Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diéssica Rocha de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Stéfanni Vargas, Camargo, Débora Larissa de, Rocha, Camille Serrano, Dacroce, Brenda, Romanini, Moises
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217720
Resumo: A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.
id UFRGS-2_57b833d5d3789f7c8764887de1bbcf66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Diéssica Rocha deSilveira, Stéfanni VargasCamargo, Débora Larissa deRocha, Camille SerranoDacroce, BrendaRomanini, Moises2021-02-04T04:12:48Z2020http://hdl.handle.net/10183/217720001122393A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.application/pdfporALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.AdolescenteDistúrbios do comportamento em criançasAtuação do psicólogoPsicologia escolarIntervençãoPesquisa participantePsicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122393.pdf.txt001122393.pdf.txtExtracted Texttext/plain40726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/2/001122393.pdf.txt6f4cc2f3e1b5134fc574fc95189813d8MD52ORIGINAL001122393.pdfCapítuloapplication/pdf5708779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/1/001122393.pdf14ec145ece723578dfd383309a6d1d44MD5110183/2177202023-01-05 06:04:49.855429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:04:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
title Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
spellingShingle Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
Carvalho, Diéssica Rocha de
Adolescente
Distúrbios do comportamento em crianças
Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
Intervenção
Pesquisa participante
title_short Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
title_full Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
title_fullStr Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
title_full_unstemmed Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
title_sort Psicologia escolar e observação participante : produção de demandas e intervenções em uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul
author Carvalho, Diéssica Rocha de
author_facet Carvalho, Diéssica Rocha de
Silveira, Stéfanni Vargas
Camargo, Débora Larissa de
Rocha, Camille Serrano
Dacroce, Brenda
Romanini, Moises
author_role author
author2 Silveira, Stéfanni Vargas
Camargo, Débora Larissa de
Rocha, Camille Serrano
Dacroce, Brenda
Romanini, Moises
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diéssica Rocha de
Silveira, Stéfanni Vargas
Camargo, Débora Larissa de
Rocha, Camille Serrano
Dacroce, Brenda
Romanini, Moises
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Distúrbios do comportamento em crianças
Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
Intervenção
Pesquisa participante
topic Adolescente
Distúrbios do comportamento em crianças
Atuação do psicólogo
Psicologia escolar
Intervenção
Pesquisa participante
description A atuação do psicólogo em ambientes educacionais tem como base um trabalho preventivo e participativo com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo escolar, através de saídas de campo a uma escola a fi m de identifi car a demanda específi ca da instituição e, assim, desenvolver uma intervenção. Dessa forma, o presente trabalho refere- -se às observações e intervenções realizadas em uma escola. A demanda, exposta pela equipe de supervisão, orientação e por professores, foi direcionada a duas turmas de sextos anos, especifi camente a dois alunos. Para isso, foi desenvolvido uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando a infl uência do contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia na construção do aprendizado e formas de se comportar perante o meio escolar. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam esse ambiente: questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e o sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe, referentes ao papel do psicólogo escolar. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como as atividades desempenhadas pelo profissional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-04T04:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122393
url http://hdl.handle.net/10183/217720
identifier_str_mv 001122393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/2/001122393.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217720/1/001122393.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f4cc2f3e1b5134fc574fc95189813d8
14ec145ece723578dfd383309a6d1d44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225007629598720