Influência das redes sociais da Digital Influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Bruna Crasoves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148529
Resumo: Este trabalho buscou identificar a influência de uma Digital influencer, do segmento de moda e beleza, no comportamento de compra de seus seguidores através de suas redes sociais. Com o crescimento do mercado de divulgação através das mídias sociais se tornou importante identificar o potencial desse tipo de veículo. Para responder o objetivo de pesquisa foi elaborada revisão teórica baseada nos assuntos relacionados ao comportamento do consumidor, processo de motivação e decisão de compra, grupos de referência, segmentação de mercado e marketing digital. Para coleta de dados foi realizada entrevista com a blogueira Paula Feijó buscando verificar o objetivo de seu perfil nas redes sociais, quais os artifícios utilizados para atrair suas seguidoras e qual seu público-alvo. Posteriormente, foi realizada entrevista online com suas seguidoras, através de formulário semiestruturado, questionando sobre o que as motiva a seguirem as redes sociais de Paula e de que forma suas publicações influenciam no processo de compra. Foi realizado um estudo de caso analisando de forma qualitativa os dados obtidos através de análise de conteúdo. Confrontando os dados levantados concluiu-se que Paula Feijó tem um importante grau de influência sobre seus seguidores de acordo com os relatos das entrevistadas, que informaram já ter adquirido algum produto por indicação sua (mais da metade delas) ou por tentar repetir dicas de moda e maquiagem. Além disso percebeu-se que praticamente todas seguem diariamente alguma rede social de Paula, o que revela ser essa uma excelente fonte de divulgação do seu conteúdo.
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