As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261791 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes. |
id |
UFRGS-2_57159bebbb9ad2f1c08630b6129345a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261791 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Falabella, AlejandraPires, Daniela de OliveiraPeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:48:14Z20191982-5587http://hdl.handle.net/10183/261791001168991Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes.This paper examines different forms of privatization in the case of Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education. The historical period defined for the study corresponds to the dictatorial regimes of both countries and the so-called “transitional phase”, which presupposes policies for justice, reparation and reform of political institutions. The methodology used for the study was a bibliographic review. Considering the specificities of each country, it analyses the advances, limits and possibilities in the strengthening of the role of the state in the promotion of public education, and the degree of democratic maturity and the extension of privatization.Este artículo presenta elementos para el debate sobre las formas de privatización en Brasil y Chile, y las consecuencias para la democratización de la educación pública. El período histórico definido para el estudio corresponde al final de los estadios dictatoriales y la construcción de la llamada justicia de transición, lo que presupone, la formulación de políticas de verdad, justicia y reparación, y reforma de las instituciones políticas. La metodología utilizada para el desarrollo del estudio fue el análisis bibliográfico. Considerando las especificidades de cada realidad estatal analizada, se buscó constatar los avances, límites y posibilidades en el fortalecimiento del papel del Estado en la promoción de la educació pública, considerando el nivel de maduración democrático y el fortalecimiento de las estrategias de privatización.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 3 (out. 2019), p. 1813-1828PrivatizaçãoRelação público-privadoEnsino públicoDictatorshipDemocratic transitionPublic educationPrivatizaciónDictaduraTransición democráticaEducación públicaPrivatizationAs formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação públicaLos modos de privatización en Brasil y Chile y las implicancias para la democratización de la educación pública The forms of privatization in Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168991.pdf.txt001168991.pdf.txtExtracted Texttext/plain47668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/3/001168991.pdf.txtc37d6dc10f01475cfcc326eb2304f2b7MD53001168991-02.pdf.txt001168991-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain48698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/4/001168991-02.pdf.txt9eae2fb1cb84f876a7b77d9eeef4120eMD54ORIGINAL001168991.pdfTexto completoapplication/pdf214952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/1/001168991.pdf6fbe058c600d611e6e0f5e358a07e9e3MD51001168991-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf255966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/2/001168991-02.pdf087b7a3afbb14f1f2051457f12d1d835MD5210183/2617912023-07-06 03:53:21.676133oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261791Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los modos de privatización en Brasil y Chile y las implicancias para la democratización de la educación pública |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The forms of privatization in Brazil and Chile and the implications for the democratization of public education |
title |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
spellingShingle |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública Falabella, Alejandra Privatização Relação público-privado Ensino público Dictatorship Democratic transition Public education Privatización Dictadura Transición democrática Educación pública Privatization |
title_short |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
title_full |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
title_fullStr |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
title_full_unstemmed |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
title_sort |
As formas de privatização no Brasil e no Chile e as implicações para a democratização da educação pública |
author |
Falabella, Alejandra |
author_facet |
Falabella, Alejandra Pires, Daniela de Oliveira Peroni, Vera Maria Vidal |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Daniela de Oliveira Peroni, Vera Maria Vidal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falabella, Alejandra Pires, Daniela de Oliveira Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Privatização Relação público-privado Ensino público |
topic |
Privatização Relação público-privado Ensino público Dictatorship Democratic transition Public education Privatización Dictadura Transición democrática Educación pública Privatization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dictatorship Democratic transition Public education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Privatización Dictadura Transición democrática Educación pública Privatization |
description |
Este artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre as formas de implementação dos processos de privatização no Brasil e no Chile e as consequências para a democratização da educação pública. O período histórico definido para o estudo corresponde aofinal dos estágios ditatoriais e àconstrução da chamada justiça de transição, o que pressupõea formulação de políticas de memória e verdade, justiça, reparação e a reforma das instituições políticas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica. Considerando as especificidades de cada realidade estatal ora analisada, buscou-se constatar os avanços, limites e possibilidades no fortalecimento do papel do estado na promoção da educação pública, considerando o nível deamadurecimento democrático e o fortalecimento das estratégias privatizantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T03:48:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261791 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168991 |
identifier_str_mv |
1982-5587 001168991 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 3 (out. 2019), p. 1813-1828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/3/001168991.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/4/001168991-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/1/001168991.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261791/2/001168991-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c37d6dc10f01475cfcc326eb2304f2b7 9eae2fb1cb84f876a7b77d9eeef4120e 6fbe058c600d611e6e0f5e358a07e9e3 087b7a3afbb14f1f2051457f12d1d835 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225091131899904 |