Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217720 |
Resumo: | A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional. |
id |
UFRGS-2_57b833d5d3789f7c8764887de1bbcf66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217720 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Diéssica Rocha deSilveira, Stéfanni VargasCamargo, Débora Larissa deRocha, Camille SerranoDacroce, BrendaRomanini, Moises2021-02-04T04:12:48Z2020http://hdl.handle.net/10183/217720001122393A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.application/pdfporALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.AdolescenteDistúrbios do comportamento em criançasAtuação do psicólogoPsicologia escolarIntervençãoPesquisa participantePsicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122393.pdf.txt001122393.pdf.txtExtracted Texttext/plain40726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/2/001122393.pdf.txt6f4cc2f3e1b5134fc574fc95189813d8MD52ORIGINAL001122393.pdfCapítuloapplication/pdf5708779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/1/001122393.pdf14ec145ece723578dfd383309a6d1d44MD5110183/2177202023-01-05 06:04:49.855429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:04:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
title |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
spellingShingle |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul Carvalho, Diéssica Rocha de Adolescente Distúrbios do comportamento em crianças Atuação do psicólogo Psicologia escolar Intervenção Pesquisa participante |
title_short |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
title_full |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
title_fullStr |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
title_full_unstemmed |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
title_sort |
Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul |
author |
Carvalho, Diéssica Rocha de |
author_facet |
Carvalho, Diéssica Rocha de Silveira, Stéfanni Vargas Camargo, Débora Larissa de Rocha, Camille Serrano Dacroce, Brenda Romanini, Moises |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Stéfanni Vargas Camargo, Débora Larissa de Rocha, Camille Serrano Dacroce, Brenda Romanini, Moises |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Diéssica Rocha de Silveira, Stéfanni Vargas Camargo, Débora Larissa de Rocha, Camille Serrano Dacroce, Brenda Romanini, Moises |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Distúrbios do comportamento em crianças Atuação do psicólogo Psicologia escolar Intervenção Pesquisa participante |
topic |
Adolescente Distúrbios do comportamento em crianças Atuação do psicólogo Psicologia escolar Intervenção Pesquisa participante |
description |
A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-04T04:12:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217720 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122393 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217720 |
identifier_str_mv |
001122393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/2/001122393.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/1/001122393.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f4cc2f3e1b5134fc574fc95189813d8 14ec145ece723578dfd383309a6d1d44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225007629598720 |