"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115766 |
Resumo: | Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_57f877c51e9ed2013cc7ddc227925185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115766 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedroso, Thalita Filikoski BraskiPiccoli, Luciana2015-05-05T01:58:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/115766000956188Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem.application/pdfporEnsino fundamentalAlfabetização"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956188.pdf000956188.pdfTexto completoapplication/pdf2139641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/1/000956188.pdf1b708181e53d445665d8bdc01480aca6MD51TEXT000956188.pdf.txt000956188.pdf.txtExtracted Texttext/plain129106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/2/000956188.pdf.txtd7a8d28fd9744b0ca0dbde25b87a6a3fMD52THUMBNAIL000956188.pdf.jpg000956188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/3/000956188.pdf.jpgcbfce867e3efc993f4623b8956b4f6e4MD5310183/1157662018-10-22 07:43:20.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:43:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
title |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
spellingShingle |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização Pedroso, Thalita Filikoski Braski Ensino fundamental Alfabetização |
title_short |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
title_full |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
title_fullStr |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
title_full_unstemmed |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
title_sort |
"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização |
author |
Pedroso, Thalita Filikoski Braski |
author_facet |
Pedroso, Thalita Filikoski Braski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Thalita Filikoski Braski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Alfabetização |
topic |
Ensino fundamental Alfabetização |
description |
Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115766 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115766 |
identifier_str_mv |
000956188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/1/000956188.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/2/000956188.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/3/000956188.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b708181e53d445665d8bdc01480aca6 d7a8d28fd9744b0ca0dbde25b87a6a3f cbfce867e3efc993f4623b8956b4f6e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146354180096 |