Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199787 |
Resumo: | No Brasil, são escassos instrumentos para avaliação de conduta social entre adolescentes. Por essa razão, objetivou construir e buscar evidências de validade da Escala de Conduta Social para Adolescentes. Elaborou-se o instrumento baseado em critérios diagnósticos e entrevistas com especialistas e adolescentes. Após isso, buscou-se evidências de validade da estrutura interna e convergente. A amostra constituiu-se por 1093 participantes, 54% do sexo feminino. Foram usadas a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Habilidades Sociais para a busca de evidências de validade convergente. Como resultado, três fatores foram extraídos: Comportamentos antissociais, Comportamentos pró-sociais, e de Desafio-oposicionismo (com variância explicada, respectivamente, de 14,82%; 5,38% e 2,81%). Diferenças nos três fatores foram encontradas em relação ao sexo e tipo de escola. Houve interação significativa entre idade e sexo, e correlação positiva entre fatores Comportamento antissocial e Desafio-oposicionismo. Concluise que a ECSA apresenta evidências de validade, possibilitando seu uso. |
id |
UFRGS-2_57d3a47708eef1667bf0ef5e81202e36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199787 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reppold, Caroline TozziGurgel, Léia GonçalvesHutz, Claudio Simon2019-09-26T03:45:27Z20161677-0471http://hdl.handle.net/10183/199787001101808No Brasil, são escassos instrumentos para avaliação de conduta social entre adolescentes. Por essa razão, objetivou construir e buscar evidências de validade da Escala de Conduta Social para Adolescentes. Elaborou-se o instrumento baseado em critérios diagnósticos e entrevistas com especialistas e adolescentes. Após isso, buscou-se evidências de validade da estrutura interna e convergente. A amostra constituiu-se por 1093 participantes, 54% do sexo feminino. Foram usadas a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Habilidades Sociais para a busca de evidências de validade convergente. Como resultado, três fatores foram extraídos: Comportamentos antissociais, Comportamentos pró-sociais, e de Desafio-oposicionismo (com variância explicada, respectivamente, de 14,82%; 5,38% e 2,81%). Diferenças nos três fatores foram encontradas em relação ao sexo e tipo de escola. Houve interação significativa entre idade e sexo, e correlação positiva entre fatores Comportamento antissocial e Desafio-oposicionismo. Concluise que a ECSA apresenta evidências de validade, possibilitando seu uso.In Brazil, there are few tools to assess social behavior among adolescents. Therefore, this study aimed to build and seek validity evidence of Social Conduct Scale for Adolescents. We developed the instrument based on diagnostic criteria and interviews with experts and adolescents. Then, we looked for evidence of convergent validity and internal structure. The sample consisted of 1,093 participants, of which 54% were female. The Factorial Scale of Emotional Adjustment/Neuroticism and Social Skills Inventory were used to the search for evidence of convergent validity. As a result, three factors were extracted: "antisocial behavior", prosocial behavior, and "challenge-oppositionalism" (with explained variances of 14.82%, 5.38% and 2.81% respectively). Differences in three factors were found in relation to gender and type of schooling. There was a significant interaction between age and gender, and positive correlation between the factors "antisocial behavior" and "challenge-oppositionalism". We conclude that the ESCA is valid and appropriate for use.En Brasil, son escasas las herramientas para evaluar el comportamiento social entre los adolescentes. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo construir y buscar evidencias de validez para esta Escala de Conducta Social de los adolescentes. Se elaboró el instrumento basado en criterios, diagnósticos y entrevistas con especialistas y adolescentes. Se buscaron también evidencias de validez de la estructura interna y convergente. La muestra está formada por 1.093 participantes, 54% de sexo femenino. Fueron utilizados la Escala Emocional Factorial de Ajuste / Emocional, Inestabilidad Emocional y el Inventario de Habilidades Sociales para la búsqueda de evidencias de validez convergente. Como resultado, se extrajeron tres factores: comportamiento antisocial, conducta pro-social, y desafío-opositor (con variabilidad explicada, respectivamente, 14,82%, 5,38% y 2,81%). Las diferencias en los tres factores fueron encontradas con relación al sexo y tipo de escuela. Hubo una interacción significativa entre la edad y el sexo, y correlación positiva entre los factores de "Conducta Antisocial" y "Desafío-opositor". Se llegó a la conclusión de que la Escala de Conducta Social para Adolescentes presenta evidencias de validez, siendo posible su uso.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 15, n. 1 (abr. 2016), p. 83-91AdolescenteAjustamento socialAvaliação psicológicaAdolescenceSocial adjustmentSocial behaviorPsychological assessmentAdolescenciaAjuste socialComportamiento socialEvaluación psicológicaEvidências de validade da escala de conduta social para adolescentesValidity evidence of the scale of social conduct for adolescents La evidencia de la validez de la escala de conducta social para los adolescentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101808.pdf.txt001101808.pdf.txtExtracted Texttext/plain43756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199787/2/001101808.pdf.txt8d8caff1396a5b0b5add5873cb1c3baaMD52ORIGINAL001101808.pdfTexto completoapplication/pdf172057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199787/1/001101808.pdfa5ab9ce032b576b1fbfec2d54fe9a23bMD5110183/1997872019-09-27 03:45:24.676833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Validity evidence of the scale of social conduct for adolescents |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La evidencia de la validez de la escala de conducta social para los adolescentes |
title |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
spellingShingle |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes Reppold, Caroline Tozzi Adolescente Ajustamento social Avaliação psicológica Adolescence Social adjustment Social behavior Psychological assessment Adolescencia Ajuste social Comportamiento social Evaluación psicológica |
title_short |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
title_full |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
title_fullStr |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
title_full_unstemmed |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
title_sort |
Evidências de validade da escala de conduta social para adolescentes |
author |
Reppold, Caroline Tozzi |
author_facet |
Reppold, Caroline Tozzi Gurgel, Léia Gonçalves Hutz, Claudio Simon |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel, Léia Gonçalves Hutz, Claudio Simon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reppold, Caroline Tozzi Gurgel, Léia Gonçalves Hutz, Claudio Simon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Ajustamento social Avaliação psicológica |
topic |
Adolescente Ajustamento social Avaliação psicológica Adolescence Social adjustment Social behavior Psychological assessment Adolescencia Ajuste social Comportamiento social Evaluación psicológica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence Social adjustment Social behavior |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Psychological assessment Adolescencia Ajuste social Comportamiento social Evaluación psicológica |
description |
No Brasil, são escassos instrumentos para avaliação de conduta social entre adolescentes. Por essa razão, objetivou construir e buscar evidências de validade da Escala de Conduta Social para Adolescentes. Elaborou-se o instrumento baseado em critérios diagnósticos e entrevistas com especialistas e adolescentes. Após isso, buscou-se evidências de validade da estrutura interna e convergente. A amostra constituiu-se por 1093 participantes, 54% do sexo feminino. Foram usadas a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Habilidades Sociais para a busca de evidências de validade convergente. Como resultado, três fatores foram extraídos: Comportamentos antissociais, Comportamentos pró-sociais, e de Desafio-oposicionismo (com variância explicada, respectivamente, de 14,82%; 5,38% e 2,81%). Diferenças nos três fatores foram encontradas em relação ao sexo e tipo de escola. Houve interação significativa entre idade e sexo, e correlação positiva entre fatores Comportamento antissocial e Desafio-oposicionismo. Concluise que a ECSA apresenta evidências de validade, possibilitando seu uso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-26T03:45:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199787 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-0471 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101808 |
identifier_str_mv |
1677-0471 001101808 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 15, n. 1 (abr. 2016), p. 83-91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199787/2/001101808.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199787/1/001101808.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d8caff1396a5b0b5add5873cb1c3baa a5ab9ce032b576b1fbfec2d54fe9a23b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224975782248448 |