, Daniela de Oliveira
Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falabella, Alejandra
Pires, Daniela de Oliveira
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Privatização
Relação público-privado
Ensino público
topic Privatização
Relação público-privado
Ensino público
Dictatorship
Democratic transition
Public education
Privatización
Dictadura
Transición democrática
Educación pública
Privatization
dc.subject.eng.fl_str_mv Dictatorship
Democratic transition
Public education
dc.subject.spa.fl_str_mv Privatización
Dictadura
Transición democrática
Educación pública
Privatization
description Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:48:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261791
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168991
identifier_str_mv 1982-5587
001168991
url http://hdl.handle.net/10183/261791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 3 (out. 2019), p. 1813-1828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/3/001168991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/4/001168991-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/1/001168991.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/2/001168991-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c37d6dc10f01475cfcc326eb2304f2b7
9eae2fb1cb84f876a7b77d9eeef4120e
6fbe058c600d611e6e0f5e358a07e9e3
087b7a3afbb14f1f2051457f12d1d835
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091131899904