Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108059 |
Resumo: | possível construir conhecimento em jardins botânicos, através da Geografia, ou não? Um jardim botânico é elemento do espaço geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o artigo apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. O artigo aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no espaço geográfico de maneira competente. |
id |
UFRGS-2_579fb5106237f687ab2e54ff35a6d726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108059 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Bruno NunesCastrogiovanni, Antonio Carlos2014-12-11T02:16:15Z20142179-8435http://hdl.handle.net/10183/108059000947793possível construir conhecimento em jardins botânicos, através da Geografia, ou não? Um jardim botânico é elemento do espaço geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o artigo apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. O artigo aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no espaço geográfico de maneira competente.Fieldwork represents a vital instrument for understanding our world through direct experience, for gathering data about it, and as a fundamental method for fomenting geographical education. The investigation of the relationship between Geography teaching and public spaces by fieldworks is the issue of this article. Fieldworks allow an approach to reality showing that everything is connected to everything. Moreover, constructing knowledge in botanical garden through Geography is possible or not? From that, we propose a set of pedagogical activities supported by Geography teaching theories and Critical Pedagogy related to the Genetic Epistemology. This article indicates the necessity of constructing a reflexive thought in the school oriented to citizenship considering students as subject in changing society processes. Fieldwork allow an approach to reality showing that everything is connected to everything. Exploring student previous knowledge is the major source of meaningful teaching and learning possibilities.application/pdfporEducação por escrito. Porto Alegre. Vol. 2, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 315-332Jardins botânicosEducação ao ar livreEnsino de GeografiaGeografiaTrabalho de campoBotanic gardenOutdoor learningGeography teachingJardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947793.pdf000947793.pdfTexto completoapplication/pdf440993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/1/000947793.pdf0105b215786fee0dc29d78466aa70297MD51TEXT000947793.pdf.txt000947793.pdf.txtExtracted Texttext/plain57326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/2/000947793.pdf.txtf30742a1b4bbb8fce4b90c4bb1b0a794MD52THUMBNAIL000947793.pdf.jpg000947793.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/3/000947793.pdf.jpg1b2ba9c09211a7b417598e569fdbe508MD5310183/1080592021-03-09 04:42:44.383293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:42:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
title |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
spellingShingle |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia Batista, Bruno Nunes Jardins botânicos Educação ao ar livre Ensino de Geografia Geografia Trabalho de campo Botanic garden Outdoor learning Geography teaching |
title_short |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
title_full |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
title_fullStr |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
title_sort |
Jardins botânicos como espaços de descoberta : o trabalho de campo no ensino de geografia |
author |
Batista, Bruno Nunes |
author_facet |
Batista, Bruno Nunes Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Bruno Nunes Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardins botânicos Educação ao ar livre Ensino de Geografia Geografia Trabalho de campo |
topic |
Jardins botânicos Educação ao ar livre Ensino de Geografia Geografia Trabalho de campo Botanic garden Outdoor learning Geography teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Botanic garden Outdoor learning Geography teaching |
description |
possível construir conhecimento em jardins botânicos, através da Geografia, ou não? Um jardim botânico é elemento do espaço geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o artigo apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. O artigo aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no espaço geográfico de maneira competente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-11T02:16:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108059 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-8435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000947793 |
identifier_str_mv |
2179-8435 000947793 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação por escrito. Porto Alegre. Vol. 2, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 315-332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/1/000947793.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/2/000947793.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108059/3/000947793.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0105b215786fee0dc29d78466aa70297 f30742a1b4bbb8fce4b90c4bb1b0a794 1b2ba9c09211a7b417598e569fdbe508 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487271469481984 |