Influência das redes sociais da Digital Influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148529 |
Resumo: | Este trabalho buscou identificar a influência de uma Digital influencer, do segmento de moda e beleza, no comportamento de compra de seus seguidores através de suas redes sociais. Com o crescimento do mercado de divulgação através das mídias sociais se tornou importante identificar o potencial desse tipo de veículo. Para responder o objetivo de pesquisa foi elaborada revisão teórica baseada nos assuntos relacionados ao comportamento do consumidor, processo de motivação e decisão de compra, grupos de referência, segmentação de mercado e marketing digital. Para coleta de dados foi realizada entrevista com a blogueira Paula Feijó buscando verificar o objetivo de seu perfil nas redes sociais, quais os artifícios utilizados para atrair suas seguidoras e qual seu público-alvo. Posteriormente, foi realizada entrevista online com suas seguidoras, através de formulário semiestruturado, questionando sobre o que as motiva a seguirem as redes sociais de Paula e de que forma suas publicações influenciam no processo de compra. Foi realizado um estudo de caso analisando de forma qualitativa os dados obtidos através de análise de conteúdo. Confrontando os dados levantados concluiu-se que Paula Feijó tem um importante grau de influência sobre seus seguidores de acordo com os relatos das entrevistadas, que informaram já ter adquirido algum produto por indicação sua (mais da metade delas) ou por tentar repetir dicas de moda e maquiagem. Além disso percebeu-se que praticamente todas seguem diariamente alguma rede social de Paula, o que revela ser essa uma excelente fonte de divulgação do seu conteúdo. |
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Cardoso, Bruna CrasovesCallegaro-de-Menezes, Daniela2016-09-27T02:14:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/148529001002120Este trabalho buscou identificar a influência de uma Digital influencer, do segmento de moda e beleza, no comportamento de compra de seus seguidores através de suas redes sociais. Com o crescimento do mercado de divulgação através das mídias sociais se tornou importante identificar o potencial desse tipo de veículo. Para responder o objetivo de pesquisa foi elaborada revisão teórica baseada nos assuntos relacionados ao comportamento do consumidor, processo de motivação e decisão de compra, grupos de referência, segmentação de mercado e marketing digital. Para coleta de dados foi realizada entrevista com a blogueira Paula Feijó buscando verificar o objetivo de seu perfil nas redes sociais, quais os artifícios utilizados para atrair suas seguidoras e qual seu público-alvo. Posteriormente, foi realizada entrevista online com suas seguidoras, através de formulário semiestruturado, questionando sobre o que as motiva a seguirem as redes sociais de Paula e de que forma suas publicações influenciam no processo de compra. Foi realizado um estudo de caso analisando de forma qualitativa os dados obtidos através de análise de conteúdo. Confrontando os dados levantados concluiu-se que Paula Feijó tem um importante grau de influência sobre seus seguidores de acordo com os relatos das entrevistadas, que informaram já ter adquirido algum produto por indicação sua (mais da metade delas) ou por tentar repetir dicas de moda e maquiagem. Além disso percebeu-se que praticamente todas seguem diariamente alguma rede social de Paula, o que revela ser essa uma excelente fonte de divulgação do seu conteúdo.This work sought to identify the influence of a Digital influencer of the fashion and beauty segment in the purchasing behaviour of their followers through their social networks. With the growth of the disclosure market through social media, it has become important to identify the potential of this kind of communication vehicle. In order to achieve the objective of research, it was elaborated a theoretical review based on the issues related to the consumer behaviour, motivation process and purchase decision, reference groups, market segmentation and digital marketing. The data were collected through an interview with the blogger Paula Feijó, seeking to verify the objective of her profile on social networks, what are the artifices used to attract her followers and what is her target audience. Subsequently, it was held an online interview with her followers, through a semi-structured form, questioning about what motivate them to follow Paula’s social networks and in what way her publications influence in the purchasing process. A case study was carried out, analyzing in a qualitative way the data obtained from the content analysis. By comparing the collected data, it was concluded that Paula has a significant degree of influence on their followers, according to the respondents’ reports, who informed that they have already purchased a product based on her recommendation (more than half of them) or have tried to follow her fashion and make-up tips. Besides that, it was perceived that practically all of them follow Paula daily in some of her social networks, what reveals that this is an excellent source of disclosure of its content.application/pdfporRedes sociaisInfluênciaSocial networksConsumer behaviorDigital influencerInfluência das redes sociais da Digital Influencer Paula Feijó no comportamento de seus seguidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002120.pdf001002120.pdfTexto completoapplication/pdf487614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148529/1/001002120.pdfcf54323b64330748e2ab8ef655e31323MD51TEXT001002120.pdf.txt001002120.pdf.txtExtracted Texttext/plain90933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148529/2/001002120.pdf.txt2ba6a43dfb82a3383f670f29cd944f26MD52THUMBNAIL001002120.pdf.jpg001002120.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148529/3/001002120.pdf.jpg3c739adab6c15f2b7436f21da51baeddMD5310183/1485292024-06-27 06:42:46.861736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-27T09:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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