A paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e ingleses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantergi, Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37497
Resumo: O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países essa popularidade se transforma em paixão pelo esporte e pelos clubes. Inclusive, ultrapassa os limites do campo de jogo e chega à televisão, à internet, à roda de bar. As mídias têm função importante na propagação dessa paixão e na transformação dos clubes esportivos em negócios que trazem receitas alternativas para as agremiações. As marcas são a síntese do processo que inclui publicidade no uniforme do time, parcerias entre a equipe e empresas terceiras que investem para exibir as suas marcas nos estádios, via transmissões televisivas, ou através da associação à marca do clube. Esta monografia tem como objetivo principal inferir sobre os limites de investimento pessoal e material de um torcedor apaixonado por um clube de futebol. Partimos de uma revisão bibliográfica sobre o Arsenal, da Inglaterra, e o Grêmio, do Brasil, dos conceitos de futebol, paixão e marcas, para buscar a diferença entre paixão e amor por um time de futebol e assim poder refletir sobre as relações entre futebol, paixão e marcas.
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