A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remedi, Dênira Marizlene Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248525
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERLIJ na implementação dos currículos. Discute as estratégias disponíveis para incentivar o gosto pela leitura. A abordagem da pesquisa é qualitativa, dando ênfase aos significados atribuídos pelos sujeitos à participação na experiência, sob a forma de um estudo de caso. Apresenta depoimentos dos professores e alunos das escolas e a análise de conteúdo dos relatórios gráfico visuais produzidos pelos alunos atendidos pelo Projeto. Conclui que os resultados obtidos pelo Projeto Arte de Ler para a inserção da leitura na vida dos alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre foram eficazes para desencadear o gosto pelo ato de ler e sugere a sua manutenção.
id UFRGS-2_571c8e5026f1e27c6abc49fef4194e35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248525
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Remedi, Dênira Marizlene RodriguesDalla Zen, Ana Maria2022-09-09T04:56:47Z2005http://hdl.handle.net/10183/248525000548908Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERLIJ na implementação dos currículos. Discute as estratégias disponíveis para incentivar o gosto pela leitura. A abordagem da pesquisa é qualitativa, dando ênfase aos significados atribuídos pelos sujeitos à participação na experiência, sob a forma de um estudo de caso. Apresenta depoimentos dos professores e alunos das escolas e a análise de conteúdo dos relatórios gráfico visuais produzidos pelos alunos atendidos pelo Projeto. Conclui que os resultados obtidos pelo Projeto Arte de Ler para a inserção da leitura na vida dos alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre foram eficazes para desencadear o gosto pelo ato de ler e sugere a sua manutenção.This work was realized with the objective to evaluate the strategies of promotion of reading promoted by the Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil of the Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, of the Project Arte de Ler. Includes a revision of literature on the subject of reading of resultant as instrument of act pedagogical. It analyzes the impact of actions effected by the CERLIJ in implementation of the curriculos. It argues the in use strategies to stimulate the taste for the reading. The approach from research is qualitative, giving emphasis to the significance assigned bristles subjects on the participation on experience, in the form of a study of case. Includes depositions of the teachers and pupils of the schools and it analyzes it of content of the reports grafic-visual produced for the pupils attendees of for the Project. It concludes the results obtained for the Project Arte de Ler for insertion of the reading in the life of the pupils and professors of the schools publics of Porto Alegre had been efficient to unchain the taste for the act to read and suggests its conservation.application/pdfporLeituraReading for pleasureIncentive to reading.Formation of the readersA leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000548908.pdf.txt000548908.pdf.txtExtracted Texttext/plain118764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248525/2/000548908.pdf.txt3b682e7df8c34ee97da5de55f52d4e78MD52ORIGINAL000548908.pdfTexto completoapplication/pdf4295398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248525/1/000548908.pdfb412ba8d10f0839f3dad839dea5434ccMD5110183/2485252022-09-10 05:13:25.970424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-10T08:13:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
title A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
spellingShingle A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
Remedi, Dênira Marizlene Rodrigues
Leitura
Reading for pleasure
Incentive to reading.
Formation of the readers
title_short A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
title_full A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
title_fullStr A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
title_full_unstemmed A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
title_sort A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
author Remedi, Dênira Marizlene Rodrigues
author_facet Remedi, Dênira Marizlene Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Remedi, Dênira Marizlene Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Ana Maria
contributor_str_mv Dalla Zen, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
topic Leitura
Reading for pleasure
Incentive to reading.
Formation of the readers
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading for pleasure
Incentive to reading.
Formation of the readers
description Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERLIJ na implementação dos currículos. Discute as estratégias disponíveis para incentivar o gosto pela leitura. A abordagem da pesquisa é qualitativa, dando ênfase aos significados atribuídos pelos sujeitos à participação na experiência, sob a forma de um estudo de caso. Apresenta depoimentos dos professores e alunos das escolas e a análise de conteúdo dos relatórios gráfico visuais produzidos pelos alunos atendidos pelo Projeto. Conclui que os resultados obtidos pelo Projeto Arte de Ler para a inserção da leitura na vida dos alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre foram eficazes para desencadear o gosto pelo ato de ler e sugere a sua manutenção.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-09T04:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248525
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000548908
url http://hdl.handle.net/10183/248525
identifier_str_mv 000548908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248525/2/000548908.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248525/1/000548908.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b682e7df8c34ee97da5de55f52d4e78
b412ba8d10f0839f3dad839dea5434cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224640296648704