Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Ana Carolina Palma Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06012020-193251/
Resumo: Ancorada na abordagem Histórico Cultural como referencial teórico, a pesquisa baseia-se em estudo de caso e representa uma investigação qualitativa cujo objetivo geral é discutir acerca das possibilidades e limites da contribuição do Programa Sala de Leitura para a formação de leitores no contexto escolar. O escolhido para a aplicação da pesquisa foi a sala de leitura Clarisse Lispector, sediada na Escola Estadual Professora Djanira Velho, escola pública do município de Ribeirão Preto e vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada e interações via grupo focal, realizadas, respectivamente, com a mediadora da sala de leitura e com os sete alunos integrantes da amostra. O trabalho dialoga com outras abordagens que contemplam os estudos sobre a leitura e suas práticas; contextualiza o Programa Sala de Leitura perante as principais políticas públicas brasileiras vinculadas à formação de leitores; averigua o processo de formação do acervo e a organização do espaço da sala de leitura; analisa o processo de escolha do professor responsável pelo Programa Sala de Leitura, bem como as orientações oficiais que guiam sua prática; caracteriza as relações dos educandos com o acervo, o espaço, a professora mediadora e as práticas de leitura; identifica e descreve as práticas que ocorrem na sala de leitura. Os resultados apontam que, embora haja rejeição dos educandos para com as obras pertencentes ao acervo, o espaço, a presença de uma professora e o envolvimento em práticas de leitura são declarados positivos para a formação leitora dos educandos da amostra. Além disso, reconhece as potencialidades da sala de leitura na formação leitora dos educandos e aponta os limites a serem superados mediante sugestões que se apoiam na diversificação do acervo, na oferta de momentos de leitura livre e, principalmente, no ensino de estratégias de leitura nas práticas de letramento literário
id USP_ddca178afa36dbd42789d02009d02311
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012020-193251
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de LeituraReading practice and young readers formation inside the school context: reflections on the reading classroom program.Formação de leitoresMediação de leituraPráticas de leituraPrograma Sala de LeituraReaders formationReading Classroom ProgramReading mediationsReading practiceAncorada na abordagem Histórico Cultural como referencial teórico, a pesquisa baseia-se em estudo de caso e representa uma investigação qualitativa cujo objetivo geral é discutir acerca das possibilidades e limites da contribuição do Programa Sala de Leitura para a formação de leitores no contexto escolar. O escolhido para a aplicação da pesquisa foi a sala de leitura Clarisse Lispector, sediada na Escola Estadual Professora Djanira Velho, escola pública do município de Ribeirão Preto e vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada e interações via grupo focal, realizadas, respectivamente, com a mediadora da sala de leitura e com os sete alunos integrantes da amostra. O trabalho dialoga com outras abordagens que contemplam os estudos sobre a leitura e suas práticas; contextualiza o Programa Sala de Leitura perante as principais políticas públicas brasileiras vinculadas à formação de leitores; averigua o processo de formação do acervo e a organização do espaço da sala de leitura; analisa o processo de escolha do professor responsável pelo Programa Sala de Leitura, bem como as orientações oficiais que guiam sua prática; caracteriza as relações dos educandos com o acervo, o espaço, a professora mediadora e as práticas de leitura; identifica e descreve as práticas que ocorrem na sala de leitura. Os resultados apontam que, embora haja rejeição dos educandos para com as obras pertencentes ao acervo, o espaço, a presença de uma professora e o envolvimento em práticas de leitura são declarados positivos para a formação leitora dos educandos da amostra. Além disso, reconhece as potencialidades da sala de leitura na formação leitora dos educandos e aponta os limites a serem superados mediante sugestões que se apoiam na diversificação do acervo, na oferta de momentos de leitura livre e, principalmente, no ensino de estratégias de leitura nas práticas de letramento literárioBased in the Cultural Historical approach as a theoretical framework, the research is based in a case study and represents a qualitative investigation which its general objective is to discuss the possibilities and limits of the contribution of the Reading classroom program into forming readers in the school context. The place chosen to develop the research was the reading class Clarice Lispector, at the Escola Estadual Professora Djanira Velho, a public school in the city of Ribeirão Preto and linked to the São Paulo State Department of Education. The data collection was performed through a semi-structures interview and interactions via focus group, carried out, respectively, with the reading classroom mediator and the seven sample students. The research dialogues with other approaches that include studies about reading and its practices; contextualizes the Reading Classroom Program before the main public policies linked to the formation of readers; ascertain the process of formation of the book collection and the organization of the space of the reading classroom; analyzes the process of choosing the teacher responsible for the Reading Classroom Program, as well as the official guidelines that guide their practice; characterizes the students relations with the book collection, the space, the mediator teacher and the reading practices; identifies and describes the practices that occur in the reading classroom. The results indicate that, although there is rejection of the students to the books that belong to the collection, the space, the presence of a teacher and the involvement in reading practices are declared positive for the reading education of the sample students. In addition, it recognizes the potential of the reading classroom in reading education of the students and points out the limits to be overcome through suggestions that support diversification of the book collection, the offer of free reading moments and, most importantly, the teaching of reading strategies in literary literacy practicesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastro Filho, Claudio Marcondes deÁvila, Ana Carolina Palma Francisco2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06012020-193251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-05T20:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-06012020-193251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-05T20:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
Reading practice and young readers formation inside the school context: reflections on the reading classroom program.
title Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
spellingShingle Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
Ávila, Ana Carolina Palma Francisco
Formação de leitores
Mediação de leitura
Práticas de leitura
Programa Sala de Leitura
Readers formation
Reading Classroom Program
Reading mediations
Reading practice
title_short Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
title_full Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
title_fullStr Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
title_full_unstemmed Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
title_sort Práticas de leitura e formação de jovens leitores no contexto escolar: reflexões sobre o programa Sala de Leitura
author Ávila, Ana Carolina Palma Francisco
author_facet Ávila, Ana Carolina Palma Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Filho, Claudio Marcondes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Ana Carolina Palma Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Mediação de leitura
Práticas de leitura
Programa Sala de Leitura
Readers formation
Reading Classroom Program
Reading mediations
Reading practice
topic Formação de leitores
Mediação de leitura
Práticas de leitura
Programa Sala de Leitura
Readers formation
Reading Classroom Program
Reading mediations
Reading practice
description Ancorada na abordagem Histórico Cultural como referencial teórico, a pesquisa baseia-se em estudo de caso e representa uma investigação qualitativa cujo objetivo geral é discutir acerca das possibilidades e limites da contribuição do Programa Sala de Leitura para a formação de leitores no contexto escolar. O escolhido para a aplicação da pesquisa foi a sala de leitura Clarisse Lispector, sediada na Escola Estadual Professora Djanira Velho, escola pública do município de Ribeirão Preto e vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada e interações via grupo focal, realizadas, respectivamente, com a mediadora da sala de leitura e com os sete alunos integrantes da amostra. O trabalho dialoga com outras abordagens que contemplam os estudos sobre a leitura e suas práticas; contextualiza o Programa Sala de Leitura perante as principais políticas públicas brasileiras vinculadas à formação de leitores; averigua o processo de formação do acervo e a organização do espaço da sala de leitura; analisa o processo de escolha do professor responsável pelo Programa Sala de Leitura, bem como as orientações oficiais que guiam sua prática; caracteriza as relações dos educandos com o acervo, o espaço, a professora mediadora e as práticas de leitura; identifica e descreve as práticas que ocorrem na sala de leitura. Os resultados apontam que, embora haja rejeição dos educandos para com as obras pertencentes ao acervo, o espaço, a presença de uma professora e o envolvimento em práticas de leitura são declarados positivos para a formação leitora dos educandos da amostra. Além disso, reconhece as potencialidades da sala de leitura na formação leitora dos educandos e aponta os limites a serem superados mediante sugestões que se apoiam na diversificação do acervo, na oferta de momentos de leitura livre e, principalmente, no ensino de estratégias de leitura nas práticas de letramento literário
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06012020-193251/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06012020-193251/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256756622721024