A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182419 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos. |
id |
UFRGS-2_57237320a420a097595dc50824eaac3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182419 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lyra, Vanessa BellaniSedrez, Juliana AdamiMazo, Janice ZarpellonBegossi, Tuany Defaveri2018-09-22T03:01:32Z20181413-2478http://hdl.handle.net/10183/182419001074835O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.The present study sought to investigate the practices and cultural representations assessed in the physical education field, specifically, in the training of teachers to work in primary schools in Rio Grande do Sul. In order to understand this context from a socio-historical perspective, laws and reports issued during the period, as well as decrees, official teaching curriculum, and teacher training course curricula were examined. An analysis of the sources identified that physical education slowly entered the curriculum of training courses for state teachers, with more and more time spent on it. In addition, this was influenced by the fact that physical education was considered an element of transformation in modern educational debates.Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas culturales y representaciones medidas al área de conocimiento de la educación física, en la formación de profesores para trabajar en las escuelas primarias en Rio Grande do Sul. Para tratar de comprender este escenario desde una perspectiva sociohistórica, se examinaron leyes e informes emitidos durante el período, así como los decretos, planes de estudios oficiales de la formación del profesorado y programas de estudio de los cursos de formación del profesorado. El análisis de las fuentes identificó que entró lentamente el programa de educación física de los cursos de formación de maestros del estado, apoderándose de tiempos y espacios un poco más amplios. Por otra parte, esta condición fue influida en la medida en que la educación física estaba siendo considerada como un elemento de transformación en los debates educativos modernos.application/pdfengRevista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2018. Vol. 23 (jul. 2018), e230040 23p.Educação física : HistóriaFormação de professoresEscolasHistory of educationHistory of physical educationTeacher trainingSchoolHistoria de la educaciónHistoria de la educación físicaFormación de profesoresEscuelaA educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074835.pdfTexto completoapplication/pdf189867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/1/001074835.pdfeeb6bd3b9987e5cfaa36f39c5c07e68aMD51TEXT001074835.pdf.txt001074835.pdf.txtExtracted Texttext/plain65973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/2/001074835.pdf.txta829cd4499dd39d1d07473029332b5ecMD52THUMBNAIL001074835.pdf.jpg001074835.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/3/001074835.pdf.jpg386cb8c74877c0fce59dd1a0bd0fe9b1MD5310183/1824192018-10-05 07:54:45.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:54:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
title |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
spellingShingle |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) Lyra, Vanessa Bellani Educação física : História Formação de professores Escolas History of education History of physical education Teacher training School Historia de la educación Historia de la educación física Formación de profesores Escuela |
title_short |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
title_full |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
title_fullStr |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
title_full_unstemmed |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
title_sort |
A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927) |
author |
Lyra, Vanessa Bellani |
author_facet |
Lyra, Vanessa Bellani Sedrez, Juliana Adami Mazo, Janice Zarpellon Begossi, Tuany Defaveri |
author_role |
author |
author2 |
Sedrez, Juliana Adami Mazo, Janice Zarpellon Begossi, Tuany Defaveri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lyra, Vanessa Bellani Sedrez, Juliana Adami Mazo, Janice Zarpellon Begossi, Tuany Defaveri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física : História Formação de professores Escolas |
topic |
Educação física : História Formação de professores Escolas History of education History of physical education Teacher training School Historia de la educación Historia de la educación física Formación de profesores Escuela |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of education History of physical education Teacher training School |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Historia de la educación Historia de la educación física Formación de profesores Escuela |
description |
O presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-22T03:01:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182419 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074835 |
identifier_str_mv |
1413-2478 001074835 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2018. Vol. 23 (jul. 2018), e230040 23p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/1/001074835.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/2/001074835.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182419/3/001074835.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eeb6bd3b9987e5cfaa36f39c5c07e68a a829cd4499dd39d1d07473029332b5ec 386cb8c74877c0fce59dd1a0bd0fe9b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224951140712448 |