A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Vanessa Bellani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sedrez, Juliana Adami, Mazo, Janice Zarpellon, Begossi, Tuany Defaveri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182419
Resumo: O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.
id UFRGS-2_57237320a420a097595dc50824eaac3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182419
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lyra, Vanessa BellaniSedrez, Juliana AdamiMazo, Janice ZarpellonBegossi, Tuany Defaveri2018-09-22T03:01:32Z20181413-2478http://hdl.handle.net/10183/182419001074835O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.The present study sought to investigate the practices and cultural representations assessed in the physical education field, specifically, in the training of teachers to work in primary schools in Rio Grande do Sul. In order to understand this context from a socio-historical perspective, laws and reports issued during the period, as well as decrees, official teaching curriculum, and teacher training course curricula were examined. An analysis of the sources identified that physical education slowly entered the curriculum of training courses for state teachers, with more and more time spent on it. In addition, this was influenced by the fact that physical education was considered an element of transformation in modern educational debates.Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas culturales y representaciones medidas al área de conocimiento de la educación física, en la formación de profesores para trabajar en las escuelas primarias en Rio Grande do Sul. Para tratar de comprender este escenario desde una perspectiva sociohistórica, se examinaron leyes e informes emitidos durante el período, así como los decretos, planes de estudios oficiales de la formación del profesorado y programas de estudio de los cursos de formación del profesorado. El análisis de las fuentes identificó que entró lentamente el programa de educación física de los cursos de formación de maestros del estado, apoderándose de tiempos y espacios un poco más amplios. Por otra parte, esta condición fue influida en la medida en que la educación física estaba siendo considerada como un elemento de transformación en los debates educativos modernos.application/pdfengRevista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2018. Vol. 23 (jul. 2018), e230040 23p.Educação física : HistóriaFormação de professoresEscolasHistory of educationHistory of physical educationTeacher trainingSchoolHistoria de la educaciónHistoria de la educación físicaFormación de profesoresEscuelaA educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074835.pdfTexto completoapplication/pdf189867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/1/001074835.pdfeeb6bd3b9987e5cfaa36f39c5c07e68aMD51TEXT001074835.pdf.txt001074835.pdf.txtExtracted Texttext/plain65973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/2/001074835.pdf.txta829cd4499dd39d1d07473029332b5ecMD52THUMBNAIL001074835.pdf.jpg001074835.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/3/001074835.pdf.jpg386cb8c74877c0fce59dd1a0bd0fe9b1MD5310183/1824192018-10-05 07:54:45.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:54:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
title A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
spellingShingle A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
Lyra, Vanessa Bellani
Educação física : História
Formação de professores
Escolas
History of education
History of physical education
Teacher training
School
Historia de la educación
Historia de la educación física
Formación de profesores
Escuela
title_short A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
title_full A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
title_fullStr A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
title_full_unstemmed A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
title_sort A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
author Lyra, Vanessa Bellani
author_facet Lyra, Vanessa Bellani
Sedrez, Juliana Adami
Mazo, Janice Zarpellon
Begossi, Tuany Defaveri
author_role author
author2 Sedrez, Juliana Adami
Mazo, Janice Zarpellon
Begossi, Tuany Defaveri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra, Vanessa Bellani
Sedrez, Juliana Adami
Mazo, Janice Zarpellon
Begossi, Tuany Defaveri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física : História
Formação de professores
Escolas
topic Educação física : História
Formação de professores
Escolas
History of education
History of physical education
Teacher training
School
Historia de la educación
Historia de la educación física
Formación de profesores
Escuela
dc.subject.eng.fl_str_mv History of education
History of physical education
Teacher training
School
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la educación
Historia de la educación física
Formación de profesores
Escuela
description O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-22T03:01:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182419
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074835
identifier_str_mv 1413-2478
001074835
url http://hdl.handle.net/10183/182419
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2018. Vol. 23 (jul. 2018), e230040 23p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/1/001074835.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/2/001074835.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/3/001074835.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eeb6bd3b9987e5cfaa36f39c5c07e68a
a829cd4499dd39d1d07473029332b5ec
386cb8c74877c0fce59dd1a0bd0fe9b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224951140712448