"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Thalita Filikoski Braski
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115766
Resumo: Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem.
id UFRGS-2_57f877c51e9ed2013cc7ddc227925185
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115766
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pedroso, Thalita Filikoski BraskiPiccoli, Luciana2015-05-05T01:58:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/115766000956188Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem.application/pdfporEnsino fundamentalAlfabetização"Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956188.pdf000956188.pdfTexto completoapplication/pdf2139641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/1/000956188.pdf1b708181e53d445665d8bdc01480aca6MD51TEXT000956188.pdf.txt000956188.pdf.txtExtracted Texttext/plain129106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/2/000956188.pdf.txtd7a8d28fd9744b0ca0dbde25b87a6a3fMD52THUMBNAIL000956188.pdf.jpg000956188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/3/000956188.pdf.jpgcbfce867e3efc993f4623b8956b4f6e4MD5310183/1157662018-10-22 07:43:20.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:43:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
title "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
spellingShingle "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
Pedroso, Thalita Filikoski Braski
Ensino fundamental
Alfabetização
title_short "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
title_full "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
title_fullStr "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
title_full_unstemmed "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
title_sort "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização
author Pedroso, Thalita Filikoski Braski
author_facet Pedroso, Thalita Filikoski Braski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Thalita Filikoski Braski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Alfabetização
topic Ensino fundamental
Alfabetização
description Localizada no campo da Educação, na área da Alfabetização, esta pesquisa objetiva analisar marcas de um projeto didático de alfabetização no que se refere aos avanços das aprendizagens de crianças de 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso, tendo a análise documental e o grupo focal como ferramentas para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Lerner e Nery sobre modalidades organizativas do trabalho pedagógico e nas pesquisas de Ferreiro, Teberosky e Morais sobre alfabetização. Após a apresentação e contextualização do projeto didático e, também, das produções escritas dos alunos, destacam-se dois eixos de análise: os avanços na alfabetização e as aprendizagens na área de sócio-história. Como resultados, a pesquisa apontou as contribuições de um projeto didático no fazer pedagógico, quais sejam: englobar e interrelacionar sequências didáticas, atividades permanentes e de sistematização; contextualizar atividades, agregando, de forma interdisciplinar, diferentes áreas do conhecimento; evidenciar a funcionalidade da leitura e escrita, atribuindo sentido à linguagem em uso. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a ampliação do repertório cultural dos alunos e a importância de aproximar a escrita das crianças, oportunizando a elas se dedicarem a atingir o propósito coletivo do projeto, mas, sobretudo, o seu propósito individual de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115766
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956188
url http://hdl.handle.net/10183/115766
identifier_str_mv 000956188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/1/000956188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/2/000956188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115766/3/000956188.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b708181e53d445665d8bdc01480aca6
d7a8d28fd9744b0ca0dbde25b87a6a3f
cbfce867e3efc993f4623b8956b4f6e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483914121216